sábado, 5 de novembro de 2016

SuperLiga de Futebol 7 »»» Entrevista a Iuri Simplício, capitão do "OS SADINOS" (Superliga Setúbal): «Sonhamos, e vamos lutar»

Foto: http://superligafutebol7.com/
Entrevista publicada no site: SuperLiga Nacional - Futebol de 7

A equipa do Os Sadinos já conta com algumas épocas na Superliga. Ainda se lembram dos primeiros passos nas nossas Competições?
– Sim lembro-me bem, nem tivemos o melhor começo, mas aos poucos começámos a melhorar.

Qual foi o motivo para, na altura, integrarem a Superliga?
– O motivo de “Os Sadinos” integrarem a Superliga começou por eu ter optado por sair da equipa “Os Manos” e ter decidido criar uma equipa nova, do zero, e que melhor nome que Sadinos para uma equipa das Terras do Sado?

A equipa já estava formada ou já se conhecia?
– A Equipa foi basicamente criada através de alguns jogadores que eu conhecia, e amigos desses jogadores também. Foi complicado coordenar uma equipa assim, mas tudo correu pelo melhor.

O que tem sido feito ao nível da equipa para a evolução da mesma (não só com os jogadores, como com equipamentos, logótipos, entre outros)?
– Temos debatido funções, e o que corrigir entre todos de forma a melhorar a nossa evolução. Em relação ao logótipo, tenho que agradecer ao Diogo Madureira fez um enorme trabalho. É um verdadeiro nº 10, até fora do futebol!

Tendo em conta a actualidade, como classifica o momento actual da equipa?
– Estamos num grande momento em termos de equipa. Temos algumas baixas mas isso faz parte do mundo do futebol.

Qual a disposição táctica em que a equipa se sente mais confortável a jogar?
– 2-3-1  / 2-1-3.
 Como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma forma específica de jogar?
– O nosso estilo de jogo? Varia de jogo para jogo e de adversário.  Felizmente tenho vários jogadores com formas diferentes de jogar. Mas o estilo que a equipa mais gosta é dominar em termos de posse de bola, e ir para a frente sem medos.

Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?
– Qualidades que realço é o empenho e dedicação à equipa. Não é fácil estar todos os fins de semana a jogar quando muitos têm filhos em casa para cuidar, então agradeço sempre esse esforço feito pelos meus jogadores. Em relação a vertentes a melhorar, por vezes somos pouco objectivos, e isso cria-nos dificuldades, mas temos melhorado e vamos continuar a fazê-lo.

Qual é o jogador que o impressiona mais na equipa?
– Tenho vários, mas como não posso mencionar todos vou apenas falar em dois – João Canudo e Patrício Mascarenhas. O Canudo é fortíssimo tanto a atacar como a defender, e tem um pé esquerdo que faz inveja. Quando está nos seus dias é raro existir alguém que o trave. Mascarenhas é um pêndulo, equilibra muito a equipa, tanto que a equipa chama-o de “Pogba” na brincadeira.

Há algum jogador de outra equipa da Superliga que desejasse ter na sua?
– Neste momento não vejo mais ninguém na minha equipa pois já temos cerca de 14/15 jogadores activos, e todos eles são indispensáveis para mim. Existe sim grandes jogadores, tais como o André Charneca, de Setúbal, entre outros de outras regiões que não sei o nome deles, que se destacam praticamente todas as épocas. 

Há alguma equipa da Superliga que o cative pelo seu estilo de jogo, ou mesmo pelas individualidades?
– Sim Central Mensageiro e Florgrade, ambas grandes equipas ,com grandes talentos nelas.

Existe algum rival, ou uma equipa que temem ao longo da época?
– Sonho XXI sem dúvida é o nosso grande Rival, e estou ciente que o campeonato de Setúbal tem 2/3 grandes equipas que competiriam pelo 1º lugar noutras zonas regionais. Temer? Não temos medo de ninguém. Só temos que dar o máximo, e ir jogar de igual para igual.

Existe alguma palestra motivadora antes de iniciar os jogos?
– Sim, todos os jogos falamos antes do jogo de forma a estarmos concentrados no que queremos – Vencer -, mas desde que façamos o nosso jogo já fico bem satisfeito.
  
Foi a 2ª equipa de Setúbal, nova, que entrou em 2015 e que mais pontuou. O que significa para o futuro?
– Significa que temos melhorado de jogo para jogo e que estamos no bom caminho, agora cabe-nos continuar e melhorar ainda mais.

Pelo que já observou das equipas presentes na Superliga, que observações retirou das equipas presentes? Acha que a Liga está competitiva, ou há um pequeno lote de equipas que poderá sonhar com o título?
– A liga cada vez está mais competitiva, e no mundo do futebol a bola é redonda – roda para ambos os lados, então existem várias equipas que podem sonhar pelo título. Nós, Sadinos, sonhamos e vamos lutar por isso.

 Já disputaram jogos sem conta na nossa Liga, mas qual o jogo mais inesquecível que já viveu?
– Um Empate 5-5 contra o Sonho XXI. Foi um grande jogo de ambas as partes, e a vitória podia ter calhado para qualquer lado, mas sem dúvida um enorme jogo.

 Qual é o clima que se vive em Setúbal com os restantes capitães de equipa?
– Em relação aos capitães das equipas do ano passado dou-me bem bem com todos. Em relação às 2 novas equipas deste ano, ainda é cedo mas espero que todos se dêem bem, afinal isto também serve para fazermos novas amizades.
  
O que acha do Quadro Competitivo de Setúbal?
-Muito forte ,tenho pena este ano ter poucas equipas comparado com outras regiões mas as que estão têm feito um grande trabalho e cada vez mais fortes e competitivas.

E relativamente à Superliga, de uma forma geral, acha que tem melhorado de época para época? Que classificação atribuiria?
– Sim tem melhorado imenso e tem crescido bastante. De 0 a 10? Dou 8, porque espero que melhorem mais para poder atribuir ainda uma nota mais alta.

 Que aspectos gostaria de ver melhorados?
– Alguns campos têm que ter luzes melhoradas, como o de Setúbal. Sei que existe algumas dificuldades, e que não depende apenas da Superliga mas adorava ter isso melhorado.
  
Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?
– (Para a minha equipa) Por vezes o treinador tem que fazer algumas escolhas, que no bem quer no mal e os jogadores podem nem sempre concordar com elas, mas se tem melhorado é porque resulta. Por vezes temos dificuldade a entender isso, mas se a equipa tem melhorado é sinal que está no bom caminho. Agora cabe-nos continuar este trajecto. Em relação a novos jogadores que podem entrar futuramente na Superliga, esperamos por vocês. Gostamos sempre de um bom desafio !

Sem comentários: