quarta-feira, 25 de maio de 2011

Porque simpatizamos com alguns clubes …


A propósito da final da Liga dos Campeões que se disputa em Londres, a 28 de maio de 2011, entre o Manchester United e o F. C. Barcelona, vou aqui recordar as minhas simpatias por clubes europeus, que são em primeiro lugar o Manchester United, em segundo  o F. C. Barcelona e em terceiro o Real Madrid.
Dirão que estas são escolhas lógicas,  pois por estas equipas passaram os melhores jogadores portugueses, dois deles chegaram ao título de melhor jogador do mundo, e são das melhores equipas da atualidade. Esta simpatia nada tem a ver com isso, e até aconteceram em épocas, que as mesmas perderam com equipas portuguesas, títulos europeus, isto já lá vai mais de meio século.

O Manchester United, na época de 1962/63, defrontava o clube da minha simpatia o Sporting Clube de Portugal, que eliminou a equipa do grande capitão Sir Bobby Chralton, depois de ter perdido em Inglaterra por 4-1, com uns concludentes 5-0. Não foi nem pelos resultados, nem tão pouco pelo capitão que fiquei fã do Manchester, foi pelo jogador genial, daqueles que só aparecem de século a século, o irlandês George Best, que hoje pouco se fala dele, quando se apontam os grandes génios, tinha tanto de genial no campo, como extrovertido fora dele.


O F. C. Barcelona, na época de 1960/61, chegava à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus que se realizava em Berna na Suíça, o Sport Lisboa e Benfica, treinado então por Bella Gutman, foi o primeiro jogo que vi pela televisão, que acabava de chegar, ainda não a nossas casas, mas nalguns cafés ou coletividades, a preto e branco, o Benfica venceria por 3-2, mas fiquei desde então com grande simpatia por esta equipa.


Com o Real Madrid, na época 1961/62, foi quase uma repetição do que aconteceu no ano anterior, com o Benfica a chegar à final Taça dos Clubes Campeões Europeus, que se realizava em Amesterdão, desta vez para defrontar o outro rival espanhol, o Real Madrid, que a equipa portuguesa venceria por 5-3, depois de uma grande reviravolta. Desta vez as razões que me levaram a simpatizar com este clube não foram bem as mesmas, talvez tenha sido o fato desta equipa ter vencido as 5 primeiras edições desta prova, e no seu seio militarem jogadores como Santamaria, Alfredo Di Stefano e Puskas entre outros, Puskas até marcou nesse jogo 3 grandes golos, que não chegaram para vencer, presenciei também este jogo pela televisão.

Não é por acaso que estes clubes têm uma longevidade tão grande ao mais alto nível, não será só pelo suporte financeiro que possuem, mas também porque investem muito na formação, onde têm as melhores escolas do mundo.

Nesta final que agora se disputa, não me encontro dividido, a minha simpatia vai para a equipa do Manchester, que além de ser a primeira nas minhas escolhas, conta no seu plantel com um jogador Luso-Caboverdiano (Cabo Verde onde vivi quase uma década), o Nani, natural da Ilha do Sal. Se ganhar o Barcelona, não ficarei dececionado, porque é o 2º clube na minha simpatia, por onde passaram jogadores como Luís Figo, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma, todos eles oriundos das escolas de formação do Sporting Clube de Portugal.