quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Liga FC Barreirense Fishplanet »»» Classificações à 5ª jornada



Hóquei em Patins »»» GD Sesimbra invencível no final da primeira volta da 2ª. Fase do Regional de Infantis

A equipa de Infantis Sub 13 do Grupo Desportivo de Sesimbra está de parabéns ao atingir o final da primeira volta do Campeonato Regional de Hóquei em Patins - 2ª. Fase - Grupo A, sem conhecer o travo amargo da derrota, após a realização da 5ª. Jornada, ter saído de Castro Verde, com uma vitória frente ao Castrense por 4 - 7, com 0 -5 ao intervalo.

Foi mais uma exibição superior do conjunto liderado pelo Prof. Jorge Santos, que soma 15 pontos, resultante de 5 vitórias em outras tantas partidas.

Corta Mato Escolar do Concelhio de Santiago Cacém, em Santo André

Realiza-se no dia 13 de janeiro de 2015, pelas 10:30 horas, o Corta Mato Escolar do Concelhio de Santiago Cacém, em Santo André.

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém

Desporto Escolar »»» O Corta-mato Escolar Concelhio de Sesimbra realiza-se no Bico do Alcaide, na Lagoa de Albufeira

O Corta-mato Escolar Concelhio, que tem acompanhado gerações de jovens, é um símbolo do desporto escolar há mais de três décadas. O sucesso da iniciativa deve-se, em muito, às excelentes condições geográficas e naturais que Sesimbra apresenta para a prática da modalidade. Este ano, e pela sexta vez, a competição realiza-se no Bico do Alcaide, na Lagoa de Albufeira. Com a participação dos alunos das escolas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, secundário, especial e profissional, o Corta-mato é dividido em várias provas, com diferentes distâncias, consoante os escalões etários e o sexo dos atletas.

Agenda Semanal »»» Jogos a realizar, no período de 26 e 27 de dezembro de 2015, em Futebol de 11

Agenda de futebol de 11, onde participam os clubes da área da Associação de Futebol de Setúbal, nos jogos a realizar de 26 a 27 de dezembro de 2015.

Consulte abaixo os jogos a realizar:

Jogos marcados, para domingo, 24 de janeiro de 2016 - dia da eleição Presidencial


A Associação de Futebol de Setúbal, na sua nota informativa nº 100 de 22 de dezembro de 2015, define as condições em que se devem realizar os jogos do dia da eleição Presidencial:

"1- Na impossibilidade em encontrar datas alternativas disponíveis, na nossa planificação desportiva, todos os jogos, incluindo os dos Campeonatos Distritais de Seniores, calendarizados para, domingo, dia 24 de Janeiro de 2016 - dia da Eleição Presidencial - mantêm-se marcados para essa data.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Lei nº. 103/2015 de 24 de Agosto »»» AF de Setúbal chama a atenção dos clubes para o cumprimento da lei

Sobre esta matéria a AF de Setúbal emitiu o comunicado oficial nº 100 de 22 de dezembro de 2015, pelo seu interesse, transcrevemos na íntegra o seu teor:

"Para os devidos efeitos, chamamos a atenção dos clubes filiados na Associação de Futebol de Setúbal, e que desenvolvem a sua actividade desportiva com menores, relativamente ao constante na Lei nº. 103/2015 de 24 de Agosto:
  • que devem proceder, com a maior brevidade possível, aos procedimentos adequados para cumprimento da citada Lei.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém mantém apoio de 162 mil euros às coletividades desportivas do Município

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e 26 coletividades desportivas do Município assinaram, no dia 18 de dezembro, um protocolo de apoio financeiro em que a autarquia volta a disponibilizar um total de 162 mil euros para apoiar a dinâmica e desenvolvimento dos clubes e associações locais, mantendo a verba disponibilizada nos últimos anos. 

“O movimento associativo desempenha um papel absolutamente fundamental naquilo que é o bem-estar da comunidade”, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, que na cerimónia esteve acompanhado pelo Vereador do Desporto, Norberto Barradas. Mesmo com as crescentes dificuldades, “voltámos a não cortar na atribuição de verbas ao movimento associativo", destaca o Presidente da CMSC, deixando “uma palavra sincera de reconhecimento e agradecimento” ao movimento associativo local, que classifica de “eclético, numa diversidade que também é importante”. Álvaro Beijinha deixa aberta uma janela de esperança para o futuro próximo e acredita que “a Câmara possa vir a ter condições para aumentar esta verba”.

Foto e texto: Câmara Municipal de Santiago do Cacém

Já estão abertas as inscrições para a edição 2015/16 do 'Dia do Futebol Feminino', uma iniciativa da FPF e do Desporto Escolar

Já estão abertas as inscrições para a edição 2015/16 do 'Dia do Futebol Feminino', uma iniciativa da FPF e do Desporto Escolar que envolve jogadoras sub-13 e sub-15 de escolas/agrupamentos escolares de norte a sul de Portugal. 

As equipas escolares femininas sub-13 e sub-15 inscritas vão defrontar-se em torneios regionais que decorrerão entre 15 de janeiro e 14 de abril. Estes torneios servem de apuramento para a fase final - a grande Festa do Futebol Feminino -, a decorrer no Estádio Nacional, no Jamor, aquando da realização da Taça de Portugal Feminina Allianz.

Futsal »»» GD Fabril recebe o Rio Ave na IV Eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Masculino

O sorteio da IV eliminatória das Taças de Portugal de Futsal ficou definido hoje na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

A única equipa do distrito de Setúbal em prova, o GD Fabril do Barreiro, recebe no Pavilhão Vitor Domingos, o Rio Ave.

Recorda-se que nesta eliminatória da Taça de Portugal de futsal participam pela primeira vez as equipas da Liga Sport Zone de Futsal . Os jogos da quarta eliminatória estão agendados para o dia 16 de janeiro.

Ranking da Formação de Futsal - AF Setúbal - 2015/16

Atualização: 20 de dezembro de 2015


Sem qualquer alteração no pódio, o Grupo Desportivo Escola Básica D. João I continua no comando, com o Futebol Clube São Francisco no 2º lugar e o CD Cova da Piedade na 3ª posição.  

O único clube com equipas femininas, Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó, encontra-se na 22ª posição.

Ranking da Formação - AF Setúbal - 2015/16

Atualização: 20 de dezembro de 2015


Esta semana o GD Fabril do Barreiro alcançou o CD Cova da Piedade no 3º lugar do Ranking Global. Outra nota de registo foi protagonizada pelo CD Pinhalnovense que, pela primeira vez, atingiu o pódio da Variante de Futebol de 7. Assim os pódios ficaram ordenados com segue:

No Ranking Global: FC Barreirense está no 1º lugar, Vitória FC (Setúbal) na 2ª posição, CD Cova da Piedade e GD Fabril do Barreiro na 3ª posição.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Alcochete »»» Torneios de xadrez registaram 96 participantes

O circuito de torneios de xadrez, promovido pela Câmara Municipal no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral, registou um êxito considerável devido ao número de participantes e ao grau de competição.

Os três torneios contaram com um total de 96 presenças, tendo o último decorrido a 12 de dezembro, a prova mais competitiva, uma vez que contou com a participação do mestre FIDE (MF) Viktor Ulyanovsky, do mestre nacional (MN) Vítor Morais e do campeão nacional de sub14 Bruno Martins.

Lagoa da Palha recebe Corta Mato Concelhio 2016 do Desporto Escolar

No dia 14 de janeiro, entre as 9h00 e as 12h30, o campo de futebol do Grupo Desportivo da Lagoa da Palha acolhe mais uma edição do Corta Mato Concelhio do Desporto Escolar.

Coorganizado pela Câmara Municipal de Palmela e pela Coordenação Local do Desporto Escolar da Península de Setúbal - com o apoio do Grupo Desportivo da Lagoa da Palha e da António Xavier de Lima – Empreendimentos Imobiliários - este evento desportivo decorre no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Atletismo e do Apoio ao Desporto Escolar e reúne, anualmente, várias centenas de atletas das escolas do concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Palmela

Armindo Pereira reeleito Presidente da Direção da Associação de Basquetebol de Setúbal

Na sede da Associação de Basquetebol de Setúbal decorreu na sexta feira (18/12/2016) a assembleia geral eleitoral, tendo sido apresentado uma lista candidata aos órgãos sociais para o quadriénio 2015/2019, Carlos Pires Presidente da Assembleia Geral, Armindo Pereira Presidente da Direcção, Francisco Carlos Presidente do Conselho Fiscal, Emanuel Gois Presidente do Conselho Disciplina, José M. Fernandes Presidente do Conselho Jurisdicional, João Lampreia Presidente do Conselho de Arbitragem.

BASQUETEBOL »»» VINTE DOIS BARREIRENSES INTEGRAM SELECÇÕES REGIONAIS E NACIONAIS

Neste período de férias natalícias é tempo das Selecções Regionais e Nacionais entrarem em acção tendo em vista a participação nas competições que irão ocorrer ao longo da presente época desportiva.

A exemplo do que tem acontecido em épocas anteriores o Futebol Clube Barreirense está muito bem representado nas Selecções Regionais de Sub14 e Sub16 sendo o Clube com maior número de atletas nos trabalhos das respectivas selecções com um total de dezasseis atletas.

Barreiro - Judocas Diogo Martins e José Martins,no podium do Open de Juvenis e Cadetes da Associação Distrital de Judo de Coimbra

Realizou-se no passado sábado dia 18 de dezembro na Lousã, o Open de Juvenis e Cadetes da Associação Distrital de Judo de Coimbra.

A Academia de Judo do Barreiro/ G.D. Fabril conquistou dois 3ºs lugares.

Realizou-se no passado sábado dia 18 de dezembro na Lousã, o Open de Juvenis e Cadetes da Associação Distrital de Judo de Coimbra.
A prova contou com as presenças de duas centenas judocas de clubes pertencentes às Associações Distritais de Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Algarve bem como de dois clubes Espanhóis.

Fase Zonal - Sul do Torneio Nacional Inter-Associações de Futsal sub/17 - Comunicado da Direcção da AF Setúbal

Na sequência da participação da selecção distrital da AF Setúbal na Fase Zonal - Sul do Torneio Nacional Inter -associações de futsal sub-17, a Direcção da Associação de Futebol de Setúbal decidiu emitir um comunicado.


CONSULTE AQUI O COMUNICADO OFICIAL DA DIRECÇÃO DA AF SETÚBAL

Natação »»» Associação Naval Amorense no Campeonato Nacional de Clubes 1ª Divisão Masculinos 2015/2016 - Final

Disputou-se nos dias 19 e 20 de Dezembro de 2015 o Campeonato Nacional de Clubes da 1ª Divisão Masculinos em Piscina Longa (PL), no Complexo Olímpico Piscinas Municipais de Coimbra.

Após a realização destes Campeonatos a Associação Naval Amorense foi despromovida à 2ª Divisão ao terminar a competição na 8ª posição, o titulo de Campeão Nacional foi para o Sporting Clube Portugal.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

930 participantes no Passeio Noturno BTT "São Silvestre" do Barreiro

O Passeio Noturno BTT "São Silvestre", do Barreiro, que decorreu a 19 de dezembro, envolveu a participação de cerca de 930 participantes oriundos de diferentes zonas do País.

Esta iniciativa, que contou, este ano, com a participação de Paulo Ferreira, vencedor de duas etapas da Volta a Portugal e 2º lugar na Volta à Africa do Sul, em 1986, tem um cariz solidário, visto que os participantes foram desafiados a trazer produtos alimentares de primeira necessidade, depois entregues a uma Instituição de Solidariedade Social. Este ano, as receitas revertem a favor da Associação Rumo e do Centro Social e Paroquial de Santo André (Casa dos Rapazes).

“Família” da Competição da Palmela Desporto reunida em convívio de Natal

Decorreu no dia 18, a culminar o primeiro dia do Estágio de Natal 2015 da Competição, um convívio entre nadadores, enquadramento técnico e respetivos familiares.

O evento envolveu gastronomia (da responsabilidade das famílias), prática desportiva, distinções, animação, agradecimentos e troca de prendas. Foram também apresentados os cinco “Cabazes de Natal 2015”.

Participaram, sensivelmente, 120 pessoas. Estão todos de parabéns pelo sucesso da iniciativa!

Palmela acolheu o 1.º Festival do “Aprender a Nadar”

No dia 19 de dezembro realizou-se na Piscina Municipal de Palmela, o festival de demonstração do 1.º curso de 2015/2016 do Programa “Aprender a Nadar” destinado aos alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico que frequentaram as aulas nas piscinas de Palmela e Pinhal Novo, entre outubro e dezembro, numa organização conjunta da Palmela Desporto e da Câmara Municipal de Palmela.

Sempre a animar e a incentivar os alunos durante a sua participação e a informar o público esteve a Madrinha deste programa, a nadadora paralímpica palmelense Simone Fragoso; enquadraram a atividade 14 técnicos sendo 12 da Palmela Desporto e 2 da autarquia.

Festival de Natal da Patinagem Artística do Luso Futebol Clube - Barreiro

Decorreu no passado Sábado no pavilhão do Luso Futebol Clube, a Festival de Natal da Patinagem Artística do clube.

Foi com muita alegria, diversão e espírito natalício que os familiares, amigos e sócios do clube encheram a bancada do mesmo pavilhão.

Deste as actuações individuais, actuações em grupo, sorteio de cabaz de Natal, e muita diversão.
 
Foi assim a tarde do passado Sábado na "familia" lusofila.

Atletismo »»» Cerca de 550 pessoas participaram na Corrida de São Silvestre do Sado IPS 2015

Cerca de 550 pessoas participaram na Corrida de São Silvestre do Sado IPS 2015, prova de atletismo que decorreu no noite de dia 19 em várias ruas da freguesia do Sado.

O número total de inscritos, abrangendo tanto a corrida de dez quilómetros, como uma caminhada, representa um recorde de participações na prova noturna que conta com 15 anos de história.

A São Silvestre do Sado é organizada pela União Cultural Recreativa pela Desportiva Praiense, em parceria com a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal.

Está a ser brilhante a época de 2015/2016, para o Badminton do Grupo Desportivo de Sesimbra

A época desportiva de 2015/2016 que está a decorrer é já a melhor época de sempre, em termos de resultados desportivos, nos escalões não seniores do  Grupo Desportivo de Sesimbra, fundamentalmente, devido ao atleta Rodrigo Ribeiro, do escalão Sub 15, que no passado dia 5 de Dezembro voltou a surpreender no torneio de clubes pontuável para o Campeonato Nacional de Badminton, que se realizou no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha.

Hóquei em Patins »»» Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Sul

Resultados da 12ª jornada
GD Sesimbra
3-6
AJ Salesiana
HC Sintra
9-4
Marítimo SC
AD Oeiras
8-3
HCP Grândola
SC Tomar
4-3
CA Campo Ourique
UDC Nafarros
2-3
S Alenquer Benf.
SL Benfica "B"
4-3
HC "Os Tigres"
A Acad. Coimbra
1-2
Biblioteca IR

Andebol »»» Campeonato Nacional Seniores Masculinos - 2ª Divisão Zona Sul

Resultados da 12ª jornada
CD MARIENSES
27-23
JUVE LIS
VITÓRIA FC
32-26
ALMADA AC
GS LOURES
20-35
BOA HORA FC/ROFF
CCR ALTO MOINHO
25-24
SL BENFICA 'B'
ÍLHAVO AC
29-31
IFC TORRENSE
GM 1º DEZEMBRO
20-25
CDE CAMÕES
ADC BENAVENTE
27-26
AC SISMARIA

Basquetebol – VIII Campeonato da LPB, Galitos vence na Madeira

Resultados de 19 e 20 de dezembro
Eléctrico F.C.
55-59
Basquete de Barcelos
CAB Madeira SAD
63-79
Galitos BARREIRO
Ovarense Dolce Vita
75-49
FC Porto
Lusitânia
84-76
UD Oliveirense
Sport Lisboa Benfica
94-73
Maia Basket

Basquetebol »»» Barreirense afasta Guifões, nos 16 avos-de-final da Taça de Portugal

Depois de um jogo na véspera que não correu bem para a equipa, o Barreirense deslocou-se a Guifões para disputar uma presença nos oitavos-de final da LVII Taça de Portugal. Do outro lado estava um adversário moralizado pelo triunfo alcançado no dia anterior, mas que mesmo a jogar em casa não conseguiu seguir em frente na prova. A derrota por 79-63 dita o afastamento do 4º classificado da zona norte da Proliga, diante do 5º classificado da zona sul da mesma competição.

Mais tranquilo foi o triunfo do Basquete de Barcelos, no Seixal, frente à equipa da casa por 96-50. Os minhotos a confirmaram dentro do campo, tendo em conta que o adversário compete na 1ª divisão masculina, o favoritismo que lhe era atribuído antes do inicio da eliminatória.

O mesmo sucedeu com a equipa Oliveirense, que tal como era esperado deixou pelo caminho o caminho a equipa do Belenenses. A formação do Restelo, que jogou em casa, sentiu enormes dificuldades para fazer pontos e acabou derrotada por 72-35. 

Autor: Carlos Seixas in FP de Basquetebol

domingo, 20 de dezembro de 2015

Basquetebol »»» Terceira Basket vence no Barreiro e segura liderança

Depois de dois desaires consecutivos, o Terceira Basket regressou às vitórias, no Barreiro, ao derrotar a equipa da casa por 54-50. Os pontos não abundaram neste jogo, muito por culpa das baixas percentagens de lançamento registadas por ambas as equipas, mas os terceirenses acabaram por ser mais fortes nos últimos dois minutos do encontro. Com este triunfo, a equipa da ilha Terceira mantem a liderança isolada da zona sul do campeonato da Proliga, já o Barreirense viu-se ultrapassado no 2º lugar pela equipa benfiquista, que nesta jornada, bateu, no Restelo, o Belenenses por 57-50.

Os primeiros 20 minutos tiveram sempre um ligeiro ascende por parte da equipa do Barreiro, que ao intervalo vencia pela diferença de dois pontos (25-23). Uma liderança que conseguiu manter até meio do 3º período (31-30), acabando depois por não resistir a que os terceirenses dessem a volta ao marcador.

Basquetebol »»» GDESSA termina 2015 invicto, alcança 12ª vitória seguida frente ao Sporting

O GDESSA – Barreiro terminou invicto o ano na fase regular da Liga Feminina, isto depois de ter somado, em casa, frente ao Sporting CP (67-43), a sua 11ª vitória consecutiva na competição. Este trajeto imaculado das comandadas de Nuno Manaia vale-lhes a liderança isolada da prova, fazendo que sejam naturalmente nesta fase da prova o “alvo a abater” pela concorrência.

Exceção feita ao 3º período, empate a 17 pontos, a formação da margem sul foi superior nos restantes períodos. A grande diferença entre as duas equipas esteve no respetivo aproveitamento da linha de três pontos, com o GDESSA a somar 24 pontos (42%), e as sportinguistas a não converterem qualquer triplo das nove tentativas ao longo de todo o encontro. A equipa visitante esteve igualmente pouco eficaz da linha de lance-livre (9/23 – 39%), uma ineficácia que só poderia resultar num resultado negativo para a Sporting.

O que terá ditado o afastamento, da Seleção da AF de Setúbal de futsal sub-17, das meias finais da Zona Sul, pela Comissão Disciplinar do Torneio Inter-Associações

Extraímos do site da AF do Algarve a seguinte visão dos acontecimentos:
"A Seleção do Algarve de Sub-17 – futsal masculino apurou-se este sábado para as meias-finais da Zona Sul do Torneio Interassociações, ao garantir o primeiro lugar no Grupo 4 [...].

O jogo diante de Setúbal foi marcado por acontecimentos que ferem os verdadeiros valores do desporto, escrevendo-se, seguramente, uma das páginas mais tristes ocorridas em competições dos escalões jovens, na presença de responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol – Silveira Ramos (diretor técnico), Carlos Pedro (diretor da prova) e José Luís (seleccionador nacional) – esperando a AF Algarve que sejam tomadas medidas céleres e corajosas no sentido de punir exemplarmente os comportamentos registados.

A Seleção da AF de Setúbal de futsal sub-17 afastada, da Final Four, por punição da Comissão Disciplinar do Torneio.

As seleções das Associações de Futebol de Coimbra, de Lisboa, de Évora e do Porto selaram a qualificação para a final four da competição, que estará integrada no programa oficial da final eight da primeira edição da Taça da Liga de futsal, cujos jogos decorrerão entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2016, em Oliveira de Azeméis.

Da última jornada da fase zonal do Interassociações sub-17 destaque para a não realização de uma das meias-finais da zona sul. O encontro entre as Associações de Futebol de Setúbal e de Évora acabou por não se iniciar uma vez que os setubalenses foram punidos com dois jogos de interdição pela Comissão Disciplinar do Torneio. Em causa esteve o comportamento considerado violador das normas ético desportivas da prova aquando do encontro de sábado, entre Setúbal e o Algarve.