sábado, 28 de setembro de 2013

Alteração da denominação dos Capeonatos Distritais de Benjamins e Infantis


A Direção da Associação de Futebol de Setúbal decidiu, com efeitos imediatos, proceder à alteração da denominação das competições distritais nos escalões etários de Infantis e Benjamins. 

Considera a Associação que subsistiam dúvidas sobre a utilização de jogadores, nas provas destes escalões etários, nomeadamente nos clubes que participam com 2 (duas) equipas em cada uma destas competições.

Resultados e classificações do fim-de-semana de 28 e 29 de Setembro

Clubes do Distrito de Setúbal

NEM TUDO SÃO FLORES NA VIDA DE UM ATLETA...


“Nem tudo são flores na vida de um atleta”. Sei que inicialmente esta frase pode causar espanto, principalmente, levando em conta os incontáveis benefícios que a prática regular traz ao atleta.
 
Contudo, imagine ela sendo dita por um atleta que teve sua prática interrompida por causa de uma lesão…

Recentemente, um estudo estatístico realizado, apontou que cerca de 30% dos atletas de rua apresentaram algum tipo de lesão nos últimos seis meses. Sendo o sexo masculino, o mais acometido e, a faixa etária entre 31 a 45 anos a campeã de queixas. Mas se machucar é algo tão temeroso e, relativamente, frequente na vida do atleta, por que são poucos aqueles que pensam em prevenção?

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

QUANDO E COMO O MÚSCULO CRESCE?


Uma das perguntas que mais ouço quando estão iniciando Ginásio é: “Quanto tempo leva para ver os resultados?”

Fui dar uma pesquisada, porque por mais que observemos, o dia a dia dos atletas e tentemos explicar que não é tão rápido assim, nada melhor do que uma explicação fundamentada.


Antes de tudo, vamos entender como é que o músculo cresce!
 
Vocês sabiam que, quando faz a musculação ou um treino com pesos em uma aula de localizada, você provoca microrrupturas em seus músculos? Sim! Você está machucando o seu músculo e em resposta a isso, ele vai “cicatrizar”, ou seja, reparar o dano – e é nesse momento que acontece a famosa hipertrofia! Seu músculo cresce!

LESÕES DA CARTILAGEM DO JOELHO

As lesões da cartilagem do joelho referem-se, frequentemente às roturas dos meniscos, eles próprios, estruturas cartilagíneas.

Como já se referiu, os meniscos são estruturas rígidas, semelhantes a borracha que estão ligadas a ligamentos do joelho e que permitem a absorção dos impactos resultantes da marcha, corrida ou saltos.

As superfícies articulares dos ossos longos estão revestidas por cartilagem. Quando essa cartilagem sofre uma lesão fala-se em lesão condral ou, se a lesão envolver também o osso, designa-se por lesão osteocondral.

Estes dois tipos de lesões são comuns em pessoas com menos de 35 anos e acima dos 60 anos de idade.

As lesões da cartilagem podem ocorrer em desportos onde ocorrem movimentos de rotação, torção, desaceleração, placagem, drible ou contacto direto.

LESÃO DOS LIGAMENTOS LATERAIS


Os dois ligamentos laterais, interno e externo, localizam-se nas regiões laterais do joelho. O ligamento interno une o fémur à tíbia e o externo une o fémur ao perónio.

Estes ligamentos controlam os movimentos laterais do joelho e oferecem contenção face a movimentos anormais.

Fatores de risco para a lesão dos ligamentos laterais

Este tipo de lesão é habitualmente causado por uma pancada direta na região externa do joelho, como se verifica em desportos de contacto (futebol, andebol). O esqui é outro desporto associado à lesão dos ligamentos laterais.

Estas lesões são facilmente lesados por qualquer contacto direto ou por uma contração muscular intensa, como ocorre numa mudança rápida de direção.

Uma queda ligeira ou um movimento súbito causado pelo escorregar acidentalmente são outras causas possíveis.

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR


As lesões do ligamento cruzado posterior são geralmente causadas por uma pancada na parte frontal do joelho ou pelo pousar mal a perna durante um jogo vigoroso.

Este ligamento localiza-se na parte posterior do joelho e impede a tíbia de se deslocar para trás em excesso.

A lesão do ligamento cruzado posterior requer um trauma violento, como uma pancada do joelho contra o painel do carro num acidente de viação ou a queda de um futebolista sobre o joelho dobrado.

Alcochetense, Almada e Fabril dominam convocatória

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
LAVRADIO, 30 SETEMBRO 2013

A segunda sessão de treinos de preparação da Selecção Distrital da AF Setúbal realiza-se esta segunda-feira, no Estádio Alfredo da Silva, no Lavradio-Barreiro. Na convocatória há nove clubes representados.

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR


Como se referiu, as entorses envolvem quase sempre lesões de ligamentos, pelo que os aspetos relacionados com estas são idênticos aos já abordados.

A crescente tendência para a prática desportiva aliada à complexidade dos diversos desportos tem provocando um aumento no número de lesões articulares do joelho. O ligamento cruzado anterior figura entre os mais afetados e é uma das estruturas que, quando lesionada, mais difícil torna o retorno à prática desportiva.

A função dos ligamentos cruzados é assegurar um movimento normal entre as superfícies articulares do fémur e da tíbia.

Seniores da II Divisão da AF de Setúbal já conhecem o seu calendário

Realizou-se no dia 26.09.2013 pelas 21:30 horas, no AUDITÓRIO DA SEDE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL, sito na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral nº. 1, em Setúbal, o sorteio da 1ª Fase do Campeonato Distrital de Seniores da II Divisão, da AF de Setúbal.

O Campeonato da II Divisão Distrital 2013/14 vai contar com nove equipas participantes e, por isso, descansa em cada jornada uma equipa, cabendo a sorte ao Charneca de Caparica, como primeira a folgar.

O QUE É A DISTENSÃO MUSCULAR

Caracteriza-se pelo espessamento das fibras musculares.
 
Ocorre mais comum entre em músculos da virilha, coxa e panturilha.

Proveniente de esforços exagerados sem o aquecimento e preparação adequada para tal atitude.

Quais são os sintomas mais comuns?
 
  1. Dor aguda;
  2. Enfraquecimento muscular; 
  3. Edema; 
  4. Alteração na cor da pele.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O QUE É UMA LESÃO DESPORTIVA


VEJAM
O objetivo é fazer uma revisão do conceito de lesão desportiva:

Causas consequências, forma de intervenção e forma de prevenção.

Pela sua importância, frequência e implicações as lesões desportivas devem ser mais do que tudo e primeiro que tudo prevenidas. As lesões no desporto.

COMO OTIMIZAR O TREINO DE MUSCULAÇÃO!!!

Vê-se muito nos ginásios o pessoal super preocupado em levantar um peso gigante que nem consegue controlar a volta.

Você faz a flexão do bicepe por exemplo, mas despensa os halteres lá em baixo… 

O AQUECIMENTO


Daqui para frente abordaremos temas relacionados à atividade física, saúde e bons hábitos que podem mudar sua rotina para melhor e proporcionar mais qualidade de vida.

Nesse nosso aquecimento, vou lançar a pergunta: você se aquece antes de se exercitar??

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SESSÃO DE ALONGAMENTO

A respeito do alongamento Vou dar exemplos práticos!

Não posso deixar de ressaltar a importância das sessões de alongamento…

Alongar deixa postura mais bonita e, às vezes, diminui até a perceção que temos de uma “barriga”, apenas por posicionar melhor os órgãos e a coluna.

Sou fã dos alongamentos, já acordo me espreguiçando e sei que os benefícios são sentidos logo no primeiro mês – alívio da tensão no pescoço é um dos primeiros.

ALONGAR OU NÃO ALONGAR, EIS A QUESTÃO...

O alongamento sempre foi considerado uma importante ferramenta para a saúde e a performance do atleta.

Atualmente, entretanto, inúmeras discussões estão surgindo sobre sua real necessidade – e qual o melhor momento para executá-lo.

Estudos recentes evidenciam que a série de alongamento não deve ser realizada imediatamente antes de atividades que envolvam velocidade epotência muscular.