quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os exemplos que temos!!!

Ainda não nos tínhamos refeito, não da derrota e da consequente eliminação frente à equipa espanhola, porque em futebol, a derrota ou a vitória frente à Espanha são resultados normais, mas da célebre frase do Cristiano Ronaldo “Perguntem ao Carlos Queirós”, já somos surpreendidos pela informação prestada pelo próprio, que a seguir transcrevemos:

«É com muita alegria e emoção que informo ter sido recentemente pai de um rapaz. Por acordo com a mãe, que prefere manter o anonimato, o meu filho ficará confiado à minha guarda exclusiva . Sobre este assunto não prestarei quaisquer outras informações, pedindo a todos que respeitem o meu direito à privacidade (e o da criança...), ao menos numa matéria tão íntima».

Como se pode pedir respeito pelo “direito à privacidade… numa matéria tão íntima”, se é ele próprio, que começa por fazer a devassa dessa privacidade, com a publicação da informação, em redes tão vastas como o facebook e o Twiter?
Nada disto teria qualquer importância, se não fosse o Cristiano Ronaldo o capitão da Selecção Nacional… aquela frase proferida no final do jogo, era tudo, o que não queríamos ouvir de um capitão de equipa, naquele momento.
As equipas têm de rever muito bem, os critérios, que levam à escolha dos capitães de equipa, pois não basta, apenas, saber dar uns pontapés na bola melhor que os outros...
Tudo isto está ligado à formação que hoje se faz nas escolas de futebol dos grandes clubes, onde a formação, como homens, não passa de elogios balofos, no momento em que um destes produtos, ruma ao estrangeiro.
São estes os exemplos que temos!!!
FS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Barreirense… um clube com história

Foi já no longínquo ano de 1970, que em Luanda, tive contacto pela primeira vez, com a equipa do F.C. Barreirense. Estava nessa altura no cumprimento do serviço militar obrigatório (não imaginava que mais tarde viria residir no Barreiro), onde assisti no Estádio dos Coqueiros, a um encontro entre Sporting Local e o Barreirense, que fazia nessa altura, uma digressão por Angola, não sei precisar com rigor, mas penso que o resultado foi uma vitória, jogavam nessa equipa dois jogadores que eu tinha conhecido na sua passagem pelo Silves F. C., o lateral direito José Miguel e o médio José Carlos.O FCB tinha-se qualificado nessa época para as competições europeias (Taça das Cidades com Feiras).
A partir dessa altura comecei a seguir com atenção o que acontecia com a equipa, foi assim que fui descobrindo, que deste CLUBE, saíram grandes jogadores que representaram grandes clubes nacionais e estrangeiros, onde realizaram carreiras brilhantes, conquistando vários títulos (Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal e até Taças dos Clubes Campeões Europeus entre outros) e atingiram a honra de vestir a camisola da Selecção Nacional. Foram também estes jogadores, que envergaram e honraram a camisola do FCB, que ajudaram na construção da grandeza desta grande Instituição.
Será de toda a justiça, neste ano em que se comemora o centenário do FCB, lembrar esses nomes, foram eles de entre outros: Albano, Arsénio, Azevedo, Pedro Pireza, José Augusto, Carlos Gomes, Manuel Bento, Neno, Fernando Chalana, Carlos Manuel, Valter Costa…
Hoje quando alguns desprezam e dizem que o passado não interessa, eu relembro o lema “Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses.”

Uma esperança que não finda,
Uma fé que tudo vence,
Um valor mais alto ainda,
Um só nome: BARREIRENSE!

FS