segunda-feira, 5 de julho de 2010

Barreirense… um clube com história

Foi já no longínquo ano de 1970, que em Luanda, tive contacto pela primeira vez, com a equipa do F.C. Barreirense. Estava nessa altura no cumprimento do serviço militar obrigatório (não imaginava que mais tarde viria residir no Barreiro), onde assisti no Estádio dos Coqueiros, a um encontro entre Sporting Local e o Barreirense, que fazia nessa altura, uma digressão por Angola, não sei precisar com rigor, mas penso que o resultado foi uma vitória, jogavam nessa equipa dois jogadores que eu tinha conhecido na sua passagem pelo Silves F. C., o lateral direito José Miguel e o médio José Carlos.O FCB tinha-se qualificado nessa época para as competições europeias (Taça das Cidades com Feiras).
A partir dessa altura comecei a seguir com atenção o que acontecia com a equipa, foi assim que fui descobrindo, que deste CLUBE, saíram grandes jogadores que representaram grandes clubes nacionais e estrangeiros, onde realizaram carreiras brilhantes, conquistando vários títulos (Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal e até Taças dos Clubes Campeões Europeus entre outros) e atingiram a honra de vestir a camisola da Selecção Nacional. Foram também estes jogadores, que envergaram e honraram a camisola do FCB, que ajudaram na construção da grandeza desta grande Instituição.
Será de toda a justiça, neste ano em que se comemora o centenário do FCB, lembrar esses nomes, foram eles de entre outros: Albano, Arsénio, Azevedo, Pedro Pireza, José Augusto, Carlos Gomes, Manuel Bento, Neno, Fernando Chalana, Carlos Manuel, Valter Costa…
Hoje quando alguns desprezam e dizem que o passado não interessa, eu relembro o lema “Olhar o passado. Conquistar o futuro. Unir os Barreirenses.”

Uma esperança que não finda,
Uma fé que tudo vence,
Um valor mais alto ainda,
Um só nome: BARREIRENSE!

FS

Sem comentários: