quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TENDINITE DO TIBIAL ANTERIOR

O tibial anterior é um músculo que fica na parte da frente da sua canela e que se insere no tarso e na base do dedo grande do pé através do seu tendão.

O tibial anterior é o principal responsável pela flexão dorsal do pé (puxar a ponta do pé para cima).

Sempre que o músculo se contrai ou estira, a maior parte da tensão é aplicada no tendão.

Se houver um excesso de tensão devido à repetição excessiva ou a forças exageradas, o tendão pode sofrer pequenos dados, com consequente inflamação, seguida de degeneração e perda das qualidades do tecido fibroso do tendão.

Esta condição está geralmente associada a atividades como a marcha ou a corrida (especialmente em rampas e em superfícies duras ou irregulares).

Os pacientes também podem desenvolver esta condição devido à tensão direta sobre o tendão.

Isso acontece por exemplo em senhoras, devido às correias de algumas sandálias, que pressionam diretamente a região à frente do tornozelo, provocando fricção na zona de passagem do tendão.

SINAIS E SINTOMAS/ DIAGNÓSTICO
Dor na parte da frente do tornozelo e/ou dorso do pé.

Os sintomas tendem a desenvolver-se gradualmente e são geralmente piores nos primeiros passos ao acordar pela manhã.

Algumas pessoas têm dor durante o exercício, mas, em geral, a dor é pior após o exercício.

Os corredores podem sentir dor no início do treino, que depois tende a diminuir e a tornar-se mais suportável, seguida de um novo aumento depois de o treino acabar.

Alguma rigidez/sensação de limitação de movimentos do tornozelo e ligeiro inchaço na face anterior do tornozelo também podem estar presentes.

Sensibilidade à palpação na zona do tendão, que aumenta com determinado tipo de calçado (principalmente quando comprimem a zona anterior do tornozelo).

Uma boa avaliação clínica, com perguntas sobre os sintomas, a causa da lesão e um exame ao tendão são geralmente suficientes para o diagnóstico. Uma ecografia ou uma ressonância magnética pode ser útil, se o diagnóstico não for claro.

TRATAMENTO
O primeiro passo do tratamento é eliminar o fator que está a causar os sintomas, quer seja um tipo de calçado ou uma atividade específica.

Isto pode significar evitar fazer atividades como corrida ou escalada, substituindo-os por natação e ciclismo, por exemplo.

ELETROTERAPIA E GELO
Ambas utilizadas para controlar os sinais inflamatórios e diminuir a dor. Uma massagem com um cubo de gelo diretamente sobre o tendão afetado durante 5 a 10 minutos pode ser mais efetiva do que a aplicação de gelo estático.

Alongamento progressivo combinado com massagem dos tecidos moles envolventes do tendão.

Os músculos do tendão de Aquiles também devem ser alongados.

Fortalecimento progressivo do músculo tibial anterior.

Alteração do calçado e aplicação de palmilhas ou calcanheiras pode ser necessária, de forma a dar maior suporte ao arco plantar e evitar o movimento de eversão do tornozelo.

Uma infiltração com corticoesteróides no local do tendão, para redução dos sintomas.

O último passo do tratamento consiste na reeducação do gesto desportivo e na avaliação da marcha, para corrigir eventuais alterações que sejam fatores de risco para uma recidiva.

A cirurgia pode ser indicada se nenhum dos tratamentos conservadores teve efeito. O ortopedista fará o desbridamento do tendão e dos tecidos envolventes, reparando eventuais ruturas. Nesse caso, após o período de imobilização o paciente deve começar um plano de tratamento em fisioterapia.

Exercícios terapêuticos para tendinopatias do tibial anterior
Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de uma tendinopatia do tibial anterior. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.

Flexão/extensão do pé
Deitado, com o calcanhar fora da cama, puxe a ponta do pé e dedos para si, depois empurre pé e dedos para baixo.

Repita entre 15 e 30 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

Alongamento do compartimento anterior da perna
Ajoelhado, com um rolo no peito dos pés e as costas alinhadas. Baixe o máximo possível a bacia de encontro aos calcanhares. Mantenha a posição durante 20 segundos.

Repita entre 5 a 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.


Proprioceção do tornozelo
Em pé, apoiado na perna lesada e com esse joelho ligeiramente dobrado. Tente manter o equilíbrio sem apoiar os braços e olhando em frente. Mantenha esta posição entre 15 a 30 segundos.

Repita entre 5 a 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Ver também:
Tendinite dos adutores da coxa

Voltar à página: Saúde


Sem comentários: