quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TENDINITE DO TENDÃO ROTOTULIANO

O tendão rotuliano está localizado na face anterior do joelho e une a rótula à tíbia. Este tendão é extremamente forte e facilita a ação do grupo muscular quadricípite.

O quadricípite trabalha para estender o joelho (p.ex. para o impulso de um salto) e para o estabilizar (p.ex. quando aterra no chão depois do salto).

Tendinite do rotuliano foi o termo originalmente usado para descrever o espectro de lesões que iam desde a inflamação do tendão à rutura parcial.

No entanto, o estudo da histopatologia determinou que nem sempre existe processo inflamatório nestas lesões, pelo que são agora denominadas de tendinopatias do tendão rotuliano.

Acredita-se que esta lesão é causada por pequenas lesões (conhecidas como microruturas) associadas ao uso excessivo do tendão, em desportos que envolvem mudanças de direção rápidas e saltos.

Se, depois de cada microrutura, não for dado tempo de recuperação suficiente, o tendão não se restabelece na totalidade.

Isto significa que ao longo do tempo, os danos no tendão vão-se acumulando, podendo dar origem a uma tendinopatia do tendão rotuliano.

SINAIS E SINTOMAS/DIAGNÓSTICO
Dor abaixo e à frente da rótula, especialmente quando se pressiona.

Dor e rigidez após o esforço.

Dor quando contrai os músculos do quadricípite.

O tendão afetado pode parecer maior do que o lado não afetado.

Pode estar associada falta de força muscular do vasto medial obliquo (feixes musculares mediais do quadicípite) e dos gémeos.

As tendinopatias do rotuliano podem ser classificadas em:

Grau 1: Dor apenas após atividade física

Grau 2: Dor antes e depois da atividade física, mas alivia uma vez aquecido

Grau 3: Dor durante a atividade que limita o seu desempenho

Grau 4: Dor durante todas as actividades do dia-a-dia

Uma boa avaliação, incluindo uma história clínica e exame atento do joelho são geralmente suficientes para diagnosticar uma tendinopatia do rotuliano. Um raio-X ou ecografia podem ser pedidos para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade da lesão.

TRATAMENTO
Quando o diagnóstico de tendinopatia do rotuliano está confirmado a primeira intervenção é geralmente o tratamento conservador.

Este deve incluir:

DESCANSO
Evite caminhar ou estar muito tempo de pé. Se tiver de o fazer utilize canadianas. Andar a pé pode significar um agravamento da sua lesão.

GELO
Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente.
Analgésicos e anti-inflamatórios não-esteróides poderão ser receitados pelo médico para controlar o processo inflamatório e aliviar as dores.

O tratamento em fisioterapia é fundamental para a boa recuperação do tendão, que pode demorar até 6 meses numa lesão de grau 4, e deve envolver:

Exercícios de fortalecimento muscular dos isquio-tibiais, gémeos e principalmente do quadricípite. Iniciar com exercícios estáticos, mas, desde que não cause dor, progredir para exercícios excêntricos (por exemplo no caso do quadricípite equivale à fase descendente de um agachamento).

Pode ser aplicado gelo no final dos exercícios para controlar algum processo inflamatório.

Alongamentos dos gémeos, banda ílio-tibial e sobretudo do quadricípite são muito importantes e deverão ser repetidos 3 a 5 vezes por dia.

Massagem transversal profunda em dias alternados poderá estimular a reorganização das fibras do tendão.

Na última fase do tratamento deve ser introduzida a reeducação do gesto desportivo. Assim que não tiver dor ou inchaço e tiver uma amplitude de movimento e força iguais em ambos os membros inferiores poderá reiniciar a prática desportiva.

É natural que nos primeiros dias sinta desconforto no joelho no final do treino, no entanto, se os sintomas não tiverem passado no dia seguinte deve reduzir a intensidade de treino.

Depois da reintrodução à atividade os alongamentos e exercícios excêntricos devem ser mantidos para prevenir recidivas.

TRATAMENTO CIRÚRGICO
 É tido como um último recurso, em parte por existir pouca evidência convincente para apoiar o uso da cirurgia em vez do tratamento conservador. A cirurgia consiste na remoção da área afetada do tendão, ou na execução de pequenos cortes nas laterais do tendão, com o intuito de diminuir a tensão sobre o seu terço médio.

Um programa intensivo de reabilitação é normalmente recomendado após a cirurgia. A utilização de exercícios de fortalecimento excêntrico pode ajudar a estimular a recuperação do tendão.

Exercícios terapêuticos para a tendinite do tendão rotuliano:

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de uma tendinite do tendão rotuliano. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.

Alongamento do quadricípite
Em pé, apoiado. Agarre no pé da perna a alongar e aproxime-o o mais possível da bacia. Mantenha as costas alinhadas. Mantenha essa posição por 20 segundos.

Repita entre 5 e 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

Fortalecimento do quadricípite
Deitado, com um rolo sob o joelho. Contraia o musculo da coxa e perna de forma a esticar o joelho e puxar a ponta do pé para si.

Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

Fortalecimento dos quadricípites
Em pé, com a região lombar apoiada na bola e os pés ligeiramente afastados. Dobre os joelhos, mantendo as costas alinhadas. Suba lentamente para a posição inicial.

Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta. 

Ver também: 
Tendinite do ombro (tendinopatias da coifa dos rotadores)

Fonte: Internet
Artigo original: http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.pt/2012/11/tendinite-do-tendao-rotuliano.html
Voltar à página: Saúde


Sem comentários: