sábado, 19 de outubro de 2013

ESPORÃO DO CALCÂNEO (CALCANHAR)

Os esporões do calcâneo são um problema comum do pé, consistem numa saliência óssea, resultado de um crescimento ósseo anormal, que se forma na parte inferior do osso do calcanhar e que se projeta para a frente em direção aos dedos dos pés.

Os esporões do calcâneo podem desenvolver-se devido a:

Uma retração muscular na planta do pé.

Resultados e classificações do fim-de-semana de 19 e 20 de outubro

Clubes do Distrito de Setúbal

FIBROMIALGIA

A palavra fibromialgia significa dor ("algia") que vem dos músculos ("mi") e tecidos fibrosos ('fibro'), tais como tendões e ligamentos. A maioria das pessoas com fibromialgia também tem outros sintomas além da dor. Por isso, a fibromialgia é por vezes chamada de síndrome da fibromialgia, e é regra geral uma condição (persistente) crónica. A fibromialgia, não afeta as articulações, pelo que é incorreto classificá-la como um tipo de doença reumática.

A causa da fibromialgia não é conhecida. Estudos demonstraram que pessoas com fibromialgia têm certas mudanças subtis em algumas substâncias químicas no cérebro e sistema nervoso, como por exemplo, nos neurotransmissores. Estes são responsáveis pela transmissão de mensagens entre os nervos e entre as células cerebrais. Os estudos também têm demonstrado que pessoas com fibromialgia tendem a ter uma maior quantidade de um neuropeptídeo chamado substância P no líquido que banha o cérebro e a espinal medula (líquido cefalorraquidiano). Esta substância pode estar envolvida na forma como as mensagens de dor são transmitidas para o sistema nervoso central.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Futsal - Selecção Distrital Feminina de sub-21, com 3 treinos de preparação

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
CHARNECA DE CAPARICA, 20 OUTUBRO 2013
AMORA, 21 OUTUBRO 2013
SAMOUCO, 23 OUTUBRO 2013

Com vista à participação no torneio inter-regiões da categoria de Sub-21, a Seleção Distrital Feminina de Futsal da Associação de Futebol de Setúbal, continua a preparação, tendo agendado 3 treinos para a Charneca de Caparica, Amora e Samouco, nos dias 20, 21 e 23 de outubro, respetivamente.


Filipe Reis, atleta barreirense, Candidato ao prémio Desportista do Ano - 2013

O atleta barreirense, representante do Sporting Clube de Portugal e da Seleção Nacional de Karate é candidato ao prémio Desportista do Ano - 2013 pela Confederação do Desporto de Portugal.

Filipe Reis é medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Sub 21 e medalha de Prata no Open de Paris, a prova mais importante do circuito mundial.

Ao disputar, pela primeira vez na história do Karate, a medalha de Bronze no Campeonato da Europa Senior em Equipa, Filipe Reis poderá vencer o prémio mais importante do desporto português, na vertente de equipa, ao integrar a Seleção Nacional - Karate (combate masculino) que é candidata a este prémio que será atribuído na Gala do Desporto, no Casino Estoril, a 14 de Novembro, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal.

A nível individual, Filipe Reis é medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Sub 21 e medalha de Prata no Open de Paris, a prova mais importante do circuito mundial.

No link encontram-se os candidatos ao prémio Desportista do Ano - 2013 - Equipa

http://www.cdp.pt/gala/desportista-do-ano/equipa.html

Fonte: Rostos.pt

PUBALGIA

A pubalgia, consiste numa inflamação da sínfise púbica e inserções musculares adjacentes. A sínfise púbica é uma articulação relativamente imóvel localizada na região central à frente da bacia, próxima da inserção dos abdominais e dos músculos adutores da coxa.

A bacia forma um “anel” ósseo que suporta e distribui o peso de toda a parte superior do corpo, logo, qualquer alteração na relação de forças aplicadas num ponto deste anel serão compensados ao longo de toda a restante estrutura. Este simples facto torna mais fácil compreender porque uma dismetria no comprimento dos membros inferiores ou uma disfunção da articulação sacroilíaca podem mudar significativamente as forças aplicadas sobre a sínfise púbica, causando uma inflamação desta articulação. Para além disso, o grande número de grupos musculares inseridos próximo da articulação (adutores da coxa, reto abdominal, reto interno, músculos do pavimento pélvico) fazem com que esta esteja mais vulnerável a forças de torção.

Guia Prático | “Alimentação Em Idade Escolar”

Na idade escolar, tal como em outras fases do crescimento e desenvolvimento da criança, a alimentação saudável é um dos fatores determinantes para o normal e concordante crescimento, desenvolvimento e promoção da sua saúde, prevenindo por outro lado, doenças associadas à má alimentação, das quais a mais conhecida e difundida é a obesidade.

Assim, o consumo de alimentos de qualidade e em bom estado de conservação deverá ir ao encontro das necessidades diárias das crianças e incluir necessariamente os diferentes alimentos dentro de cada grupo da nova Roda dos Alimentos, nas porções indicadas.Os hábitos alimentares aprendidos durante a infância determinam os comportamentos alimentares na idade adulta.

RUTURA DOS MENISCOS

Cada joelho contém um menisco lateral e outro medial. 

Estas estruturas de tecido cartilaginoso são como almofadas grossas de “borracha” que amortecem os choques durante a marcha ou outras atividades, e também ajudam a tornar os movimentos do joelho mais suaves e a articulação mais estável.

Os meniscos são em forma de C tornam-se mais finos em direção ao centro da articulação. Estes assentam em cima da cartilagem presente na superfície articular da tíbia.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

NATAÇÃO - Associação Naval Amorense apresentou equipa

A Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, concelho de Palmela, foi o local escolhido pela Associação Naval Amorense apresentar a sua equipa de natação federada para a época 2013/2014.

Leonor Freitas foi a anfitriã do evento que começou com a explanação da empresa que é uma das grandes referências e uma das mais conceituadas do concelho com vários prémios ganhos nos concursos mais prestigiados do mundo com as suas principais marcas.

Natação - A SFUAP e a Bosh Car Service firmaram um acordo de cooperação

A Sociedade Filarmónica União Artística Piedense e a Bosh Car Service firmaram um acordo de cooperação para a próxima época que consiste no apoio à natação pura e águas abertas. 

O acordo foi selado no decorrer de uma cerimónia realizada no ginásio da SFUAP, na Cova da Piedade, contou com a presença de muito público, nadadores, familiares, antigas glórias da natação piedense e muita gente ligada ao meio associativo.

Fonte: Jornal de Desporto

Clube de Campismo Luz e Vida organiza as “24 Horas a Nadar”

O Clube de Campismo Luz e Vida (Seixal) vai realizar nos dias 26 e 27 de Outubro (sábado e domingo), mais propriamente, das 14 horas do dia 26, às 13 horas do dia 27, uma vez que nesse fim-de-semana se verifica a mudança da hora, pela 14.ª vez consecutiva as “24 Horas a Nadar”.

A iniciativa terá lugar na Piscina Municipal de Amora e a organização aproveita para lançar o convite a toda a população do concelho do Seixal, através das escolas, colectividades e outras organizações, ou mesmo em representação individual, a participar no evento que é aberto a todos os que queiram participar independentemente da região onde vivem.

O Clube de Campismo Luz e Vida é o único clube no país a organizar um evento desta natureza, sendo a organização totalmente suportada pelos atletas, seus familiares e amigos do clube. Mais informações poderão ser obtidas nas piscinas municipais ou no CCLV.

Fonte: Jornal de Desporto

Ténis de Mesa- Campeonato Nacional da 2ª Divisão

 Por: João Fernandes
“ Academia 8 de Janeiro estreia-se com derrota frente ao Vitória de Setúbal”

Teve início o campeonato da 2ª divisão nacional masculina em Ténis de Mesa- época 2013/2014. Na série 6, a Academia Musical e Recriativa 8 de Janeiro, de Alhos Vedros, não teve a estreia desejada ao ser derrotada no recinto do Vitória de Setúbal por 0-4. Na temporada 2012/2013, os alhosvedrenses conseguiram roubar o 1º lugar da série aos setubalenses, que assim se viram afastados do play-off final da temporada. Os resultados parciais deste jogo da 1ª jornada foram os seguintes: Pares – Guiherme Faria/José Reis (V.S) venceram o par Manuel Romão/David Santos (AC) por 3-2 (14/12, 9/11, 11/6, 8/11 e 11/7. Em singulares Davis Dinis (V.S) venceu Tomás Santos (AC) por 3-0 (15/13, 11/4 e 11/6. Guilherme Faria (V.S) venceu José Silva (AC) por 3-0 (11/7, 11/8 e 11/8) e José Reis (V.S) venceu David Santos (AC) por iguais 3-0 (11/5, 11/7 e 11/7. 
Fonte: Sport Setúbal

Rugby – RV Moita segue em frente na Taça de Portugal

Por: João Fernandes

Equipa da Moita venceu o RC Belas por 12-6

O Rugby Vila da Moita apurou-se para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal de Rugby, ao vencer por 12 – 6 a equipa do RC Belas. Na partida disputada no Estádio Nacional,a equipa da Moita teve que trabalhar muito para conseguir levar de vencida a equipa de Sintra.

Uma vitória bastante suada, mas inteiramente merecida pela garra, determinação e vontade de vencer dos “bravos” jogadores do RVMoita, naquele que foi o primeiro compromisso oficial da época 2013/2014. A 2ª eliminatória está marcada para domingo, dia 20 de Outubro, ás 15:00 horas, no Campo D. Luís Saldanha Rio Maior, no Gaio/Moita. O RV Moita defronta o RC Oeiras. Entretanto, o RV Moita foi a Sevilha (Espanha) apadrinhar a apresentação do RC Mairena aos associados. A equipa da Moita “cilindrou” a equipa espanhola por concludentes 52-10. 

Fonte: Sport Setúbal

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

7 necessidades para se tornar um jogador profissional

Autor: Valter Correia

Muitos jovens atletas sonham um dia em tornar-se jogadores profissionais. A hipótese de ganhar muito dinheiro com futebol, de ser famoso e ter uma vida feliz, é vista pelos jovens jogadores como um sonho, e para praticamente todos eles, o futebol é o único meio capaz de os fazer alcançar esses sonhos. Porém, existe um caminho muito longo para percorrer, por vezes complicado e que exige paciência, mas que não é impossível. Desta forma, apresentamos alguns conselhos aos mais novos que um dia pretendem ser jogadores profissionais.

Encontros Distritais de Futebol de Petizes e Traquinas vão arrancar no dia 16 de Novembro

A AF Setúbal já calendarizou os encontros distritais de futebol para os escalões de petizes e traquinas referentes à época 2013/14. O primeiro realiza-se no próximo dia 16 de Novembro, no Campo da Madalena, Rosário, Moita.

Estão de regresso os Encontros Distritais de Futebol reservados aos escalões de petizes e traquinas. A iniciativa promovida anualmente pela AF Setúbal assume-se cada vez mais como fundamental para o desenvolvimento das crianças na prática e conhecimento da modalidade.

GD Fabril - Agenda Desportiva do Hóquei em Patins

Secção Hóquei em Patins do GD Fabril
Atividades do Próximo Fim-de-Semana

A Secção de Hóquei em Patins do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, vem informar as atividades que serão realizadas no próximo fim-de-semana:

Andebol - Ginásio do Sul foi a única equipa da margem sul a ganhar

Uma vitória, um empate e duas derrotas na quinta jornada foi o saldo das equipas da nossa região que participam na primeira fase da zona sul do campeonato nacional da 2.ª divisão.

A vitória foi alcançada pelo Ginásio do Sul no Redondo (28-33), naquele que foi o primeiro êxito da equipa almadense na competição. Francisco Santos (Ginásio do Sul), com 10 golos foi o melhor marcador da equipa.

Fonte: Diário da Região

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Resultados da 16ª Meia-Maratona Ribeirinha

Bruno Paixão, do Atletismo Clube de Portalegre, sagrou-se vencedor, em seniores masculinos, tendo cortado a linha da meta em 1:05:55. O segundo lugar do pódio foi ocupado por Hermano Ferreira, da Conforlimpa, e o terceiro por Hélio Fumo, da Odimarq Alumínios.

Em seniores femininos, Cláudia Pereira, do Clube JOMA – Juventude Operária de Monte Abraão, foi a grande vencedora, logo seguida por Vera Nunes, do Sport Lisboa e Benfica, e por Cátia Santos, do Garmin Olímpico de Oeiras. 

Por equipas, o Grupo Desportivo e Recreativo da Reboleira sagrou-se campeão desta prova.

Prova organizada pela Câmara Municipal da Moita, em parceria com o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, Clube Amigos do Atletismo da Moita, Clube Desportivo e Recreativo O Ribeirinho, Clube Recreativo do Penteado e Grupo Desportivo da Fonte da Prata, decorreu durante a manhã do dia 13 de outubro de 2013 e contou com a participação de cerca de 700 atletas.

Confira aqui todas as classificações:

Futsal - Selecção Distrital Feminina de sub-21 treina no Samouco


SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
SAMOUCO, 16 OUTUBRO 2013
Esta quarta-feira prossegue o plano de trabalho de preparação da equipa distrital. O seleccionador Paulo Santos orienta nova sessão de treinos no Samouco.
Está agendada para esta quarta-feira, às 19h45, no Pavilhão Municipal do Samouco, Alcochete, mais um treino da selecção distrital feminina de sub-21 da AF Setúbal, com vista à participação no torneio inter-regiões da categoria.

Agenda de fim-de-semana de 19 e 20 de outubro

Clubes do Distrito de Setúbal

Equipa de BTT da Volta da Pedra conquista 19.º Circuito Norte Alentejano

O Grupo Desportivo da Volta da Pedra conquistou, por equipas, a 19.ª edição do Circuito de BTT do Norte Alentejano, ao vencer a quinta e derradeira prova do troféu, que se disputou este domingo no Crato. 

A equipa de Ciclismo/BTT da Volta da Pedra, que à partida para a última prova já liderava o Circuito, fruto de também ter vencido a quarta prova realizada em Castelo de Vide no passado dia 6, voltou a brilhar, encerrando com chave de ouro a participação no evento: vitória na quinta e última prova, no Crato, e o consequente triunfo do troféu “19.º Circuito de BTT – Norte Alentejano”.

Fonte: Jornal Diário da Região

Ranking da Formação-AF Setúbal-2013/14

Atualização de 13 de outubro de 2013

O pódio do Ranking Global, continua a ser liderado pelo Vitória FC,  seguido do CD Cova da Piedade no 2º lugar e do  FC Barreirense na 3ª posição.

No pódio da Variante de Futebol de 11, repetem-se as posições do pódio do Ranking Global.

O CD Cova da Piedade assumiu a liderança, do pódio da Variante de Futebol de 7, com o FC Barreirense no segundo lugar e o AC Arrentela na 3ª posição.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Setenta atletas são esperados em Setúbal para o Duatlo Cidade

Perto de setenta atletas são esperados no “I Duatlo Cidade de Setúbal”, competição federada com provas combinadas de canoagem e corrida, a realizar no sábado de manhã, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

O evento, a decorrer entre as 10h00 e as 13h00, organizado pela Câmara Municipal e pelo Clube de Canoagem de Setúbal, junta naquele espaço urbano de lazer da cidade atletas de vários clubes do distrito numa prova de preparação para a época desportiva.

Meia Maratona Ribeirinha da Moita

Atletas Bruno Paixão e Cláudia Pereira foram os vencedores


Meia Maratona Ribeirinha da Moita<br>
Atletas Bruno Paixão e Cláudia Pereira foram os vencedoresO atleta Bruno Paixão, do Atletismo Clube de Portalegre, foi o grande vencedor da 16ª Meia Maratona Ribeirinha da Moita, que decorreu durante a manhã do dia 13 de Outubro, cortando a meta em 1:05:55. O segundo lugar do pódio foi ocupado por Hermano Ferreira, da Conforlimpa, e o terceiro por Hélio Fumo, da Odimarq Alumínios, que percorreram os 21 097mts em 1:06:07 e 1:06:26, respectivamente.

Campeonato do Mundo em BTT de Orientação

Mais de 200 atletas de 22 países em Grândola, Sines e Santiago do Cacém


Campeonato do Mundo em BTT de Orientação <br>
Mais de 200 atletas de 22 países em Grândola, Sines e Santiago do Cacém 
Carlos Simões, atleta de Santo André, foi tricampeão mundial

O atleta de Santo André, Carlos Simões (COALA), alcançou, este domingo, em Santiago do Cacém, um feito inédito ao sagrar-se campeão mundial pela terceira vez em três dias, ao findar no Mundial de O-BTT, os 5,8 quilómetros de percurso da prova de sprint, em 17 minutos e 39 segundos.

Barreiro - Campeonato Regional Individual de Luta Livre Olímpica da Zona Sul

Foram 35 atletas que disputarem os 15 títulos regionais

Barreiro - Campeonato Regional Individual de Luta Livre Olímpica da Zona Sul<br>
Foram 35 atletas que disputarem os 15 títulos regionais Agradecimento ao atleta Hugo Passos pela conquista do titulo de tetra-campeão do Mundo nos Jogos Surdos-mudos em Luta Greco-romana.

Agradecimento ao atleta Hugo Passos pela conquista do titulo de tetra-campeão do Mundo nos Jogos Surdos-mudos em Luta Greco-romana.

A Sociedade Recreativa Baixa da Serra, Moita, conquistou 1º lugar no torneio; Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças, Barreiro, obteve o 2º lugar.

Futsal - Seleção Sub-21, treina na Charneca de Caparica

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
CHARNECA DE CAPARICA, 13 OUTUBRO 2013

Sob o comando do Selecionador Distrital, Paulo Santos, realizou-se no dia 13/10/2013, domingo, pelas 20:45, no Pavilhão Municipal da Charneca de Caparica, a 5ª sessão de  treinos da Seleção Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Setúbal, com vista à preparação para o Torneio Nacional Inter-Associações Futsal Feminino SUB/21 - Fase Zonal (Zona Sul), a disputar no período de 1 a 3 de Novembro de 2013, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Estiveram presentes neste treino as seguintes atletas:

domingo, 13 de outubro de 2013

Taça AFS – 8 equipas apuradas para 1/4 de Final


Está concluída a Fase de Grupos da edição 2013/14 da Taça AFS e, desta forma, encontradas as oito equipas que seguem para os quartos-de-final da competição. Destaque para a equipa do Charneca de Caparica que é o único representante da II Distrital na primeira ronda de eliminatórias.

Resultados da última jornada e classificação final. Estão apurados os 2 primeiros de cada série:

Ranking da Formação-Futsal-AF Setubal-2013/14

Atualização: 13 de outubro de 2013

Esta semana continua no 1º lugar do pódio, a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, seguida pela equipa do Grupo Desportivo Escola Básica D. João I, na  2ª posição. O 3º lugar é dividido pelo Centro Cultural Desportivo Paivas e a Casa do Benfica do Montijo.