segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Campeonato do Mundo em BTT de Orientação

Mais de 200 atletas de 22 países em Grândola, Sines e Santiago do Cacém


Campeonato do Mundo em BTT de Orientação <br>
Mais de 200 atletas de 22 países em Grândola, Sines e Santiago do Cacém 
Carlos Simões, atleta de Santo André, foi tricampeão mundial

O atleta de Santo André, Carlos Simões (COALA), alcançou, este domingo, em Santiago do Cacém, um feito inédito ao sagrar-se campeão mundial pela terceira vez em três dias, ao findar no Mundial de O-BTT, os 5,8 quilómetros de percurso da prova de sprint, em 17 minutos e 39 segundos.

“Três provas, três títulos não estava à espera porque os adversários são muito bons, já competi com muitos deles em mundiais de elites e sabia que não ia ser fácil, principalmente o Maxim Zhurkin, que é um excelente atleta, e para o vencer é preciso trabalhar muito” revela o atleta, que durante o último ano se preparou para este campeonato e competindo em casa lutou até ao fim para obter os melhores resultados.
Carlos Simões, de 41 anos, e inserido no escalão H40, conquistou também o topo do pódio na distância média e longa e fez história ao ser o primeiro português a receber a medalha de ouro em Campeonatos Mundiais da modalidade, “é bom ser o primeiro português masculino a conquistar a medalha de ouro e espero que estas minhas vitórias abram outras portas para a divulgação da modalidade que não é muito conhecida no nosso país”, refere com satisfação Carlos Simões.
Carlos Simões não foi o único português a subir ao pódio em Santiago do Cacém, Susana Pontes, também no escalão H40, arrecadou o bronze também em sprint, numa competição que a dinamarquesa Nina Hoffmann acabou por vencer.
Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, receber uma prova da taça do mundo é um motivo de satisfação para o município “é colocar Santiago do Cacém na alta-roda do desporto mundial e do ponto de vista turístico é muito importante porque recebemos muitos atletas de diversos países e podemos mostrar aquilo que de melhor temos. Sendo o campeão mundial da nossa terra é uma enorme felicidade”.
O Campeonato do Mundo de O-BTT decorreu entre 11 e 13 de outubro em Grândola, Sines e Santiago do Cacém e foi organizado pela Federação Portuguesa de O-BTT em parceria com as Câmara Municipais dos três municípios.
Muitos dos atletas que participaram nesta prova mostraram a vontade de voltar à nossa região para aqui realizarem estágios, nomeadamente atletas oriundos dos países nórdicos. Para Augusto Almeida, Presidente da Federação, “esta é uma possibilidade que tem muito potencial e esta prova realizou-se aqui pelas excelentes condições existentes para a prática da modalidade. Já temos vários pedidos de atletas do norte da Europa para virem treinar no inverno. É uma mais- -valia imediata quer desportiva, quer turística assim se reúnam as condições e os apoios para a concretizar”.

Fonte - CMSC

Sem comentários: