Na idade escolar, tal como em outras fases do crescimento e
desenvolvimento da criança, a alimentação saudável é um dos fatores
determinantes para o normal e concordante crescimento, desenvolvimento e
promoção da sua saúde, prevenindo por outro lado, doenças associadas à
má alimentação, das quais a mais conhecida e difundida é a obesidade.
Assim, o consumo de alimentos de qualidade e em bom estado de conservação deverá ir ao encontro das necessidades diárias das crianças e incluir necessariamente os diferentes alimentos dentro de cada grupo da nova Roda dos Alimentos, nas porções indicadas.Os hábitos alimentares aprendidos durante a infância determinam os comportamentos alimentares na idade adulta.
Os pais, a família e os educadores em geral desempenham um papel muito importante na aprendizagem do “saber comer” porque, à semelhança do que acontece noutras áreas do saber, as crianças não estão dotadas de conhecimentos para escolher os alimentos em função do seu benefício e valor nutricional. As crianças apreendem os hábitos alimentares através da observação dos adultos, vivenciando a escolha, preparação e confeção dos alimentos.
Neste contexto, a Direção-Geral do Consumidor e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas disponibilizam este guia com orientações sobre o modo como a escola, através dos educadores de infância, dos professores, dos responsáveis por estabelecimentos de ensino e de todo o pessoal que neles trabalha, deve complementar o papel dos pais na educação alimentar.
O guia que agora se disponibiliza assume maior relevância tendo em conta que a escola é hoje o local onde muitas crianças recebem grande parte da alimentação diária.
Consulte aqui o GUIA
Voltar à página alimentação
Sem comentários:
Enviar um comentário