sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quais são os objectivos dos educadores/treinadores de Futebol de jovens?

Os treinadores dos escalões de formação, têm como principal objectivo, contribuir para uma formação adequada dos jovens, mas incentivando sempre o desejo e o gosto pela vitória, já que desejar vencer é uma ambição de qualquer ser humano. Não se trata, contudo, de vencer a todo o custo, pondo em causa a formação dos jovens jogadores.
Objectivos específicos dos educadores/treinadores de jovens:

  • Conhecer bem os jovens que treina, bem como as características das suas diferentes fases de desenvolvimento;

  • Contribuir para o desenvolvimento das capacidades específicas (físicas, táctico-técnicas e psíquicas) do Futebol, de acordo com as capacidades e as necessidades dos jovens;

  • Contribuir para a formação geral e integral do cidadão comum;

  • Promover o gosto e o hábito pela prática desportiva, proporcionando prazer e alegria nos jovens praticantes, através das actividades a desenvolver;

  • Dirigir as expectativas dos jovens e dois seus familiares de uma forma realista;

  • Dirigir as suas acções, valorizando fundamentalmente o esforço e o progresso na aprendizagem, colocando em primeiro lugar os interesses dos atletas e só depois as vitórias da equipa.
Segundo Papaioannou (1995), a adopção de um ambiente muito orientado para aprendizagem e pouco orientado para o rendimento é o mais adequado para crianças e jovens, tendo em vista a maximização da motivação e da realização de todas as suas capacidades.

in O Ensino do Futebol 7 – Um jogo de iniciação ao futebol de 11
Do Blogue: formacaofutebolde7.blogspot.com

Voltar à página: Artigos de opinião