sábado, 5 de outubro de 2013

Seleção Distrital de Seniores da AFS - Alcochetense, Almada e Fabril, são os clubes com mais jogadores na convocatória

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
MONTE DE CAPARICA, 07 OUTUBRO 2013

A terceira sessão de treinos de preparação da Selecção Distrital da AF Setúbal, realiza-se esta segunda-feira, no Campo Rocha Lobo, noMonte de Caparica. Nesta  convocatória, fazem-se representar nove clubes, com um total de 23 jogadores.

Resultados e classificações do fim-de-semana de 05 e 06 de outubro


Clubes do Distrito de Setúbal

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

KINESIO QUÊ?

Kinesiology Tape chega trazendo técnica no tratamento muscular.

Depois das meias de compressão, é a vez, das bandagens tomarem conta das ruas. Nascida na Ásia, a terapia com fitas elásticas adesivas – as “Kinesiology Tapes” – promete melhorar a performance na corrida e reduzir a dor causada por lesões musculares.

“A técnica consiste em aplicar a bandagem em pontos de dor, articulação, ventre muscular, dentre outros”, descreve o fisioterapeuta. Tudo isso sem a ajuda de medicamentos, já que é no alongamento e na contração dos músculos que reside o efeito. O resultado é uma ativação muscular localizada e aumento do fluxo sanguíneo, já comprovados por eletromiografia e ultra sonografia.

FASCITE DO CORREDOR


Um atrito por movimento repetitivo pode causar dor na região lateral do joelho, provocar um processo inflamatório e tirar você das pistas. 

A corrida de longa distância é atualmente uma das mais populares atividades desportivas envolvendo milhões de pessoas em todo o mundo. Seja em carácter competitivo ou recreativo, é praticada por jovens e velhos, homens e mulheres, e não exige grandes investimentos por parte de seus praticantes.

Ela obedece um padrão cíclico de movimentos rápidos e complexos realizados de maneira sincrônica e individualizada para cada corredor – enquanto um dos membros inferiores sofre impactos repetitivos contra o solo, o outro está no ar. Durante a corrida, a articulação do joelho realiza movimentos sequenciais de flexão e extensão comandados pela musculatura que se fixa ao joelho por meio de tendões ou de fascias fibrosas – como ocorre na parte lateral da coxa, onde se localiza o trato ílio-tibial, que se movimenta para trás quando o joelho está flexionado a aproximadamente 30 graus, provocando atrito contra a parte óssea.

QUE DOR É ESSA?

Saiba quais são as lesões mais comuns em corredores e atletas e os seus sintomas – para que você procure um médico o quanto antes!

Quando se tem um objetivo claro em mente, a vontade de treinar e se superar muitas vezes é maior do que a própria capacidade do corpo. É preciso tomar muito cuidado para que a ansiedade não leve a um excesso de esforço, principalmente se o tempo de descanso não for adequado. Quando o estímulo gerado pela corrida excede a capacidade do organismo de se recuperar, o resultado não poderia ser outro: as temidas lesões.

Claro, que há muitas outras questões, que influenciam o aparecimento e a gravidade dessas lesões. Há desde fatores intrínsecos, relacionados diretamente às características fisiológicas do corredor, como idade, sexo, alinhamento dos membros inferiores, tipo de pisada, desequilíbrios musculares e histórico de lesões, até fatores extrínsecos, que remetem ao planeamento e ambiente dos treinos.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os valores éticos no Desporto projectam-se em acções de sensibilização

A AF Setúbal está de mãos dadas com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) na promoção e divulgação da iniciativa criada pela entidade nacional. “Move-te por valores” é o slogan da campanha promovida pelo PNED que se prolongará até 2015.
A campanha, iniciada em 2012, assume por esta altura um reforço na divulgação dos objectivos a que se propõe. Um conjunto de importantes alertas, aconselhamentos e sugestões, onde sobressai a «promoção dos valores éticos associados ao desporto junto da população em geral, especialmente crianças e jovens».

Na região de Setúbal, a organização da campanha está a cargo da Direcção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, que está disponível para desenvolver as ações de sensibilização sobre ética desportiva junto da população juvenil.

Mais informações sobre o programa de acção do PNED, pode ser consultado em http://www.pned.pt/.

Fonte: Notícias da AFS

Voltar à página: Artigos de opinião

DÚVIDAS SOBRE DOR NAS COSTAS

Estudos revelam: mais de 80% das pessoas já sofreram um episódio de dor lombar na vida.

1. A dor nas costas pode desaparecer por conta própria?
Às vezes. A dor nas costas é o segundo motivo que leva as pessoas ao médico, perdendo apenas para gripes e resfriados. Na maioria das vezes, desaparece por conta própria, sem a necessidade de qualquer intervenção médica. Normalmente, tomar um analgésico ou um anti inflamatório, juntamente com a redução das atividades do dia-a-dia, faz a dor ir embora sozinha.

Covocadas 17 atletas para Seleção Distrital de S/21 de Futsal

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
CHARNECA DA CAPARICA, 06 OUTUBRO 2013

Vai realizar-se no dia 06/10/2013, domingo, pelas 15:45, no Pavilhão Municipal da Charneca da Caparica, o 3º  treino da Seleção Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Setúbal, fim de preparar-se para o Torneio Nacional Inter-Associações Futsal Feminino SUB/21 - Fase Zonal (Zona Sul), a disputar no período de 1 a 3 de Novembro de 2013, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Calendário de Juniores da 2ª Divisão da AF de Setúbal foi reformulado

O Campeonato Distrital de Juniores da 2.ª Divisão, que inicialmente era para ser disputado por 13 clubes, afinal vai ter apenas 11 participantes, com início a 12 de outubro.

Primeiro foi a desistência do Zambujalense e agora mais recentemente o Estrela de Santo André. Por esta razão, a Associação de Futebol de Setúbal procedeu à reformulação do sorteio que vai ditar a folga de uma das equipas em todas as jornadas.

Os dois primeiros classificados são promovidos à primeira divisão distrital sendo o título de campeão atribuído ao clube que terminar no primeiro lugar.

Benjamins de 1º ano, da AF de Setúbal, com calendário definido da 1ª Fase


Realizou-se no dia 27.09.2013 pelas 15:00 horas, no AUDITÓRIO DA SEDE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL, sito na Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral nº. 1, em Setúbal, o sorteio do Campeonato Distrital de Benjamins de 1º ano, da AF de Setúbal.


Sistema de Prova: Competição composta por 6 (seis) Series com 7 (sete) clubes cada, por pontos, a duas (2) voltas, para apuramento de 8 (oito) clubes que passarão à Fase seguinte.

COMO PREVENIR A DOR LOMBAR


Pilates e caminhada ajudam você a ficar longe do incómodo.

A dor na região lombar é uma queixa bastante comum. Também chamada de lombalgia, é aquele incómodo que vira e mexe a gente sente na parte inferior da coluna vertebral.

 Geralmente, as pessoas acreditam que é resultado de má postura no ambiente de trabalho ou durante afazeres domésticos, mas na realidade a dor lombar pode ser causada por fatores divididos em três categorias.

LOMBALGIA E CORRIDA


Saiba por que a dor na coluna lombar é uma das principais queixas entre os corredores e aprenda a prevenir o problema.

As corridas de rua vêm aumentando exponencialmente ano a ano. Até o início desta década, eram menos de 100 provas anuais; atualmente, são mais de 600 corridas por ano. Estima-se que existam no país mais de 4 milhões de corredores, sendo que pelo menos 300 mil disputam corridas de rua.

A corrida é um desporto que não exige habilidade específica, como outras modalidades. Por isso, qualquer um, teoricamente, pode iniciar treinos de corrida ou até mesmo participar de uma prova. Entretanto, é necessário ter boas condições de saúde e um preparo físico adequado para iniciar a corrida – assim como em qualquer outro tipo de atividade física.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

RECUPERAÇÃO PÓS-TREINO: UM TEMA EM EVIDÊNCIA!!!

Metas cada vez mais audaciosas: esta é realidade com a qual me deparo diariamente no consultório médico.

O desejo de performance faz com que fechar planilhas semanais de treinos se torne uma verdadeira obsessão por parte dos atletas amadores. Aquela Medicina que antes se preocupava em identificar riscos cardiovasculares e em curar lesões decorrentes da prática desportiva também teve que mudar seu foco! Prevenção e Recuperação tornaram-se palavras de ordem no dia-a-dia daqueles que procuram performance com saúde!

Agenda de fim-de-semana de 05 e 06 de outubro


Clubes do Distrito de Setúbal

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CICATRIZAÇÃO EM TEMPO RECORDE

Já ouviu falar em plasma rico, em plaquetas? Método promete abreviar em 50% o tempo de recuperação de lesões, amenizando a dor e acelerando o processo de cura.

Sofrer algum tipo de lesão. Esse é o maior medo de qualquer corredor. Só de pensar nas dores, o tempo longe das pistas, uma possível intervenção cirúrgica, as provas perdidas, o condicionamento indo pelo ralo, é de dar calafrios! Todos sabem que, para fugir desse pesadelo, há um conjunto de regras básicas de prevenção, como fortalecer músculos, planear uma evolução gradual dos treinos, respeitar o tempo de descanso adequado, dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, não extrapolar os limites. Na teoria é fácil, já na prática…Quem nunca escorregou em pelo menos um desses itens? Sem contar as lesões inevitáveis, provocadas por algum trauma físico.

RECUPERE COM A TERMOTERAPIA


Como o gelo e o calor podem ajudar você a se livrar de contusões.

Quem nunca, depois de se lesionar, recorreu ao gelo? Pois é, o medo de ficar longe das pistas é tremendo e a termoterapia está aí para ajudar você nesses momentos. Cuidados simples, como colocar o gelo ou uma compressa quente, podem amenizar diversas dores, como as de lesões musculares e articulares, e até acelerar a recuperação. Para tirar tudo de bom que esse tratamento tem a oferecer, é preciso saber quando e como aplicar cada compressa.

Sorteio da III eliminatória da Taça de Portugal


Os clubes da Associação de Futebol de Setúbal conheceram hoje os seus adversários, cabendo ao CD da Cova da Piedade deslocar-se a Portimão para jogar com o Portimonense, “O Grandolense” visita a Sertã para medir forças com o Sertanense, já o Vitória de Setúbal recebe em casa o Alcanenense.

O sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal teve lugar esta segunda-feira, no Auditório "Manuel Quaresma", e já incluiu equipas da Liga Zon Sagres.

COMPRESSA QUENTE OU FRIA?

Especialistas explicam qual o melhor momento para usar cada uma e ficar livre das dores.

A corrida está entre as atividades mais recomendadas quando o assunto é o cuidado com a saúde. Entretanto, por mais que tome as devidas precauções, quem treina está sempre sujeito a lesões. Por isso, é preciso saber amenizar as dores e os danos musculares, para acelerar a recuperação e evitar que o problema se agrave.

Segundo os fisioterapeutas nos traumas agudos com menor gravidade, o resfriamento da região, nas primeiras 72 horas, reduz os sintomas da resposta inflamatória produzida pelo choque. “Agir rapidamente nessas situações diminui as possibilidades de inchaço (edema), dores, vermelhidão, aumento da temperatura local e o ciclo dor-espasmo-dor.

domingo, 29 de setembro de 2013

Ranking da Formação-AF Setúbal-2013/14

Atualização de 29 de setembro de 2013

Depois do iniciadas as competições Nacionais e Distritais de futebol de 11, chegou a vez de entrarem em ação as provas da Variante de Futebol de 7, com o início do Campeonato Distrital de Infantis de 1º ano.

No Ranking Global continua na frente o Vitória FC,  com grande diferença pontual, seguido do CD Cova da Piedade e do FC Barreirense.

Na Variante de Futebol de 11 repete-se o mesmo pódio, com a troca do FC Barreirense pelo BM de Almada. No pódio da Variante de Futebol de 7, o Almada AC assume a liderança, seguido no 2º lugar por 16 equipas.

Alterações ao Regulamento de Provas Oficias (RPO) da Associação de Futebol de Setúbal

REGULAMENTO DE PROVAS OFICIAIS (RPO) – AF SETÚBAL
ALTERAÇÕES RELACIONADAS COM A PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPAS  “B”
A VIGORAR A PARTIR DA ÉPOCA DESPORTIVA 2013/14
 
Transcrevemos na íntegra o comunicado oficial nº 003 de 1 de julho de 2013, época 2013/14, da Associação de Futebol de Setúbal, sobre a matéria acima.

Chamamos a atenção, em relação a Benjamins e Infantis, para os comunicados oficiais nº 33 e 34 da AFS, no que diz respeito à nova denominação das equipas. 

“Para conhecimento dos clubes filiados, órgãos de comunicação social e demais interessados, comunicamos que procedemos a alterações no Regulamento de Provas Oficias (RPO) da Associação de Futebol de Setúbal, a vigorarem a partir da presente época desportiva de 2013/2014, passando os pontos 102.09; 102.09.01; 102.09.02; 102.09.03 a terem a seguinte redação:

Ranking da Formação-Futsal-AF Setubal-2013/14

Atualização: 29 de setembro de 2013

Estamos ainda no início das competições, com apenas os campeonatos distritais de Juniores e Juvenis iniciados, destacam-se nesta fase, a equipas da Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, no 1º lugar do pódio, seguida pelas equipas do Grupo Desportivo Escola Básica D. João I, no 2º e do Centro Cultural Desportivo Paivas no 3ª posição.

A HORA DO GELO

Crioterapia ajuda corredores na recuperação pós-treino, na prevenção de lesões e na reabilitação.

A crioterapia, tratamento baseado nos efeitos terapêuticos das baixas temperaturas, tem-se mostrado uma grande aliada dos corredores na recuperação e na prevenção de lesões. Entre seus benefícios, a técnica tem poder analgésico, diminui os espasmos musculares e é de fácil aplicação.