quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DÚVIDAS SOBRE DOR NAS COSTAS

Estudos revelam: mais de 80% das pessoas já sofreram um episódio de dor lombar na vida.

1. A dor nas costas pode desaparecer por conta própria?
Às vezes. A dor nas costas é o segundo motivo que leva as pessoas ao médico, perdendo apenas para gripes e resfriados. Na maioria das vezes, desaparece por conta própria, sem a necessidade de qualquer intervenção médica. Normalmente, tomar um analgésico ou um anti inflamatório, juntamente com a redução das atividades do dia-a-dia, faz a dor ir embora sozinha.

2. Quais são as causas mais comuns para o surgimento do incómodo?
Na maioria dos pacientes, a dor nas costas é causada por tensão muscular ou espasmos. As alterações degenerativas nos ossos, nas articulações e nos ligamentos também podem contribuir para os sintomas de dor. Causas menos comuns incluem a compressão do nervo ou uma vértebra fraturada. No entanto, a obesidade e o tabagismo podem favorecer o aparecimento do problema. Estar acima do peso gera mais estresse sobre a coluna vertebral e pode provocar o avanço das alterações degenerativas. Fumar reduz o fornecimento de sangue para os ossos da coluna, causando também uma degeneração acelerada.

3. O que fazer para prevenir a dor nas costas?
Apesar de a coluna ser um sistema muito complexo de ossos, nervos, músculos, discos e outros tecidos, é possível mantê-la saudável. Aqui estão os itens que aparecem no topo da lista de recomendações: fazer exercícios físicos regularmente, não fumar, controlar o peso corporal e procurar manter uma postura adequada no dia-a-dia, principalmente ao abaixar o corpo ou levantar objetos pesados. A Sociedade Norte-Americana de Coluna, na pesquisa 9 for Spine, ainda faz outras recomendações: fortalecer os músculos das costas, verificar a postura frequentemente ao usar laptop, smartphone ou tablet e manter os ossos fortes e saudáveis, verificando sempre suas taxas de cálcio e vitamina D.

4. Quando procurar um médico para tratar o problema?
Cerca de 90% das pessoas que sofre com dor nas costas melhora sem tratamento. Mas se o problema persistir por mais de uma semana, é preciso investigar as causas. Um clínico geral pode chegar se é necessário ou não a realização de raio-X e/ou outros exames de imagens das costas. O raio-X vai determinar se existe uma fratura por compressão das vértebras lombares. Se você tiver sintomas de dor, fraqueza ou dormência nas pernas, o médico pode pedir uma ressonância magnética para averiguar se está ocorrendo compressão da medula espinhal e das raízes nervosas.

5. Preciso marcar consulta com um neurocirurgião especializado em coluna?
Só se o clínico geral fizer essa recomendação. A maioria das pessoas que sentem dor nas costas não necessita de cirurgia da coluna, mas de tratamentos complementares, tais como fisioterapia, injeções ou medicamentos que aliviam os sintomas – que podem ser indicados por um médico de qualquer especialidade. A cirurgia da coluna é recomendada em cerca de 1% dos casos, com diagnósticos muito específicos.

6. Quais são os tipos de dores nas costas que necessitam de cirurgia?
A compressão dos nervos espinhais ou da medula espinhal, causada pela hérnia de disco ou pela estenose lombar, é o diagnóstico mais comum que pode levar à cirurgia. As vértebras da coluna são amortecidas por discos esponjosos, que agem como se absorvessem o choque para a coluna vertebral. Quando um disco está danificado por lesão ou por desgaste regular, uma hérnia de disco pode surgir. Já a estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral que pode levar à compressão dos nervos que saem da coluna vertebral, causando dor. Se a ressonância magnética da coluna vertebral mostrar uma dessas condições, o paciente pode ter que encarar uma cirurgia de coluna.

Sem comentários: