quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COMO PREVENIR A DOR LOMBAR


Pilates e caminhada ajudam você a ficar longe do incómodo.

A dor na região lombar é uma queixa bastante comum. Também chamada de lombalgia, é aquele incómodo que vira e mexe a gente sente na parte inferior da coluna vertebral.

 Geralmente, as pessoas acreditam que é resultado de má postura no ambiente de trabalho ou durante afazeres domésticos, mas na realidade a dor lombar pode ser causada por fatores divididos em três categorias.

Os predisponentes são classificados como genéticos e aparecem por deformidades, posturas viciosas, tabagismo, aumento de peso, atividades de alto impacto e doença degenerativa da coluna. Já os desencadeantes são caracterizados por traumas agudos ou repetidos e lesões por sobrecarga. Há ainda os mantenedores: estresse, sedentarismo, depressão, ansiedade, distúrbios do sono e fraqueza muscular. É importante ressaltar que os fatores predisponentes variam de acordo com a situação anatômica, estática e dinâmica de cada pessoa. Dessa forma, podem, em conjunto, provocar um quadro de dor que atinge as nádegas e o cóccix.

Prevenção acima de tudo
Para evitar o problema, a ordem é manter a musculatura estabilizadora da coluna com boa função e performance. O ideal é realizar exercícios que trabalhem os músculos internos do abdominal (transverso, oblíquo interno e psoas ilíaco). Muitas técnicas são indicadas: pilates, RPG, anti ginástica e hidroterapia mostram resultados efetivos a médio e a longo prazo. O segundo ponto é a proteção dos discos vertebrais, que deve ser feita com modalidades aeróbicas de baixo impacto – em dias alternados e com um tempo acima de 25 minutos. Uma caminhada com velocidade constante de 5 a 6 km/h é a catividade mais recomendada. A prática aumenta o aporte de oxigénio para dentro do disco e promove a regeneração mais rápida. Com isso, quando o disco sofrer alguma agressão, a recuperação vai ocorrer de forma impercetível.

Tratamentos recomendados
Em alguns casos, antes de partir para sessões de pilates, a fisioterapia especializada na coluna é o passo inicial. Um diagnóstico funcional do problema é feito, para que seja aplicada uma técnica individualizada e dirigida a cada músculo. O objetivo é realizar a reprogramação dos movimentos de forma rápida, com base em uma análise precisa. Assim, evita-se o agravamento do quadro durante os exercícios. Além disso, reduzir o stress com técnicas de relaxamento, seguir uma dieta rica em fibras cruas e não descuidar da hidratação diária com líquidos naturais são medidas imprescindíveis para você manter a sua coluna protegida.

Sem comentários: