quarta-feira, 2 de outubro de 2013

LOMBALGIA E CORRIDA


Saiba por que a dor na coluna lombar é uma das principais queixas entre os corredores e aprenda a prevenir o problema.

As corridas de rua vêm aumentando exponencialmente ano a ano. Até o início desta década, eram menos de 100 provas anuais; atualmente, são mais de 600 corridas por ano. Estima-se que existam no país mais de 4 milhões de corredores, sendo que pelo menos 300 mil disputam corridas de rua.

A corrida é um desporto que não exige habilidade específica, como outras modalidades. Por isso, qualquer um, teoricamente, pode iniciar treinos de corrida ou até mesmo participar de uma prova. Entretanto, é necessário ter boas condições de saúde e um preparo físico adequado para iniciar a corrida – assim como em qualquer outro tipo de atividade física.

A lombalgia (dor na coluna lombar) é uma das principais queixas entre os corredores, uma vez que a corrida é uma atividade física que depende da ação da musculatura do tronco para manter você em uma postura correta durante um longo período de tempo.

A coluna lombar funciona como ponte de transmissão de forças entre os membros inferiores e o tronco, fazendo movimentos básicos de flexão, extensão e rotação. A dor ocorre por um problema mecânico: os músculos não estão suficientemente alongados para permitir uma amplitude total de movimentos do tronco e do quadril. Dessa forma, sofrem mínimas lesões por estiramento durante posturas inadequadas ou movimentos bruscos, resultando em uma resposta de espasmo muscular.

Vários fatores contribuem para o surgimento das lombalgias mecânicas em corredores – como o desequilíbrio das forças entre os grupos musculares flexores e extensores do tronco, cargas repetidas ou excessivas na coluna lombar, vícios de postura durante a corrida, menor flexibilidade nos grupos musculares do tronco e membros inferiores, intervalos curtos de descanso entre treinos, fadiga muscular, aumento do treinamento ou treino em pisos rígidos e/ou com ténis inadequado.

No entanto, é possível prevenir lombalgias. Sessões de alongamento e fortalecimento são imprescindíveis. Os exercícios de alongamento devem ser feitos de forma contínua e progressiva, sem sobressaltos, até o limite da dor. O atleta deve permanecer na posição alongada de 20 a 30 segundos, preferencialmente sentado e trabalhando tanto os músculos dos membros superiores quanto inferiores.

Os exercícios de fortalecimento devem envolver a musculatura para vertebral, pélvica e abdominal (musculatura do core). Esses exercícios são importantíssimos para a proteção da coluna. Além disso, o excesso de peso na região abdominal é outra causa na ocorrência das lombalgias, pois muda o centro de gravidade do corpo, exercendo sobrecarga constante sobre a lombar e facilitando o surgimento de lesões, principalmente nas atividades de impacto como a corrida.
 
Portanto, fique atento. E se as dores forem persistentes, procure um médico.

Sem comentários: