sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Rafael Delaunay Gomes, tri-atleta formado na Escola de Duatlo e Triatlo do Clube Amiciclo de Grândola participa amanhã, no Havai, no Ironman World Championship

Trata-se de uma competição internacional de triatlo organizada pelo WTC – World Triathlon Corporation, que vai já na 39ª edição e que é considerada uma das mais duras do mundo, justificada pelas longas distâncias que têm que ser feitas pelos atletas participantes; são 3.500 metros a nadar, seguidos de 180 km de bicicleta e termina com o segmento de corrida com a distância de uma maratona, ou seja, 42.195 metros.

De referir que cerca de 200.000 tri-atletas competem em provas do circuito mundial Ironman, mas apenas 1.700 lugares estão destinados à competição em Kona no Havai, que é considerada a “meca” do Triatlo Ironman. Em disputa estão 650.000 Dólares em prémios. 

O Grandolense Telmo Falcão sobe ao pódio do Hero MTB Himalaya

A prova, considerada uma das mais duras do mundo, decorreu na Índia de 27 de setembro a 4 de outubro e foi disputada por cerca de 100 atletas em representação de 10 países.

Naturalmente orgulhoso da sua participação, Telmo Falcão explicou que “O principal objetivo da participação nesta prova era chegar ao fim, no entanto com o desenrolar da prova senti que era possível ir mais além devido ao lugar em que terminava as etapas, fui acumulando terceiros lugares e o “sonho” de fazer historia na minha historia parecia cada vez mais perto e foi um andar constante todos os dias acima da intensidade com que costumo pedalar, sofrer como nunca tinha sofrido em cima da bicicleta, tentar andar depressa mas com a segurança necessária para não correr risco de quedas nem avarias mecânicas resultaram numa alegria e emoção inexplicáveis como nunca tinha sentido na vida a nível desportivo”.

Barreiro »»» “Yoga no Parque” no terceiro domingo de cada mês a partir de dia 18 de outubro

A partir de dia 18 de outubro, “Yoga no Parque” será mais uma atividade que se realizará no Parque da Cidade. Aberta à população, esta iniciativa, no terceiro domingo de cada mês, a partir das 11h30, terá lugar na tenda, após a aula de “Aeróbica no Parque” (todos os domingos, às 10h00). “Yoga no Parque” será ministrado pelo Centro de Yoga – Ás. Barreiro.

Os interessados poderão levar um colchão/esteira de ginástica/yoga, ou, apenas, toalha para maior conforto.

Foto e texto: Câmara Municipal do Barreiro

Ginástica Sénior movimenta mais de 700 pessoas do Concelho do Barreiro

Através de um numeroso conjunto de projetos e serviços, a Autarquia do Barreiro quer melhorar a qualidade de vida e combater o sedentarismo da população sénior do Concelho. Um dos exemplos em que se procura implementar estilos de vida saudáveis, bem como estimular a criação de momentos de convívio e lazer é o programa “Mexe com a Idade”.

O desejo de um bom início de ano desportivo foi deixado aos alunos de cada uma das turmas de Ginástica Sénior que, este ano, são já 740. Este projeto, disse Regina Janeiro, tem vindo a crescer de uma forma sustentada e o número de praticantes é já muito significativo.

Barreiro »»» Ganhar com o desporto: por Miguel Minhava

Transcrevemos aqui na íntegra, com a devida vénia, o extenso artigo de Miguel Minhava, publicado no jornal "Rostos Online.

"O Barreiro pela sua história no Desporto deve pensar em grande. É obrigatório que a cidade consiga organizar “eventos âncora”, eventos esses que se afirmem como uma marca da cidade, e que possam atrair visitantes ao município. As infraestruturas existem, apesar de não possuirmos uma grande quantidade de recursos"

"Muitas vezes ouvimos o lugar-comum, “ganhar e perder é desporto”. Parece-me que cada vez mais a cidade do Barreiro tem que ganhar com o desporto. A nossa cidade tem uma história que dificilmente se dissocia da actividade desportiva, tendo vários barreirenses, ao longo dos anos, ocupado lugares de destaque no panorama desportivo nacional e internacional.

Agenda Semanal » Jogos a realizar no período de 9 a 15 de outubro de 2015

Agenda das competições de Futebol de 7, Futebol de 11 e Futsal da da Associação de Futebol de Setúbal e Campeonatos Nacionais onde participam os clubes da região, a disputar na semana de 9 a 15 de outubro de 2015.

Consulte abaixo os jogos a realizar:

Seleção Distrital de Futsal Sub-17 da AF Setúbal segue preparação, dia 11 de outubro, na Charneca de Caparica

A seleção distrital de futsal de sub-17 masculina,  prossegue a preparação, no dia 11 de outubro de 2015, domingo, pelas 14:45 horas, com a realização de mais um treino, no Pavilhão Municipal da Charneca de Caparica.

Esta preparação tem em vista a participação na Fase - Zonal Sul, do Torneio Nacional Inter-associações Sub/17 Masculino de Futsal, a disputar no período de 18 a 20 de Dezembro de 2015.

Para este treino o selecionador distrital, Paulo Santos, convocou 22 jogadores de 8 emblemas da região. O Grupo Desportivo Escola Básica D. João I é o clube que cede mais jogadores a esta seleção com 7, seguido do Clube Recreativo Piedense com 5. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Em outubro »»» Almada Mexe Comigo

Em outubro, faça exercício físico com as várias atividades que o programa Almada Mexe Comigo tem para si. Passeios de BTT, caminhadas, um workshop de bootcamp, ou simplesmente aulas abertas de yoga são algumas das sugestões.

Em outubro, o programa Almada Mexe Comigo volta a fazer o convite para participar nos passeios e atividades físicas, que decorrem em vários espaços públicos do Concelho. 

Para participar nas atividades só precisa de se inscrever previamente e levar roupa adequada.

Registe-se aqui para receber a informação atualizada do programa Almada Mexe Comigo. Programa completo -  (pdf 5 MB).

Fonte: Câmara Municipal de Almada

Desporto »»» Agenda dias 10 e 11 de outubro, sábado e domingo, Alcácer do Sal

Caminhada de Solidariedade da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Alcácer do Sal , dia 10 de outubro, sábado, 9h30, Largo dos Açougues.
Apoio: monitora Inês Carraça; União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana

Atlético Clube Alcacerense vs GD “Os Amarelos”
Dia 10 de outubro, sábado, 10h30, Estádio Municipal de Alcácer
Jogo a contar para o Campeonato Distrital de Infantis – 2º ano, sub/13, série B

Atletismo »»» Corrida solidária “Mover”: no dia 11 corra por uma boa causa!

No próximo dia 11 de outubro participe na corrida e marcha solidária “Mover!”, uma iniciativa da Liga Portuguesa contra as doenças reumáticas que assinala o Dia Mundial do Doente Reumático. As partidas estão marcadas para as 10h00 (marcha – 4km) e 10h10 (corrida – 10km), em Belém.

Os interessados em participar devem consultar a página do evento http://xistarca.pt/eventos/corrida-mover, através do qual podem efetuar a inscrição.

Fórum Desportivo da Seixalíada debate os jogos tradicionais


Na abertura do encontro estarão presentes representantes da Câmara Municipal do Seixal, da Comissão Organizadora da 32.ª Seixalíada e da Associação de Coletividades do Concelho do Seixal.

O debate conta com a participação de João Alexandre, da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

Os jogos tradicionais são uma peça fundamental da história e da cultura portuguesa e uma forma divertida de praticar desporto.

Setúbal recebe a Bandeira de Cidade Europeia do Desporto 2016

A Bandeira de Cidade Europeia do Desporto 2016 é entregue a Setúbal a 18 de novembro, em cerimónia a realizar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica.

A cerimónia, com início às 16h00, na qual marcam presença outras cidades e capitais europeias galardoadas em 2016 pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, é presidida pelos membros do Parlamento Europeu Santiago Fisas Ayxelà, de Espanha, e Andrey Kovatchev, da Bulgária.

Natação »»» A Associação Naval Amorense na "Concentração Interterritorial Juvenis - ANL 2015"

A Associação Naval Amorense tem 3 nadadores selecionados para a concentração interterritorial de juvenis promovidos pela Associação Natação Lisboa em colaboração com a ANDS,
 
O estágio vai realizar-se no dia 10 de Outubro de 2015 no Complexo de Piscinas do Jamor.
 
Nadadores da Associação Naval Amorense
João Silva (Juvenil A)
Rafael Aires (Juvenil B)
David Cristino (Juvenil B)

 
Fonte: Associação Naval Amorense

Natação »»» "Travessia Baía Sesimbra 2015" bateu recorde de participantes

Travessia baia sesimbra  3  1 640 640Vasco Gaspar, da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), voltou a ser o primeiro a chegar à meta, ao nadar os 1500 metros entre as Praias da Califórnia e Ouro em 18 minutos e 35 segundos, repetindo o feito pela quinta vez.

Na competição feminina, a primeira a terminar a prova foi Marina Sequeira, também da SFUAP, em 19 minutos e 26 segundos.A Travessia da Baía foi disputada por cerca de 400 atletas, o maior número de participantes de sempre, o que demonstra a importância da competição a nível nacional.

A entrega dos troféus e medalhas aos três primeiros classificados dos vários escalões, federados e não federados, e a todas as equipas realizou-se durante a tarde, no Campo de Jogos da Praia do Ouro.

Professores suecos e polacos aprendem boccia no pavilhão do IF Torrense

O Pavilhão da Torre da Marinha acolhe esta sexta-feira, dia 9 de outubro, entre as 8.30 e as 11 horas, professores suecos e polacos para uma formação sobre boccia, ministrada pela APCAS -Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e ao abrigo do Programa Erasmus +.

Esta não é a primeira vez que o Independente Futebol Clube Torrense apoia uma iniciativa desta associação, que desenvolve trabalho na área da inclusão social e apoio à família da pessoa com paralisia cerebral e outras incapacidades.

O boccia é uma modalidade paralímpica em que a seleção portuguesa se encontra entre as melhores do mundo e pode ser praticado por quem possui vários tipos de limitações físicas, e não apenas por atletas com paralisia cerebral.

A atividade estimula o relacionamento interpessoal, cria um espírito de competição saudável entre os participantes e eleva a autoestima de todos.

Foto e texto: IF Torrense

Palmela Desporto »»» Iniciou-se o Programa de Desenvolvimento da Natação para Colégios e Infantários

Entre outubro de 2015 e junho de 2016, todas as instituições de ensino particular (Colégios e Infantários), que aderiram a este programa de desenvolvimento da natação da Palmela Desporto, reiniciaram as aulas nas piscinas de Palmela e Pinhal Novo.

Com uma frequência semanal, todos os alunos com a idade mínima de três anos de idade de cinco instituições (Colégio Vale dos Pintassilgos, em Palmela, Colégio Dom Luís, Crescer no Campo, Fundação COI e União Social Sol Nascente da Marateca – Os Cenourinhas, estes quatro em Pinhal Novo).

Natação »»» O "APRENDER A NADAR 2015/2016" vai começar no Palmela Deporto

O “Aprender a Nadar” irá reiniciar-se em 5 de outubro na Piscina de Palmela, com a turma da escola básica de Cabanas, da Professora Fátima Guilherme, com 24 alunos, e na Piscina de Pinhal Novo, com as primeiras turmas a pertencerem às escolas básicas José Saramago, de Poceirão, das Professoras Maria Helena Correia, com 20 alunos e Sandra Sage, com 19 alunos, à escola básica do Bairro Alentejano, da professora M.ª Isabel Cruz, com 22 alunos e à escola básica de Brejos do Assa 1, da professora Teresa Marques, com 23 alunos.

Passeio Informal no Barreiro em BTT »» Passeio guiado com um percurso de cerca de 30Km

É já no próximo domingo (11 de Outubro) que a Associação de Cicloturismo Fidalbyke (ACF), em parceria com a Camara Municipal do Barreiro (CMB) vai realizar o 3º PIB deste ano.

É um passeio guiado com um percurso de cerca de 30Km com dificuldade baixa, quer física quer técnica, e que se destina a todas as idades. É feito à velocidade do atleta menos bem preparado e é adequado às famílias e aos principiantes nestas coisas do BTT e para quem gosta de se divertir com as amigos a andar de bicicleta ou a pôr a conversa em dia…..enfim, é para todos.
 
Com os PIB pretende-se pôr mais pessoas de todas as idades a praticar desporto e a divulgar o uso da bicicleta como meio lazer e de transporte não poluente.

Basquetebol »»» Transportes Gama, no Seixal, foi palco da apresentação do Galitos Basket do Barreiro

No dia 1 de setembro de 2015, na sede do patrocinador (Transportes Gama-Seixal), realizou-se a conferência de imprensa de apresentação oficial da equipa sénior do Galitos Basket/Transportes Gama, época 2015/16, que irá participar na Liga Portuguesa de Basquetebol, marcando assim o início de mais uma época desportiva. 

Marcaram presença no evento, jogadores, equipa técnica, direção, e os representantes da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto (Presidente) e Regina Janeiro (Vereadora da área do desporto), representantes do patrocinador Transportes Gama e Armindo Pereira (Presidente da Associação de Basquetebol de Setúbal).

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A Seleção de Futsal da AFS de Sub-17 volta a treinar, dia 7 de outubro, no Pavilhão Gimnodesportivo CR Piedense, Cova da Piedade

Com vista à participação na Fase - Zonal Sul, do Torneio Nacional Inter-associações Sub/17 Masculino de Futsal, a disputar no período de 18 a 20 de Dezembro de 2015, a seleção distrital do escalão, prossegue a preparação, no dia 07 de outubro de 2015, pelas 21:30 horas, quarta feira, com mais um treino no Pavilhão Gimnodesportivo CR Piedense, Cova da Piedade.

Para este treino o selecionador distrital, Paulo Santos, convocou 32 jogadores de 10 emblemas da região. O Grupo Desportivo Escola Básica D. João I é o clube que cede mais jogadores a esta seleção com 10, seguido do Clube Recreativo Piedense com 5. 



Ranking da Formação - AF Setúbal - 2015/16

Atualização: 04 de outubro de 2015


Esta semana começaram as competições do Campeonato Distrital de Iniciados, Séries B e C, prosseguiram os Nacionais de Juniores e Iniciados e Distritais de Juvenis da 2ª Divisão de Futebol de 11 .

As competições de Futebol de 7, voltaram a competir as equipas da Divisão de Honra de Infantis de 2º ano e as 1ªs Fases dos Campeonatos Distritais de Infantis e Benjamins de 2ºano.

Os pódios começam a definir-se:
No Ranking Geral e na Variante de Futebol de 11, lidera Vitória Futebol Clube, com o FC Barreirense no 2º lugar e o CD Cova da Piedade.

Taça AF Setábal »»» Seniores de futebol de 11 - Critérios de desempate na fase de grupos


A duas jornadas do fim da competição, a Associação de Futebol de Setúbal divulgou os critérios de desempate, da Fase de Grupos da Taça AFS.

Transcrevemos do comunicado oficial nº. 046 de 5 de outubro de 2015, da referida Associação, sobre a matéria em questão:

" Por lapso não incluímos na nossa Nota Informativa nº. 8 de 19 de Agosto de 2015, os critérios de desempate que devem vigorar na Taça AFS . Fase de Grupos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ranking da Formação de Futsal - AF Setúbal - 2015/16

Atualização: 04 de outubro de 2015


Com as competições distritais dos escalões de Juniores e Juvenis da Associação de Futebol de Setúbal.

Decorridas 4 jornadas sobre o início destes campeonatos o pódio do Ranking está assim ordenado: Clube Recreativo Piedense; Grupo Desportivo Escola Básica D. João I e Futebol Clube São Francisco.

Andebol »»» Campeonato Nacional Seniores Masculinos - 2ª Divisão Zona Sul


Resultados da 2ª 
IFC TORRENSE
 jornada
22-31

CD MARIENSES
SL BENFICA 'B'
26-20
CDE CAMÕES
AC SISMARIA
38-16
GM 1º DEZEMBRO
ALMADA AC
22-35
CCR ALTO MOINHO
JUVE LIS
33-23
ADC BENAVENTE
VITÓRIA FC
27-17
GS LOURES
BOA HORA FC
33-16
ÍLHAVO AC

Hoquei em Patins »»» Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Sul

Resultados da 1ª jornada
Biblioteca IR
5-6
SL Benfica "B"

A Acad. Coimbra
2-3
S Alenquer Benf.

HC "Os Tigres"
3-0
CA Campo Ourique

UDC Nafarros
6-8
HCP Grândola

SC Tomar
8-4
Marítimo SC

AD Oeiras
3-4
AJ Salesiana

GD Sesimbra
3-5
HC Sintra