quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Natação »»» "Travessia Baía Sesimbra 2015" bateu recorde de participantes

Travessia baia sesimbra  3  1 640 640Vasco Gaspar, da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), voltou a ser o primeiro a chegar à meta, ao nadar os 1500 metros entre as Praias da Califórnia e Ouro em 18 minutos e 35 segundos, repetindo o feito pela quinta vez.

Na competição feminina, a primeira a terminar a prova foi Marina Sequeira, também da SFUAP, em 19 minutos e 26 segundos.A Travessia da Baía foi disputada por cerca de 400 atletas, o maior número de participantes de sempre, o que demonstra a importância da competição a nível nacional.

A entrega dos troféus e medalhas aos três primeiros classificados dos vários escalões, federados e não federados, e a todas as equipas realizou-se durante a tarde, no Campo de Jogos da Praia do Ouro.

Este ano, a Travessia da Baía associou-se às comemorações Dia Mundial do Coração, organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia. Antes do início da prova, várias dezenas de atletas, familiares e amigos formaram um enorme coração de balões vermelhos. A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância da prática da atividade física e de estilos de vida ativos para um coração e uma vida mais saudáveis.

Na primeira semana de outubro, tem lugar a Travessia da Baía em natação, uma das mais prestigiadas provas de mar que se realizam em Portugal, que recebe dezenas de nadadores de todo o país.

A competição, com mais de 60 anos, realiza-se entre a Praia da Califórnia e a Praia de Ouro, num percurso com aproximadamente 1500 metros, e é aberta a atletas federados e não-federados.

António Reis Marques conta, no seu livro Breve História do Clube Naval de Sesimbra, que, segundo uma notícia publicada n’O Cezimbrense, no dia 15 de agosto de 1926, "dois nadadores da vila, por sua iniciativa pessoal, fizeram um prova de natação de longa distância, que seria pioneira daquela, que vinte anos depois, organizada pelo Clube Naval e pela Federação Portuguesa de Natação, passou a fazer-se com a designação de Travessia da Baía de Sesimbra".

O êxito dessa primeira travessia, em 1946, levou a Federação Portuguesa da modalidade a repeti-la anualmente, tornando-a uma das provas mais apreciadas e concorridas do calendário de natação no país.
Classificações
Normas de Participação - Federados
Normas de Participação - Não Federados
Texto e Fotos: Câmara Municipal de Sesimbra
    Travessia baia sesimbra  2  1 640 640Travessia baia sesimbra  4  1 640 640Travessia baia sesimbra  1  1 640 640
    Travessia baia sesimbra  5  1 640 640

Sem comentários: