segunda-feira, 10 de maio de 2010

Igualdade de oportunidades e formação

Mensagem censurada no Blog da Academia do BARREIRENSE
Enviada em 04/02/2010 Quinta-feira
Assunto: Igualdade de oportunidades e formação

Não era meu propósito tornar pessoal este tema, mas definitivamente vou fazê-lo, já que esta será a última vez que comunicarei com o clube.
Analisemos então  o período que melhor observei: 21 de Dezembro a 8 de Janeiro:
Antes deste período foi entregue a todos os alunos, um plano de treino, por escrito, contemplando o período de férias do Natal e Ano Novo, com a seguinte programação:
·          21 de Dezembro – Treino
·          22 de Dezembro – Jogo treino
·          29 de Dezembro – Treino
·          30 de Dezembro – Jogo treino
O André Ventura também recebeu este plano e programou as férias tendo isso em consideração.


O que aconteceu então?
·          No dia 21 – foi feita a habitual preparação física, alguns exercícios com bola, regresso ao banco, escolhidos 14, 7 começaram um jogo treino com a equipa das Escolas B, os outros 7 ficaram no banco, incluindo o André, até aproximadamente 5 minutos do fim do treino, com excepção do Diogo Silva, Rodrigo Grilo e Ivan Sanches que entraram mais cedo. Os restantes 5 do plantel foram tomar banho e avisados que não estariam no jogo treino.
·          No dia 22 – Jogo treino com o Silveirense, o jogo teve uma duração entre 50 e 60 minutos, entraram de início os habituais titulares já sem o João Pendão e o Ruben Vinagre que foram substituídos pelo Alexandre Correia e o Tiago Rebelo, estes dois últimos que tinham acabado de chegar à equipa, o André foi sempre o último a entrar, tendo jogado distribuído pelos dois tempos não mais de 10 minutos, quando os jogadores que tinham acabado de chegar jogaram mais de 40 minutos.
·          No dia 29 – Voltou a ser feita a preparação física que durou cerca de 30 minutos, regresso ao banco, dispensados 5, entre eles o André, que foram tomar banho mais cedo e dispensados do Jogo treino do dia seguinte.
·          No dia 30 – O André não participou. (Nesta semana o treino do André resumiu-se a 30 minutos de corrida).
·          No entanto quero salientar que houve outros alunos ainda mais prejudicados, não jogaram nenhum dos jogos treino, e nos outros treinos foram tomar banho mais cedo, exemplos: Nuno Cavaco, Márcio Rodrigues, Rafael Santos.
·          Na semana de Janeiro que antecedeu o 1º jogo oficial da 2ª Fase, repetiu-se mais ou menos a mesma situação, o André voltou a não ser convocado, o que aconteceria também no jogo da semana seguinte, que já não pude acompanhar.
Tudo isto sem qualquer explicação aos encarregados de educação, numa clara falta de respeito pelos mesmos.
Será isto, igualdade de oportunidades? Será isto fazer formação?
O André dispensa essa formação, encontrará seguramente um clube, mesmo que de menor dimensão, sabendo no entanto, que não poderá competir oficialmente até final da época, mas onde continuará a fazer aquilo que mais gosta, jogar futebol, e concentrar-se no que é mais importante, a Educação Escolar.
Fernando Santos