sábado, 2 de novembro de 2013

Resultados e classificações do fim-de-semana de 2 e 3 de novembro

Clubes do Distrito de Setúbal

AF Setúbal entra a vencer no "Inter-associações"

Está garantida a primeira vitória da selecção distrital feminina de sub-21 no Torneio Inter-associações - Fase Zonal Sul, que começou ontem em Ponte de Sôr, Portalegre. Um triunfo, por 4-1, frente à AF Guarda, que marcou esta manhã, o arranque da participação da equipa associativa na prova.


Catarina Santos, Rute Lavado e Ana Maria Pereira, por duas vezes, foram as autoras dos golos da selecção da AF Setúbal, no jogo realizado esta manhã, o primeiro da equipa orientada por Paulo Santos, no Grupo 3 do "Inter-associações".

Prevenção da Lesão no Joelho

Saiba o que pode fazer para evitar que o seu joelho saia prejudicado numa corrida ou treino

Todos os corredores sabem a prevalência dos problemas articulares, principalmente ao nível do joelho, a que estão sujeitos. Se esta articulação não estiver bem alinhada com o pé, ou seja a passada não for neutra na dispersão das forças de impacto, inevitavelmente irão surgir problemas.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Joana Cristóvão vai assumir a braçadeira de capitã da Selecção Distrital de Futsal Feminino Sub-21

Joana Cristóvão vai assumir a braçadeira de capitã da Selecção Distrital de Futsal Feminino Sub-21 da AF Setúbal no Torneio Nacional Inter-associações - Fase Zonal Sul, que começa esta sexta-feira, em Ponte de Sor, Portalegre. Ao www.afsetubal.fpf.pt a jogadora mostra-se honrada com a nomeação e garante que o grupo de trabalho, liderado pelo seleccionador Paulo Santos, vai apresentar-se na competição com muita vontade de vencer.


A comitiva da selecção distrital rumou, ao início da tarde, a Ponte de Sor, localidade que vai acolher, entre hoje e domingo, o Torneio Nacional Inter-associações - Fase Zonal Sul. Uma competição organizada pela AF Portalegre, por delegação da FPF, e que além do Grupo 3, onde está incluída a formação setubalense, conta ainda com os desafios correspondentes aos Grupos 4 e 5.

Campo da Madalena acolhe derradeiro treino da selecção distrital de futebol sénior

SELEÇÃO DISTRITAL
TREINO DE PREPARAÇÃO
ROSÁRIO-MOITA, 05 NOVEMBRO 2013

 

O seleccionador distrital de futebol da AF Setúbal, Alexandre Santana, vai orientar esta terça-feira, dia 5, no Campo da Madalena, a partir das 20h30, o último treino de preparação com vista à participação da equipa sénior na Taça das Regiões.


GD Alcochetense e Almada AC surgem como os clubes com mais jogadores representados no lote de 25 nomes que o seleccionador distrital convocou para o derradeiro treino de preparação da selecão distrital de futebol sénior.

TENDINITE DOS ADUTORES DA COXA

Os adutores são um conjunto de músculos que se estendem pela face interna da coxa, desde a virilha até ao joelho.

Este grupo muscular é composto por cinco músculos, que são divididos em adutores curtos e longos.

O pectíneo, o adutor curto e o adutor longo vão desde a pélvis até ao fémur e por isso são denominadas adutores curtos.

O adutor magno e o gracilis vão desde a pélvis até à face interna do joelho e por isso são denominados adutores longos.

A principal função dos adutores é puxar os membros inferiores para a linha média, um movimento chamado de adução. Durante a marcha, eles são ativados para puxar o membro inferior oscilante para o centro de forma a manter o equilíbrio. Também são usados extensivamente na corrida, futebol, corrida de obstáculos e qualquer desporto que exija mudanças rápidas de direção.

A tendinopatia dos adutores da coxa é uma lesão de sobre uso causada por pequenas lesões (conhecidas como microruturas) associadas ao uso excessivo do tendão.

Vela - Inês Correia atleta do Clube de Vela do Barreiro no Hawaii

«Dar o meu melhor na luta pela revalidação do titulo mundial»


Inês Correia atleta do Clube de Vela do Barreiro no Hawaii<br>
»Dar o meu melhor na luta pela revalidação do titulo mundial»Com início marcado para dia 22 de Novembro, única etapa do circuito mundial de Kitesurf Wave do ano 2013 decorre na praia de Ho´okipa em Maui, internacionalmente conhecida pelas suas condições, estendendo-se até ao dia 2 de Dezembro.

Depois do título de vice-campeã 2012, este ano Inês teve já oportunidade de mostrar o bom momento de forma que atravessa ao chegar à final na única prova internacional de ondas do circuito PKRA em Dakhla (Marrocos) onde obteve o excelente 2º lugar.

Atletismo - GDP Chão Duro classifica-se em segundo lugar por equipas

O Grupo Desportivo Popular do Chão Duro, foi o 2º classificado por equipas na 10ª edição da Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros.



Fonte: Diário da Região

Encontros Distritais de Futebol – Traquinas e Petizes


A Associação de Futebol de Setúbal, divulgou o calendário para a presente época desportiva, os vários Encontros Distritais de Futebol de Juniores F (Traquinas), nascidos em 2005 e 2006 e de Juniores G (Petizes), nascidos em 2007 e 2008, estando estes encontros agendados para as seguintes datas:

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

“ Torneio de Futsal é trampolim para o Campeonato do Mundo de Ginástica”

Por: João Fernandes

É ja este fim-de-semana, dias 02 e 03 de Novembro, que se irá realizar no Campo Sintético da ARENA, nas instalações da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, o 1º Torneio de Futsal.

Esta iniciativa organizada pela secção de Ginástica da SFEM, visa ajudar a classe de competição da colectividade da Vila da Moita, que irá participar com 7 ginastas, no Campeonato Mundial por Idades, que terá lugar entre os dias 11 e 18 de Novembro, na cidade de Sófia, Bulgária.

A Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, mais uma vez a representar o concelho da Moita, o distrito de Setúbal e Portugal, num grande certame internacional da Ginástica. O Torneio que terá a participação de 12 equipas. tem o início marcado para as 09h00 de sábado, dia 02 de Novembro.

Fonte: Sport Setúbal

TENDINITE DO TIBIAL ANTERIOR

O tibial anterior é um músculo que fica na parte da frente da sua canela e que se insere no tarso e na base do dedo grande do pé através do seu tendão.

O tibial anterior é o principal responsável pela flexão dorsal do pé (puxar a ponta do pé para cima).

Sempre que o músculo se contrai ou estira, a maior parte da tensão é aplicada no tendão.

Se houver um excesso de tensão devido à repetição excessiva ou a forças exageradas, o tendão pode sofrer pequenos dados, com consequente inflamação, seguida de degeneração e perda das qualidades do tecido fibroso do tendão.

ANDEBOL Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Sul

Ginásio do Sul vence no Alto do Moinho

Vitória de Setúbal e Ginásio do Sul saíram vitoriosos da 7.ª jornada da zona sul do campeonato nacional da 2.ª divisão.

Os sadinos aproveitaram bem o facto de jogarem em casa frente ao lanterna vermelha para conquistarem mais três pontos que lhe valeram a manutenção do 5.º lugar na tabela classificativa que continua a ser liderada pelo Benfica B. Na partida realizada no Pavilhão Antoine Velge, a equipa setubalense que ao intervalo ganhava já por 15-9 não sentiu qualquer tipo de dificuldade para derrotar o Núcleo de Andebol do Redondo que é exactamente a única equipa do campeonato sem vitórias. Para o desfecho final de 29-21 muito contribuíram José Machuqueiro, Diogo Godinho e Francisco Fuzeta que só à sua conta marcaram 15 golos, cinco cada um.

VOLEIBOL FEMININO»» Lobatos Volley - A modalidade não pára de crescer…

A Escola Pedro Eanes Lobato (Amora) está a revelar-se cada vez mais como uma das grandes referências desportivas tanto a nível do desporto popular como a nível do desporto federado, principalmente no que diz respeito ao voleibol, modalidade que tem crescido imenso nos últimos tempos.

Os Lobatos Volley, que melhoraram muito a qualidade do seu corpo técnico que é constituído praticamente na sua totalidade por professores de educação física com reconhecido percurso enquanto atletas e treinadores na modalidade, estão este ano com mais de 100 atletas distribuídos por diversas categorias, nomeadamente minis A e B, infantis, iniciadas, cadetes, juvenis e seniores.

Vinhense e SFRUA sensibilizam para o desporto adaptado


Organizado pelo SC Vinhense, com o apoio da SFRUA - Sociedade Filarmónica Recreativa União Alhosvedrense (Velhinha), decorreu ao longo de todo o dia de sábado, 26 de Outubro, um mega-evento de modalidades adaptadas dos concelhos da Moita e Barreiro.

Fonte: Diário da Região

Agenda de fim-de-semana de 2 e 3 de novembro

Clubes do Distrito de Setúbal

Ranking da Formação-AF Setúbal-2013/14

Atualização de 27 de outubro de 2013

O Vitória Futebol Clube lidera o Ranking Global e a Variante de Futebol de 11. 

O Futebol Clube Barreirense, única equipa nos 3 pódios, comanda na Variante de Futebol de 7, estando no 2º lugar do Ranking Global e no 3º da Variante de Futebol de 11.

O Grupo Desportivo Cova da Piedado, está no 3º lugar do Ranking Global, ocupando a 2ª posição na Variante de Futebol de 11.

O Grupo Desportivo Fabril e Almada Atlético Clube entraram esta semana para o pódio da Variante de Futebol de 7, na 2ª e 3ª posições, respetivamente.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TENDINITE DO OMBRO (tendinopatias da coifa dos rotadores)

A coifa dos rotadores é um grupo de quatro músculos que estão posicionados ao redor da articulação do ombro:

- Supraespinhoso
- Infraespinhoso
- Subescapular
- Redondo menor

Estes músculos trabalham como uma unidade, ajudando a estabilizar a articulação do ombro e contribuindo também para os movimentos da articulação.

Ranking da Formação-Futsal-AF Setubal-2013/14

Atualização: 27 de outubro de 2013

O Grupo Desportivo Escola Básica D. João I manteve o 1º lugar do pódio, aumentando a diferença pontual para o 2º classificado, a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, no 3º lugar, está agora a Academia Desportiva e Juvenil do Bairro Miranda.

Falta conhecer o resultado do jogo:de Benjamins:
Os Indefectíveis B 26/10 19:00 NS Costa Caparica

Hoquei em Patins - Seixal obtém primeira vitória no Campeonato Regional de Lisboa

O Seixal obteve a sua primeira vitória no Campeonato Regional de Lisboa na deslocação ao reduto do Carregado por 5-3; resultado escasso, apesar da boa réplica dada pelo adversário.

Se tivesse tido mais calma e melhor discernimento nos minutos finais poderia ter chegado a um resultado mais volumoso porque oportunidades foi coisa que não faltou.

A equipa da casa entrou melhor e teve mais posse de bola mas nunca criou grande perigo ao contrário da equipa seixalense que sempre que acelerava os seus movimentos ofensivos criava o pânico junto da baliza adversária que sofreu o primeiro golo numa jogada de insistência de Carlos Rocha, que apareceu a desviar um passe dentro da área. A equipa do Carregado não desanimou e passado pouco tempo empatou num rápido contra-ataque. O Seixal voltaria à vantagem noutra jogada de insistência por Filipe Pereira mas a igualdade seria restabelecida logo a seguir num lance em que a bola não chegou a entrar. Ainda antes do intervalo o Seixal repôs a justiça no marcador por Castilho que colocou o marcador em 3-2, a seu favor.

Natação - O Clube Natação do Montijo, obteve o 5º lugar, na Abertura de Absolutos da ANL

O Clube Natação do Montijo participou no Festival de Abertura de Absolutos (juvenis, juniores e seniores), no âmbito da Associação de Natação de Lisboa. O evento decorreu nas piscinas do Clube Naval Setubalense e contou com a participação de 23 clubes, totalizando 331 atletas da ANL. O CN Montijo fez-se representar por 14 atletas, nove femininos e cinco masculinos que, com apenas um mês de treino e ainda longe da sua melhor forma, conseguiram atingir um brilhante quinto lugar da classificação geral de clubes.

TENDINITE DO TENDÃO ROTOTULIANO

O tendão rotuliano está localizado na face anterior do joelho e une a rótula à tíbia. Este tendão é extremamente forte e facilita a ação do grupo muscular quadricípite.

O quadricípite trabalha para estender o joelho (p.ex. para o impulso de um salto) e para o estabilizar (p.ex. quando aterra no chão depois do salto).

Tendinite do rotuliano foi o termo originalmente usado para descrever o espectro de lesões que iam desde a inflamação do tendão à rutura parcial.

No entanto, o estudo da histopatologia determinou que nem sempre existe processo inflamatório nestas lesões, pelo que são agora denominadas de tendinopatias do tendão rotuliano.

Acredita-se que esta lesão é causada por pequenas lesões (conhecidas como microruturas) associadas ao uso excessivo do tendão, em desportos que envolvem mudanças de direção rápidas e saltos.

Se, depois de cada microrutura, não for dado tempo de recuperação suficiente, o tendão não se restabelece na totalidade.

Basquetebol - Sorteio da Taça de Portugal 1/16 e 1/8 de final

 

Realizou-se hoje o sorteio da Taça de Portugal para os 16 avos e 8 avos de final. Pode consultar os resultados deste sorteio, nos detalhes desta notícia. Chamamos a atenção para a data limite de marcação dos jogos dos 1/16 avos de final: 4 de Novembro de 2013 (a data de referência é 17 de Novembro de 2013).

terça-feira, 29 de outubro de 2013

AGENDA DESPORTIVA DO HÓQUEI EM PATINS

 

Secção Hóquei em Patins do GD Fabril


Actividades do Próximo Fim-de-Semana

A Secção de Hóquei em Patins do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, vem informar as actividades que serão realizadas no próximo fim-de-semana:

 

Fora:
SUB-13 (INFANTIS) – Campeonato Regional 
Sábado 02-11-2013 - 15:00 - NC Santiago vs. GD Fabril
Pavilhão de Santiago do Cacém

No Pavilhão “Vítor Domingos”, do GDF: 
BENJAMINS - 1º Circuito Raquel C. Pires
Domingo 03-11-2013 -11:00 - GD Fabril vs. Juv. Azeitonense 

ESCOLARES – 1ºCircuito Vladimiro Viana
Domingo 03-11-2013 -12:00 - GD Fabril vs. HC Vasco da Gama

A escola de Hóquei em Patins “José António Flecha” do GD Fabril, que funciona ao sábado das 10h30 às 12h00, no Pavilhão Vítor Domingos convida todas as crianças a partir dos 3 anos a experimentar esta modalidade.

Para mais informações http://www.hoqueifabril.com/ com ou contacte a secção gdf.hoquei@gmail.com

Estão eleitas as 12 guerreiras da Selecção Distrital de sub-21 para o “Inter-associações”

Recreativo Estrelas do Feijó, Casa do Benfica em Alcochete e Sport Club Samouco são os emblemas de origem das 12 jogadoras convocadas para representarem a AF Setúbal na competição que começa esta sexta-feira. O seleccionador Paulo Santos confia na qualidade do grupo e aponta o objectivo para a competição.

Maratona BTT TascaduXico juntou cerca de mil participantes

Foram 965 os atletas que participaram na 8.ª Maratona BTTascaduXico, do Pinhal Novo, que decorreu este domingo, pela manhã. O evento contemplou três distâncias distintas: uma maior de 80 Km; uma de média distância com extensão de 40 Km; e outra de 20 Km. O presidente da Junta de Freguesia do Pinhal Novo foi um dos participantes na iniciativa, conforme ficou registado pela objectiva de Bruno de Carvalho.

Fonte: Diário da Região

Clube Atlético do Montijo quarto na semi final

Realizou-se, na Baía do Seixal, a Taça de Portugal de Regatas de Barco Dragão, inseridas nas comemorações das Seixalíadas. Estiveram presentes mais de 300 atletas de 15 equipas em competição, entre elas uma equipa espanhola. O Clube Atlético do Montijo competiu com uma tripulação de 20 jovens, pais e elementos da Equipa de Paracanoagem. Foi alcançada a quarta posição na semifinal, numa prova bastante disputada e com muita animação.

Fonte: Diário da Região

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

TENDINITES - TENDINOSES – TENDINOPATIAS

TENDINOPATIA
É a descrição genérica das condições clínicas associadas ao uso excessivo do tendão e dos tecidos envolventes com ele relacionados.

Uma TENDINOPATIA resulta de um processo mal sucedido de recuperação do tendão, em que se dão:-Proliferação desordenada de tenócitos.

-Anormalidades intracelulares no novo tecido cicatricial.

-Rutura das fibras de colagénio.

-Aumento subsequente da matriz extracelular não organizada.

Um tendão saudável tem um aspeto brilhante, de cor branca e apresenta uma estrutura fibro-elástica.

As células chamadas tenócitos e tenoblastos constituem cerca de 90% a 95% dos elementos celulares do tendão.

Treino da Seleção Distrital de Futsal Feminina da AF Setúbal em Alcochete


TREINO DE PREPARAÇÃO

ALCOCHETE, 28 OUTUBRO 2013


Três clubes representados na selecção distrital feminina de sub-21


Hoje há treino da Seleção Distrital de Futsal Feminina da AF Setúbal. O selecionador das sub-21 chamou 12 jogadoras para ultimar a preparação da equipa com vista ao Inter-Distrital.

A secção de judo da SFUA marcou presença no torneio Aberto de Lisboa

A secção de judo da SFUA teve mais um fim de semana de alta rotação, no sábado dia 19 os veteranos da secção provaram que o Judo não é só para os mais novos, participaram no torneio Aberto de Lisboa realizado nas instalações do parque de jogos Inatel 1º de Maio pela Associação Distrital de Judo de Lisboa com a participação de 50 atletas divididos por categorias de peso e idades representando 10 clubes diferentes maioritariamente da Associação de Lisboa mas também representantes de Coimbra e Setúbal.

Dois títulos nacionais de Luta Livre Olímpica para distrito de Setúbal

Dois títulos nacionais de Luta Livre Olímpica para distrito de Setúbal<br>
Carlos Silva do GDR «Os Leças» do Barreiro e Valter Ferrão da SRBS da Moita No Campeonato Nacional de Luta Livre Olímpica marcaram presença clubes do distrito de Setúbal:

 APCC-Associação Portuguesa de Ciências de Combate, Grupo Dramático e Recreativo " Os Leças" e Sociedade Recreativa da Baixa da Serra.

Foram alcançados dois títulos nacionais, nos -55 Kg, Carlos Silva do GDR"Os Leças" e -66 Kg, Valter Ferrão da SRBS.

Realizou-se sábado, dia 26 de outubro, no pavilhão da Boa-Hora FC, em Lisboa, o Campeonato Nacional de Luta Livre Olímpica.

De Setúbal estiveram presentes os clubes APCC-Associação Portuguesa de Ciências de Combate, o Grupo Dramático e Recreativo " Os Leças" e a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra.

Para o distrito de Setúbal vieram dois títulos, conseguidos nos -55 Kg, Carlos Silva do GDR"Os Leças" e -66 Kg, Valter Ferrão da SRBS.

Aos atletas, aos treinadores e aos clubes participantes a ALADS-Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal agradece e enaltece os feitos conseguidos.

Fonte: Rostos.pt

domingo, 27 de outubro de 2013

VAMOS FALAR SOBRE TENDINITE

TENDINITE
 
Inflamação aguda ou crónica dos tendões.

Manifestam-se com mais frequência nos músculos flexores dos dedos, e geralmente são provocados por dois fatores:

Movimentação frequente, e período de repouso insuficiente.

Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários.

Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.