segunda-feira, 28 de outubro de 2013

TENDINITES - TENDINOSES – TENDINOPATIAS

TENDINOPATIA
É a descrição genérica das condições clínicas associadas ao uso excessivo do tendão e dos tecidos envolventes com ele relacionados.

Uma TENDINOPATIA resulta de um processo mal sucedido de recuperação do tendão, em que se dão:-Proliferação desordenada de tenócitos.

-Anormalidades intracelulares no novo tecido cicatricial.

-Rutura das fibras de colagénio.

-Aumento subsequente da matriz extracelular não organizada.

Um tendão saudável tem um aspeto brilhante, de cor branca e apresenta uma estrutura fibro-elástica.

As células chamadas tenócitos e tenoblastos constituem cerca de 90% a 95% dos elementos celulares do tendão.
Os restantes 5% a 10% de elementos celulares do tendão são constituídos por condrócitos, localizados na inserção do tendão no osso, células da bainha do tendão, e células vasculares.

Os tendões e ligamentos consomem 7,5 vezes menos oxigénio do que os músculos. Isto é importante pois a baixa taxa metabólica e boa capacidade de desenvolvimento de energia anaeróbica são essenciais para o transporte de cargas e para se manter sob tensão durante longos períodos de tempo, reduzindo o risco de isquemia e necrose subsequente. No outro lado da moeda, uma baixa taxa metabólica resultada numa recuperação mais lenta após a lesão.

Atualmente o termo tendinite está a ser utilizado num contexto temporal cada vez mais restrito (o processo inflamatório é preponderante apenas numa fase inicial da lesão), isto porque vários estudos histológicos em amostras cirúrgicas de pacientes com tendinopatia demonstraram consistentemente que a inflamação estava ausente ou era mínima.

O termo tendinose é por vezes utilizado em alternativa, sugerindo a característica crónica desta condição clínica.

No entanto o termo mais genérico tendinopatia está a ser cada vez mais adotado, como designação para as lesões no tendão, com origem no conjunto de micro ruturas sofridas por um período prolongado de tempo, e associadas ao uso excessivo deste.

Quando não se dá o tempo suficiente de recuperação após estes esforços excessivos o tendão não se consegue restabelecer na totalidade, levando a que fique mecanicamente mais instável e, consequentemente, mais suscetível a sofrer lesões maiores.

As TENDINOPATIAS mais frequentes são:

- Epicondilite lateral do cotovelo

- Epicondilite medial do cotovelo

- Tendinopatia do tendão rotuliano

- Tendinopatia do tendão de Aquiles

- Tendinopatia da coifa dos rotadores

SINAIS E SINTOMAS
O quadro clássico consiste em dor crescente no local do tendão afetado, que muitas vezes obriga a uma redução das atividades do paciente.

Normalmente, a dor está relacionada com a carga/carregar pesos.

Geralmente o paciente é capaz de localizar a dor de forma clara, e esta é descrita como “grave” ou “aguda” durante as fases iniciais e como uma dor “maçante” ou “moedeira”, quando já está presente há algumas semanas.

Muitas vezes a dor está presente no início da atividade, desaparece durante a atividade em si, para reaparecer mais forte quando arrefecer ou se a atividade for prolongada. 

AVALIAÇÃO CLÍNICA
O exame físico inclui inspeção de atrofia muscular, assimetrias, inchaços e eritema. A atrofia muscular está muitas vezes presente em condições crónicas e é uma pista importante para avaliar a duração da tendinopatia. Inchaço, eritema e assimetria são comumente observados ao examinar tendões lesados.

FISIOTERAPIA
EXERCÍCIOS EXCÊNTRICOS:
O exame físico deve incluir testes que apliquem carga sobre o tendão, de forma a reproduzir a dor e outros testes de carga que incidam sobre estruturas alternativas.

Têm sido propostos para promover a formação de fibras de colagénio transversais dentro do tendão, facilitando assim a remodelação do mesmo. Os estudos mais recentes sugerem um efeito positivo dos exercícios excêntricos nas tendinopatias, sem efeitos adversos relatados.

TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE EXTRA CORPÓREAS:
Cada vez mais utilizada entre a comunidade médica, a justificação para a sua utilização é a estimulação da cicatrização dos tecidos moles e da inibição dos recetores da dor.

Relativamente à terapia por ondas de choque extra corpóreas de baixa energia, que não requer anestesia local, ainda não há consenso científico. A terapia por ondas de choque extra corpóreas de alta energia, requer anestesia local ou regional.

Terapia laser: Não há consenso sobre o uso do tratamento a laser para tendinopatias, e um certo número de perguntas permanece sem resposta, como o papel do laser quando usado em combinação com outras intervenções, especialmente com os exercícios terapêuticos, na fase de remodelação do tendão.

IONTOFORSE E FONOFORESE: 
Envolvem o uso de corrente ionizante ou ultra som para administrar medicação localmente.

Corticoides e anti-inflamatórios não esteroides são comumente usados nestas modalidades. 

Ambos são amplamente utilizados e com relativa eficácia, mas faltam investigações que resultem em recomendações de confiança.
 

MASSAGEM TRANSVERSAL PROFUNDA:
Definida como "uma pressão administrada com precisão, penetrante, aplicada através da ponta dos dedos".

Atualmente há poucas evidências disponíveis para apoiar o uso desta técnica no tratamento de tendinopatia.

Uma revisão da Cochrane avaliou os efeitos da massagem transversal profunda e não encontrou nenhum benefício desta em relação a outros tratamentos.

ULTRA SOM:
Comumente utilizados no tratamento da tendinopatia, apesar disso, há pouca pesquisa clínica sobre a eficácia deste no tratamento de tendinopatia ou na promoção da cicatrização do tendão. 

A maioria dos estudos in vivo documentaram a eficácia do tratamento com ultra sons.

Mas para uma prática baseada em evidências, mais estudos, ensaios randomizados, são essenciais para elucidar a eficácia do ultra som terapêutico na promoção da cura e tratamento da tendinopatia.

HIPERTERMIA:
Os primeiros dados sobre a hipertermia são encorajadores, mas ainda pouco consistentes.

Apenas dois ensaios clínicos randomizados (feitos pela mesma instituição) foram publicados, comparando este método com o ultra som terapêutico no tratamento da tendinopatia.

Estes ensaios referem melhorias na dor e a satisfação do paciente no grupo que fez hipertermia em comparação com o grupo do ultra som.

CONCLUSÃO
Em geral, será razoável selecionar para o tratamento de um paciente com tendinopatia, fisioterapia envolvendo um programa de exercícios excêntricos, a ser realizado durante doze semanas.

Se a condição de não responder a esta intervenção, a terapia por ondas de choque ou ionização com salicilato podem ser considerados, embora a evidência sobre sua eficácia é limitada.

O tratamento cirúrgico deve ser discutido com o paciente depois de pelo menos três a seis meses de tratamento não-cirúrgico sem resultados.

Além disso, os pacientes devem entender que os sintomas podem reaparecer tanto com abordagens conservativas como cirúrgicas. 

Ver também: 
Tendinite dos adutores da coxa 

Fonte: Internet
Artigo original: http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.pt/2012/11/tendinites-tendinoses-tendinopatias.html
Voltar à página: Saúde

Sem comentários: