quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENTENDENDO A MEDICINA DESPORTIVA

Para começar, vou explicar um pouco sobre a minha especialidade. Muita gente ainda tem dificuldade em entender o papel do massagista no desporto. Na verdade, a Medicina do Exercício e do desporto é uma especialidade que estuda a influência do exercício em pessoas sadias e doentes.

Ela produz resultados não apenas na performance atlética, mas também na prevenção, no tratamento e na reabilitação de doenças cronicas e lesões musculo esqueléticas relacionadas à prática desportiva.


 Esse tipo de especialista atende tanto atletas de alto rendimento como indivíduos comuns, de todas as faixas etárias, saudáveis ou com alguma doença, sempre com um olhar voltado para a prática desportiva e para a qualidade de vida.

O paciente hipertenso, por exemplo, continua seu tratamento com o cardiologista. Contudo, a recomendação de exercício, treinamento no desporto e requer as mesmas reflexões necessárias (ponderadas qualitativamente e quantitativamente) que a prescrição de um medicamento, levando em consideração inúmeros aspetos relacionados à condição global do indivíduo… é aí que entra a interação com profissionais habilitados.

Além de desenvolver e coordenar uma cadeia assistencial que defina as responsabilidades de todas as partes envolvidas no cuidado do praticante de atividade física, o massagista no desporto faz o sequenciamento clínico do mesmo, integrando as ações de médicos especialistas, nutricionistas, fisioterapeutas e preparadores físicos, entre outros profissionais.

Se você quer descobrir ou já descobriu os benefícios que a atividade regular pode trazer para sua performance desportiva e para sua saúde, leia, interaja, participe!! Você vai se surpreender com a Medicina do Exercício e do Desporto.

Voltar à página: Saúde

Sem comentários: