sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto visitou o GD Sesimbra

Foto: Câmara Municipal de Sesimbra
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, visitou no dia 3 de novembro o Grupo Desportivo de Sesimbra (GDS). O encontro contou com a presença da vice-presidente da autarquia e responsável pelo Pelouro do Desporto, vereadores, presidente da Assembleia Municipal, presidente e vice-presidente da ANAFRE, membros da direção e técnicos do clube, entre outras entidades convidadas.

Compreender o estado das infraestruturas e dos equipamentos dos clubes são uma prioridade para o secretário de Estado que, no decorrer da visita às instalações do Campo da Vila Amália, da Piscina e do Pavilhão do GDS, ouviu as necessidades do clube.

«A substituição do piso do ringue do pavilhão é uma das obras mais urgentes. Tem cerca de 40 anos e já foi afagado todas as vezes possíveis. Infelizmente, por causa disso, ficámos impossibilitados de realizar aqui um campeonato nacional de hóquei em patins», referiu o presidente do Clube, Sebastião Patrício, depois de realçar outras carências.

Ciente da importância das condições físicas dos equipamentos para a prática desportiva, o secretário de Estado explicou que em janeiro do próximo ano o IPDJ vai disponibilizar uma verba para este tipo de projetos. «Vamos criar um programa para este fim, mas é importante lembrar que quando assumi este cargo, em abril de 2016, o orçamento já estava feito e por isso não posso criar grandes expectativas aos senhores dirigentes, e nem sou a favor disso. Mas estejam atentos ao próximo», realçou.

No decorrer da visita, Felícia Costa, vice-presidente da autarquia e responsável pelo Pelouro do Desporto, lembrou ainda como são importantes estas visitas, para que o poder central possa perceber as realidades dos clubes. «Esta é uma associação desportiva com valor histórico, por isso dentro das limitações tem de haver prioridades, e por isso peço que olhe para o território de Sesimbra com particular carinho. Somos um município educador e saudável e a autarquia tem estado sempre ao lado das associações e exemplo disso é o protocolo que realizámos com o GDS em relação à Piscina de Sesimbra que corria o risco de fechar portas e com o apoio da Câmara foi possível manter aberta a piscina, que tem uma função social muito importante no concelho», frisou.

Para Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal, «cada vez faz mais sentido analisar a situação do Desporto a nível nacional, regional e local, na vertente das instalações e das atividades, tendo em conta a demografia, o território e as tendências de procura».

No final, o secretário de Estado felicitou os presentes e enalteceu o papel da autarquia e do clube no desenvolvimento da prática desportiva em Sesimbra. «Tenho realizado várias visitas a vários clubes nas mais diversas modalidades e tenho ouvido as suas necessidades, mas tenho tido sempre a certeza de que nos últimos 40 anos houve uma evolução fantástica, apesar do muito que ainda há a fazer. O GDS tem um percurso notório e apoiar estes clubes é apoiar a prática desportiva, e sou defensor de que o desporto ajuda no processo de crescimento de qualquer cidadão, quer físico quer intelectual e por isso todos vocês estão de parabéns».

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra

Sem comentários: