quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Setúbal »»» Saúde e desporto em seminário


O conhecimento atual e estruturado sobre o desporto e a saúde é partilhado num encontro que decorre nos dias 17 e 18, no Fórum Municipal Luísa Todi, destinado a estudantes, professores e profissionais ligados à atividade física.

O XVII Congresso Nacional da APOGESD, com o título “Desporto e Saúde: uma questão de Estado”, tem a sessão de abertura no dia 17, às 14h30, com intervenções de responsáveis da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto e da Câmara Municipal de Setúbal, entidades organizadoras do evento.

Às 15h15, um representante do governo da Finlândia apresenta uma conferência, enquanto às 17h00 há uma tertúlia sobre “Desporto e Saúde: Uma Questão de Estado”.

O encontro, integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, prossegue às 18h30 com diversas intervenções a cargo de especialistas nacionais e estrangeiros.

À noite, às 22h00, decorre a Gala da APOGESD, na qual é distinguido o “Gestor Desportivo do Ano”. São ainda entregues o prémio “Homenagem” e o galardão “Município Amigo do Desporto”.

O XVII Congresso Nacional da APOGESD prossegue no dia 18, às 09h30, com a tertúlia “Desporto e Saúde: Que futuro?”.

Às 11h00, o Fórum Municipal Luísa Todi discute “Desporto e Saúde: O Papel das Autarquias”.

Depois do período de almoço, a partir das 14h00, há conferências sobre o programa “Agita São Paulo/Agita Mundo”, criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, e “Designed to Move”, projeto desenvolvido pela TAFISA – The Association for International Sport for All.

 encerramento dos trabalhos do XVII Congresso Nacional da APOGESD, no dia 18, está previsto para as 16h00.

O encontro inclui ainda, no 17, a dinamização de três cursos de especialização ligados à área do desporto, com início às 09h30, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

“ERASMUS + Novas Oportunidades de Mobilidade e de Financiamento”, a cargo do diretor da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, Pedro Couto Soares, “O Desporto na Condição Urbana da Cidade”, pela diretora da empresa MPT – Mobilidade e Planeamento do Território, Paula Teles, e “Gestão de Instalações Desportivas e Eventos Desportivos”, com o diretor da SAS da Universidade do Minho, Fernando Parente, são os três temas dos cursos de especialização.

Para o primeiro dia do evento, integrado em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, estão ainda agendadas visitas de estudo a equipamentos desportivos municipais, e um passeio a bordo da embarcação “Maravilha do Sado”.

Para mais informações e inscrições deve ser consultada a página oficial da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, através do endereço www.apogesd.pt

´Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: