terça-feira, 8 de novembro de 2016

Rugby »»» Lobos jogam em Setúbal

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
As seleções de râguebi de Portugal e da Bélgica medem forças num jogo de teste a realizar no dia 12 à tarde, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, naquele que é o primeiro desafio oficial dos “Lobos” da época desportiva.

O apronto, com início às 15h00, integrado no calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, põe frente a frente a seleção portuguesa, atualmente no 30.º lugar do ranking mundial à equipa nacional da Bélgica, 24.ª da tabela e que esta época ocupa o lugar luso no principal campeonato de râguebi.

“Vamos apresentar [no sábado] os nossos melhores 23 jogadores”, adiantou o selecionador nacional Martim Aguiar, técnico que regressa a Setúbal meses depois do triunfo na Taça de Portugal, ainda ao comando da equipa de Direito, que venceu o Agronomia por 30-12.

O selecionador dos “Lobos” garantiu no dia 7, em conferência de imprensa realizada na Casa da Baía, que os jogadores estão motivados para o desafio e para a nova época desportiva. “Temos de voltar a falar de vitórias no balneário”, indicou, referindo-se à temporada transata, que culminou com a descida de escalão.

A mesma filosofia é partilhada pelo presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, Luís Neves, ao adiantar que a partida, contra “uma equipa interessante”, é “de extrema importância”. Isto porque, assegurou, no râguebi não há amigáveis. “É um teste!”

A seleção portuguesa de râguebi, atualmente capitaneada por João Lino, conta no lote de quatro dezenas de jogadores em observação com dois atletas formados no Vitória Futebol Clube. “Estamos contentes com esta nova dinâmica na equipa e tenho a certeza de que vai ser um bom teste.”

Já o selecionador da equipa da Bélgica, Guillaume Ajac, mostrou-se confiante no desafio contra Portugal. “Estamos motivados. A seleção portuguesa é uma grande referência no râguebi mundial. Temos muitos jogadores novos e vai ser um bom teste para a equipa.”

O vereador com pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, vincou que é “uma enorme satisfação receber os lobos”, naquele que é “um dos grandes momentos desportivos dos últimos meses do programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.

Para o autarca, a realização na urbe sadina de um jogo da equipa nacional de râguebi “é um resultado direto da dinamização e da projeção que Setúbal Cidade Europeia do Desporto tem conferido ao râguebi”, modalidade que, vincou, tem vindo a ganhar um maior protagonismo na região.

“A cidade está cada vez mais interessada na modalidade, com cada vez mais jovens a escolher a prática deste desporto”, destacou Pedro Pina. “O râguebi assume um papel fundamental na estratégia de desenvolvimento desportivo da autarquia.”

O vereador explicou que a decisão de realizar o jogo Portugal-Bélgica em Setúbal resulta de um desafio camarário lançado à Federação Portuguesa de Râguebi, aquando da realização, em março, da final da Taça de Portugal, jogo que esgotou o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, localizado no Vale da Rosa.

O repto foi correspondido, a cidade e o râguebi agradecem. “A final da Taça de Portugal foi um grande espetáculo, pelo que voltar a Setúbal foi uma decisão fácil”, afirmou Luís Neves. “O râguebi precisa de condições para se desenvolver e Setúbal oferece o que precisamos.”

O jogo de râguebi entre as seleções nacionais de Portugal e da Bélgica, com início às 15h00, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, tem entradas a 2 euros, valor que reverte na totalidade a favor de instituições de solidariedade.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: