segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Xadrez »»» Rui Dâmaso, FC Barreirense, fica na 4ª posição do campeonato individual absoluto - António Fernandes, individual, foi o grande vencedor

O grande mestre António Fernandes (Individual) conquistou, pela 15.ª vez, o título nacional absoluto, após vencer uma renhidíssima fase final, disputada na Casa da Juventude de Barcelos. Para se manter como o rei do xadrez nacional, o experiente jogador bateu, na nona e última ronda, o jovem mestre FIDE André Ventura Sousa (GD Dias Ferreira), que foi sempre, até à oitava jornada, o líder da prova.

Também envolvido na luta pelo título estava o outro grande mestre presente no campeonato, Luís Galego (Assembleia Figueirense), mas o empate frente ao mestre internacional Rui Dâmaso (FC Barreirense) na derradeira jornada não foi suficiente para atingir o objetivo.

Fernandes e Galego terminaram o torneio com 6,5 pontos, mas o desempate foi favorável ao primeiro, que, assim, incrementa o recorde de títulos conquistados.

Para André Ventura Sousa fica a consolação de ter conseguido a segunda norma de mestre internacional. Com mais uma norma, que deverá obter rapidamente, assegurará o título definitivo de mestre internacional, o segundo mais importante do xadrez. Será um feito assinalável para um jovem de 16 anos.

Classificação Final
1º António Fernandes, Individual - 6,5 em 9
2º Luís Galego, Assembleia Figueirense - 6,5
3º André Sousa, GD Dias Ferreira - 6,0
4º Rui Dâmaso, FC Barreirense - 5,5
5º Hugo Lima Santos, Clube EDP - 5,0
6º José Padeiro, O Amanhã da Criança - 4,5
7º António Vasques, Sporting CP - 4,5
8º Paulo Dias, Sporting CP - 3,0
9º Vasco Diogo, AA Coimbra - 2,0
10º Luís Pedro Ferreira, Clube EDP - 1,5

Fonte: FP Xadrez

Sem comentários: