sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Rugby »»» Vila da Moita derrota o Caldas por três pontos (29-26), Vitória Rugby perde com o Técnico (13-27)

Jornada inaugural, apesar de incompleta, mostra equilíbrio da prova e aumenta a expectativa sobre o que se seguirá nas próximas jornadas, com o estreante Bairrada a vencer o São Miguel por um só ponto de diferença, e o Vila da Moita a derrotar o Caldas por três pontos.

Excelente tarde no Campo do Gaio, muito publico - o Vila da Moita sabe que o ”estômago” também gosta de Rugby - uma claque Pelicana como há muito não se via a acompanhar a equipa e no final um jogo de Rugby muito disputado, com boas fases de jogo e de tácticas de parte a parte, e várias alterações no marcador.

O resultado final, Rugby Vila da Moita 29-26 Caldas Rugby Clube espelha bem o equilíbrio de todo o encontro. 

Entrou melhor a equipa da casa, a jogar a favor do vento, e logo no pontapé de saída, aproveitando uma má recepção dos visitantes e um ressalto de bola, obteve um primeiro ensaio, bem transformado, decorriam 20 segundos de jogo.

Este início não perturbou o Caldas e talvez tenha dado uma sensação de facilidades ao Moita. E após uma conquista de formação ordenada ao adversário os Pelicanos foram rápidos e obtiveram um primeiro ensaio aos 11 minutos.

No reatamento os Moitenses beneficiaram de um pontapé de penalidade, bem transformado.

Aos 17 minutos e na sequência de forte reacção do Caldas, a Moita foi penalizada com um cartão amarelo e a consequente exclusão por 10 minutos.

Assistiu-se a uma fase de parada e resposta, o Moita fazendo uso do maior poder do seu pack avançado e o Caldas jogando um Rugby mais clássico privilegiando o jogo à mão das suas linhas atrasadas.

Aos 20 minutos o Vila da Moita vencia por 10-5.
Aos 22 minutos, e após conquista na formação ordenada e saída de 8 - jogada típica do Vila da Moita -a oval foi circulada rápida à ponta e resultou o segundo ensaio da casa, novamente bem transformado. Moita 17-5 Caldas.

Reagiram os Pelicanos e instalaram-se no meio-campo adversário, assistindo-se a várias fases de jogo à mão dos visitantes e defesa agressiva da equipa da casa. 

Uma jogada muito bem conseguida terminou aos 37 minutos com o segundo ensaio Caldense, também bem transformado.

Ao intervalo Vila da Moita 17-12 Caldas, com o resultado final totalmente em aberto, e como consequência do aproveitamento do Moita de alguns erros do Caldas.

A segunda parte iniciou-se com os Moitenses a entrar muito fortes procurando resolver o encontro. Foi a vez dos Pelicanos defenderem com forte pressão e grande decisão.

Aos 45 minutos, a lesão do nº 8 do Moita, jogador nuclear da equipa, em jogada ocasional, provocou uma inversão do rumo do jogo.

O Caldas, a jogar a favor do vento passou a controlar o jogo pressionando a linha de 22 m dos visitados.

Aos 56 minutos uma primeira chance, um pontapé de penalidade, foi desperdiçada, mas aos 64 minutos e após fases de ataque sucessivas defendidas em falta, os Pelicanos obtiveram a concessão de um ensaio de penalidade, transformado, passando para a frente do marcador – Vila da Moita 17-19 Caldas.

Foi a vez dos Moitenses reagirem. 
Refrescando a equipa – o Caldas só apresentou três reservas – e jogando o seu jogo típico de avançados – mais pesados e experientes – conseguiram derrotar a defesa adversária e obter o terceiro ensaio, bem transformado, aos 68 minutos, retomando a liderança. Vila da Moita 24-19 Caldas.

Mas o jogo não estava acabado. Colocando o jogo nos 22 m adversários a partir de excelentes pontapés tácticos do seu estreante médio de abertura, ainda sub-18, os Pelicanos obtiveram um excelente ensaio, à ponta, que com a consequente transformação voltou a colocar a equipa visitante na frente, aos 75 minutos. Vila da Moita 24-26 Caldas.

Num final de tudo ou nada, os Moitenses colocaram todo o poder dos seus avançados exercendo forte pressão na linha defensiva dos Caldenses e, após várias fases, conseguiram, na bola de jogo o ensaio vitorioso.

Resultado final: Rugby Vila da Moita 29-26 Caldas Rugby Clube

Jogo muito interessante, muito disputado e com resultado incerto até final.

Excelente publico, participativo e apoiar as respectivas equipas.

Vitória da equipa Moitense, mais experiente e mais “pesada”, excelente réplica da muito jovem equipa Pelicana.

O Rugby saiu prestigiado. Temos competição e jogos de qualidade das três equipas intervenientes.

Um último “recado”. Venham ver os jogos da “Primeirona”! De certeza que terão tardes bem passadas!

O CR Técnico entrou bem na partida, quer através do seu pack avançado, quer pelas investidas dos seus centros, e a jogar a favor do vento, cedo chegaram ao primeiro ensaio, através do seu ponta, após uma recuperação de bola.
 
Numa excelente tarde para a prática da modalidade, a equipa sadina apresentou-se com algumas baixas inesperadas, e com oito jogadores com menos de 23 anos, o que viria a ter consequências na parte final do encontro.
 
Durante quase toda a primeira parte a equipa do Vitória teve que se concentrar na defesa, e quando dispôs da posse da bola cometeu alguns erros no seu manuseamento, e apenas em duas ocasiões conseguiu ultrapassar a linha da vantagem, mas sem resultados práticos.
 
Mas, jogando no erro do adversário, acabou mesmo por ser o Técnico a conseguir mais um ensaio, também transformado, e uma penalidade, para que se chegasse ao intervalo com uma vantagem dos visitantes por 17-0.

Entrou melhor o Vitória na segunda parte, refrescando a equipa com três substituições, marcando o seu primeiro ensaio logo aos cinco minutos por José Tabanêz, e provocando o erro dos engenheiros pela pressão exercida, de que resultou aos 15 minutos, uma penalidade que, transformada por Gonçalo Martins, levou o resultado para 8-17.
 
Entusiasmados pela domínio e pelos pontos conseguidos, a equipa sadina voltou a marcar aos 20 minutos, de novo por Tabanêz, reduzindo para 13-17, mas a partir daí o Técnico reagiu bem, aproveitou a sua maior experiência e nos 10 minutos finais conseguiu transformar uma penalidade e obter mais um ensaio, numa intercepção de um dos centros, que fez o toque de meta debaixo dos postes, elevando o resultado para os finais 13-27.

Excelente esforço do Vitória que no entanto não foi suficiente para contrariar a superioridade do CR Técnico, mas que mostrou que a equipa sadina tem as ferramentas necessárias a colocar a máquina a funcionar, embora tenha ainda muito trabalho pela frente.

Resultados e classificação

Fonte: Site Mao de Obra 

Sem comentários: