terça-feira, 21 de junho de 2016

Natação »»» Eduardo Guia, atleta do Palmela Desporto, obteve mínimos para participação no Campeonato Nacional

Fotos: Palmela Desporto
Decorreu no dia 18 de junho o Torneio Inter-regional de Especialistas, na Piscina Olímpica de Rio Maior (sede do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação), evento desportivo organizado pela Associação de Natação do Distrito de Santarém.

O evento contou com a participação de 31 clubes oriundos de diferentes Associações (Coimbra, Interior Centro, Lisboa e Santarém) e um total de 330 nadadores, sendo a Palmela Desporto a 7.ª instituição com maior representação, com os seguintes 14 nadadores(as): António Ferreira, Bernardo Félix, Carolina Ribeiro, Daniela Marques, Eduardo Guia, Gonçalo Raposo, João Silva, Lara Silva, Maria Angelino, Nuno Cardoso, Pedro Silva, Rodrigo Lopes, Tomás Coxixo e Vitor Paulino.

O destaque individual vai para Eduardo Guia (nascido em 1998, Júnior), com a obtenção de TAC (Tempo de Acesso a Campeonatos) para participação no Campeonato Nacional, evento em que estará presente pela primeira vez na sua carreira desportiva. Os registos foram obtidos nos 50 m Bruços (32.95) e 100 m Bruços (1:13.32), que são mais relevantes atendendo ao seu melhor registo anterior, até setembro 2014, nos 100 m Bruços 1:28.33 (realizado a 27 de janeiro de 2013) e de nunca ter competido nos 50 e 200 m Bruços. Estes exemplos reforçam a política de desenvolvimento da natação na Palmela Desporto que assenta a sua planificação visando a obtenção de resultados desportivos relevantes a médio-longo prazo e a especialização tardia. Também Maria Angelino (Infantil) obteve novo mínimo para participação no Campeonato Nacional, desta vez nos 200 m Bruços (TAC previamente alcançado nos 100 m Bruços).

Foram realizadas as provas de 50, 100 e 200 m de uma técnica de nado por parte de cada nadador(a) e na classificação final (somatório de pontos obtidos nas três provas), Eduardo Guia foi 2.º classificado em Bruços e Tomás Coxixo 3.º classificado em Costas, ambos no escalão de juniores.

Registaram-se mais 15 novos recordes históricos por escalão da Palmela Desporto, por parte de mais de 50 % da equipa (Carolina Ribeiro, Daniela Marques, Gonçalo Raposo, João Silva, Lara Silva, Maria Angelino, Nuno Cardoso, Pedro Silva, Rodrigo Lopes e Tomás Coxixo) e alguns nadadores aproximaram-se de TAC para participação no Campeonato Nacional, o que é um indicador muito positivo da evolução global da equipa e de motivação para o próximo evento desportivo, os Campeonatos Regionais

Texto: Palmela Desporto

Sem comentários: