segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Carta Aberta à Associação de Patinagem de Setúbal

Recebemos esta carta aberta à Associação de Patinagem de Setúbal e publicamos aqui na íntegra.

"Como Pai de atleta de Patinagem artística e ex atleta de Hóquei Patins do Distrito, venho por este meio demonstrar o meu forte descontentamento pela forma como são organizadas as provas da modalidade de patinagem artística.

O descontentamento está directamente relacionado com o facto de se OBRIGAR as crianças a estarem até horas impróprias dentro dos pavilhões, após maratonas de presença nos mesmos.

Na passada semana (20-11-2016) foram os Benjamins que tem já nem conseguiram terminar pois percebeu-se que pela cadência da prova esta iria terminar talvez já depois da 1h da manhã (já segunda-feira).

Ontem (27-11-2016) as provas terminaram perto as 23h30m, tendo-se seguido a cerimónia de encerramento.

Imagino que muitas das crianças presentes devam ter chegado a casa depois da 1h30m da manhã de segunda-feira e muitas destas com aulas pelas 8! Falamos na maioria de crianças abaixo dos 12 anos de idade...

Além deste avançar dramático da hora, as crianças são OBRIGADAS a estar presentes no ringue, para as cerimónias de encerramento, sem sequer poderem ter vestido um casaco de fato treino.

Se o podem fazer, então qual a razão de não existir alguém da organização que tenha o cuidado de comunicar isso mesmo às crianças?

Ontem no pavilhão de Alfarim, deveriam estar abaixo dos 10º C à hora das cerimónias de encerramento...

Quantas destas crianças estão hoje com extremas dificuldades na escola e doentes?

Numa modalidade em franco crescimento, parece-me que esta forma de realização das provas começa a limitar esse crescimento senão mesmo a implicar a desistência prematura de muitas destas crianças.

Será este o caminho?

Não haverá outras formas de fazer as provas?

Há sempre outras formas de fazer acontecer...

Disponível para o debate."
Alexandre Grilo

1 comentário:

Vanda F disse...

Concordo plenamente. Também sou mãe de uma atleta.
Indecente. No meu caso a minha filha é Benjamin. No domingo da prova, teve de estar no pavilhão do samouco as 7h45 da manhã e saímos de lá por volta das 23h. Chegamos a casa à 1 da manhã... O dia de escola seguinte foi muito difícil...
Este fim-de-semana caímos na asneira de ir ao torneio, porque o encerramento dos Benjamins só foi feito este domingo, e no final do torneio aberto... Fomos informados que se previa o encerramento às 20h... Iniciou às 23h30... Chegámos a casa de novo de madrugada..
Ja sem falar, em que condições terá um atleta destas idades para fazer este tipo de provas, às 10 da noite, quando já está acordado desde muito cedo e no pavilhão um dia inteiro...
É triste, muito triste...