quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Setúbal »»» Seminário divulga atividades náuticas

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
Dar a conhecer os modelos de gestão das atividades náuticas e identificar novas abordagens pedagógicas em meio aquático são objetivos de um seminário que decorre nos dias 3 e 4.

O Seminário “Escolas de atividades aquáticas: novos desafios”, que integra o calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, EDUGEP e Clube Naval Setubalense, realiza-se no primeiro dia no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e no dia seguinte na Piscina das Palmeiras. 

A ação, com inscrições pagas a decorrerem até 2 de dezembro, é dirigida a treinadores, diretores técnicos, profissionais responsáveis pela orientação e condução do exercício de atividades físicas e desportivas, futuros treinadores, atletas, praticantes da modalidade, estudantes do curso de Desporto, atletas e público em geral.

Os objetivos são conhecer os modelos de gestão aplicados às atividades náuticas, por parte de autarquias, de clubes e de universidades, e as estratégias mais adequadas para contribuir de forma adequada para a dinâmica da equipa técnica.

Além disso, pretende-se compreender as modalidades aquáticas em diferentes contextos vivenciais, numa lógica de desenvolvimento pessoal e de gestão de carreira, através da partilha de vivências por atletas e ex-atletas olímpicos, bem como identificar novas abordagens pedagógicas em meio aquático, nomeadamente em contexto de deficiência.

A ação está homologada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude com a atribuição de 2.4 UC’s.

No dia 3, após uma sessão de abertura com início às 09h00, realiza-se um painel, entre as 09h30 e as 13h30, sobre o tema “Modelos de Gestão”, com as intervenções de Tânia Mira, da GesLoures, de José Luis Costa, da Go Fit Portugal, e de Marta Fernandes, diretora técnica da Go Fit Portugal.

Da parte da tarde, entre as 14h30 e as 16h30, o professor João Ribeiro, da Universidade do Porto, aborda as questões do planeamento das atividades náuticas, através de uma apresentação intitulada “Avaliação Bioenergética e Biomecânica em Natação”.

“Viver a água: experiências de vida” é o tema do painel a decorrer entre as 16h30 e as 18h30, com a moderação do diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, Luís Liberato.

Neste painel, o presidente da Federação Portuguesa de Modalidades Subaquáticas, Ricardo José, e os atletas Tiago Venâncio, Pedro Pinotes e Mafalda Beleza, partilham as suas vivências.
O seminário prossegue no dia 4, entre as 09h30 e as 13h30, na Piscina das Palmeiras, do Clube Naval Setubalense.

O técnico nacional de paracanoagem, Ivo Quendera, com o tema “Da inclusão ao Desporto para Todos”, e o presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, Ricardo José, com o tema “Escolas e Atividades Aquáticas”, conduzem uma ação sobre novas abordagens pedagógicas no meio aquático.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: