quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Natação »»» Equipa feminina do CNLA surpreende tudo e todos no Campeonato Nacional da 3ª Divisão

Foto: CNLA
Nos dias 26 e 27 de Novembro, a equipa do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) esteve em competição no Campeonato Nacional de Clubes da 3ª Divisão, nas Piscinas Municipais de Abrantes. A equipa feminina, que alcançou a subida para a 3º Divisão na época passada, fez-se representar pelas seguintes atletas: Susana Mateus, Carolina Guedes, Íris Rola, Melissa Lopes, Ana Sofia Sousa e Nicoleta Lascu.  A equipa masculina, que competiu nesta divisão pela 6ª época consecutiva, esteve representada por Jaime Costa, Mauro Inácio, Paulo Janeiro, Nelson Malheiros, Hugo Correia, Pedro Bôto e Samuel Mariano.

A equipa feminina esteve em grande plano e surpreendeu tudo e todos, com a obtenção do 5º lugar entre as 24 equipas participantes. As previsões iniciais apontavam para uma classificação entre o 8º e o 10º lugar, mas as atletas superaram-se e conseguiram provas de grande nível, revelando um espírito coletivo muito forte. Em termos pontuais, a equipa feminina do CNLA conseguiu mesmo o 4º lugar, que dava acesso à subida para a 2ª Divisão. Contudo, o Clube de Natação de Alcobaça alcançou igual número de pontos e teve vantagem nos critérios de desempate. Avaliado o 1º critério, as equipas permaneciam empatadas, pois ambas registavam uma vitória individual ao longo do fim-de-semana. Foi apenas no nº de segundos lugares alcançados (um do Alcobaça, contra nenhum do CNLA) que o CNLA se viu relegado para o 5º lugar final.

Contudo, este sabor “amargo” não apaga a forma espetacular como a equipa se apresentou, com um total de 13 recordes pessoais: Nicoleta Lascu (4) nos 200 costas, 100 mariposa, 50 livres e 100 livres; Ana Sofia Sousa (4) nos 100 Livres (com máximo pessoal também na passagem a meio da prova, aos 50 metros), 400 livres e 800 livres; Carolina Guedes (2) nos 100 e 200 bruços; Melissa Lopes (2) nos 200 mariposa (também ela com máximo pessoal na passagem a meio da prova, neste caso aos 100 metros); Susana Mateus (1) nos 200 estilos. Grande destaque também para os sete Recordes Regionais do Alentejo, quatro deles absolutos: Ana Sofia Sousa nos 400 e 800 livres, ambas com “duplo-recorde” (15 anos e absoluto); Susana Mateus nos 200 estilos (recorde sénior); e nas estafetas de 4x100 livres e 4x100 estilos, ambas com recordes absolutos, com o quarteto composto por Nicoleta Lascu, Carolina Guedes, Ana Sofia Sousa e Susana Mateus.

A equipa masculina alcançou o 23º lugar na classificação final, não conseguindo escapar aos últimos quatro lugares da tabela e sendo despromovida para a 4º Divisão na próxima época. Apesar do resultado, a equipa – que se encontra numa fase de renovação - lutou com todas as suas forças para tentar alcançar a manutenção, que não foi possível atendendo ao forte nível competitivo da 3ª divisão masculina. A nível individual, de sublinhar os recordes pessoais alcançados por Jaime Costa, nos 100 Bruços e 200 Mariposa; por Mauro Inácio nos 400 Livres; e por Hugo Correia nos 200 Bruços.

Somando estes resultados aos do último Campeonato Regional (disputado em Sines), a equipa do CNLA apresenta-se cada vez mais apostada em consolidar o seu crescimento, de forma sustentada, ambiciosa e criteriosa, para elevar cada vez mais o seu nome, o da cidade e o da região a nível nacional, com uma palavra especial a todos os atletas, pais, sócios e patrocinadores que confiam e ajudam no projeto do clube.

Fonte: CNLA

Sem comentários: