sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Setúbal »»» “Desporto e Educação Olímpica” é o tema do encontro organizado pela Academia Olímpica de Portugal

A prática do desporto como atividade benéfica para o desenvolvimento físico e formativo do indivíduo, mediante a orientação dos valores olímpicos, dá o mote a uma conferência internacional a decorrer até dia 3.

“Desporto e Educação Olímpica” é o tema do encontro organizado pela Academia Olímpica de Portugal e que ao longo de dois dias, no Instituto Politécnico de Setúbal, reúne, quer de Portugal, quer do estrangeiro, nomeadamente do Brasil e de Espanha, académicos e profissionais com atividades ligadas a modalidades desportivas.

A conferência, que conta com o apoio da Câmara Municipal no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, teve o contributo do presidente do Comité Olímpico de Portugal, que sublinhou o “momento particularmente interessante no reforço da educação física” no país.

José Manuel Constantino salientou, ainda, que “o desporto e a educação olímpica são pilares fundamentais na formação de indivíduos”, mesmo com a constatação de que, “ao longo dos tempos, têm andado mais ou menos afastados”.

A sessão de abertura da conferência teve também a participação do vereador Manuel Pisco, que sublinhou a importância que a Câmara Municipal de Setúbal tem dado ao desporto inclusivo ao longo do programa da Cidade Europeia do Desporto.

Atento às tendências atuais da sociedade, Manuel Pisco realçou a importância de eventos como a conferência a decorrer no IPS, observando que, “numa espécie de reverso da medalha, com os avanços da medicina e os consecutivos aumentos da esperança média de vida, parece que nos temos descuidado com o aspeto da condição física”.

O presidente da Academia Olímpica de Portugal, Luís Gomes da Costa, frisou na abertura dos trabalhos que um dos grandes objetivos do encontro é a “revalorização da educação física escolar”, num contexto em que é fundamental garantir a “educação abrangente dos nossos filhos”.

As primeiras horas da conferência internacional tiveram ainda alocuções de Ângela Lemos, da Escola Superior de Educação do IPS, que interveio na sessão de abertura, e de Gustavo Marcos e José Susino, que apresentaram os Jogos de Quelfes.

Com especial enfoque na educação olímpica, os Jogos de Quelfes, que decorrem em vários municípios portugueses e, ainda, na cidade espanhola de Ayamonte, procuram incutir precisamente o espírito olímpico nas crianças mais pequenas.

O português Gustavo Marcos, coautor dos Jogos de Quelfes, explicou toda a estrutura inerente ao projeto para realçar que o grande objetivo é “ensinar que o olimpismo é um estado de espírito e uma forma de estar na vida, não se circunscrevendo apenas à prática desportiva”.

José Susino, diretor do Patronato Municipal de Deportes de Ayamonte, reforçou precisamente essa noção, acrescentando que a iniciativa, com um modelo aproximado aos Jogos Olímpicos, adaptado para a população infantil, se assume como “um evento desportivo e cultural”.

O programa completo da Conferência Internacional “Desporto e Educação Olímpica”, a decorrer no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal até ao final da tarde de dia 3, pode ser consultado na página oficial da Academia Olímpica de Portugal, em http://www.aop.pt.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: