sexta-feira, 22 de julho de 2016

Futsal »»» Naná em entrevista ao site do GD Fabril. “Juntos somos muito mais fortes”

Foto: GD Fabril
Chegou ao GD Fabril em 2010/2011 sendo conhecido do público em geral e em pouco tempo foi reconhecido por todos como um técnico marcante no Clube. A maneira como vive o jogo, a crença e os resultados que foi conseguindo conquistaram os adeptos. Com Fernando Paiva ‘Naná’ no comando técnico o GD Fabril chegou mesmo à 1ª divisão e à ‘final-four’ da Taça de Portugal. Mas, apesar do orgulho, o Clube não vive do passado e Naná, que vai iniciar a 7ª época com o emblema fabril ao peito, olha já para a nova época.

 
Vai iniciar a 7ª época no GDF. Que sentimento isso tem?
Existem sentimentos que me saltam logo ao pensamento: Estabilidade e sucesso.
– A estabilidade não é só da equipa técnica mas também no plantel e na direção do G.D. Fabril.
– O sucesso é sempre relativo da parte de quem olha; Para quem vê de fora e apenas analisa os resultados finais da época não tem visto sucesso nos últimos 3 anos. Para quem está mais por dentro da secção do futsal do clube percebe perfeitamente que existem condicionantes que não nos têm permitido obter o sucesso desportivo que todos nós ambicionamos.

O que tirou de positivo da última época?
Muitas coisas positivas tiramos da época transata que todos iremos tirar proveito no nosso futuro desportivo e familiar. O G.D. Fabril na época passado não consegui-o atingir o seu 1º objetivo porque perdemos em cassa contra uma equipa de desceu de divisão. Tivemos imensas dificuldades para vencer as equipas do distrito de setúbal e essa lição vamos leva-la para o futuro.
Apostamos efetivamente em jovens do distrito para eles em jogo puderem mostrar se estavam ou não à altura do desafio. Felizmente praticamente todos cresceram e mostraram que estão preparados para serem o futuro do nosso distrito.

Objectivos para a próxima época?
O nosso objectivo interno na secção é sempre de lutar pela subida de divisão. Temos feito os possíveis para estarmos melhor preparados.

O que vai exigir à sua equipa?
O mesmo de sempre: Compromisso, lealdade, seriedade com o próprio, com os outros e com o G.D. Fabril. Se formos ainda melhores nestes pontos na próxima época estaremos mais próximos de vencer as partidas.

O que podemos esperar do campeonato em geral?
Sem conhecermos todos os planteis será difícil de prever o que vai acontecer. Na nossa serie há uma viragem a mais a Sul, com 3 equipas do Algarve. Parece-me que o desejo de subir de divisão foi alargado a mais equipas. Vamos ver como decorrem as 3, 4 primeiras jornadas. O G.D. Fabril tem sempre a ambição de vencer qualquer jogo.

A elaboração do plantel está a correr bem?
Sim, analisamos os sectores onde precisamos de melhorar e o nosso Diretor Desportivo, Paulo Carvalheira, está a fazer tudo o possível para sairmos reforçados para a próxima época. É uma tarefa muito difícil porque no distrito de Setúbal o recrutamento é muito pouco (apenas existem 7 equipas a disputar a distrital, divisão logo abaixo da nossa, e uma dessas equipas é de Sines..), embora existam no nosso distrito mais 10 a 12 jogadores que podiam perfeitamente encaixar no nosso plantel mas só podemos ter 15. Na visão do adepto/treinador existem sempre opiniões diferentes mas nós julgamos que temos os melhores e os que também têm maior nível de compromisso. Ir buscar jogadores a Lisboa também se torna muito complicado porque só na 1ª divisão existem 6 equipas e todos os bons jogadores querem jogar na 1ª divisão.

Opinião sobre o trabalho que está a ser realizado na formação?
A nossa formação merece que todos os sócios e adeptos do G.D. Fabril lhes tirem o chapéu, mais uma vez não podemos apenas olhar ao resultado desportivo. O trabalho desenvolvido pelo João Monteiro, Paulo Roda e o Duarte (rosto mais visíveis e presentes) tem sido espetacular. O futsal é um desporto de rua e facilmente se joga na rua, conseguirem trazer para o G.D. Fabril atletas com compromisso, que cumpram as regras do clube, e ainda irem melhorando ano após ano o fator desportivo e disciplinar têm tido um desempenho fantástico. Na cidade do Barreiro existem muitos clubes que não exigem mensalidade aos atletas e obviamente conseguem fazer uma melhor recrutamento. Este é o caminho e não nos podemos desviar dele. Muitos parabéns e obrigado a todos os intervenientes da nossa formação; técnicos, diretores, auxiliares e atletas.

Mensagem para os adeptos
Ao longo dos anos temos sentido que os nossos sócios e adeptos vão aumentando no decorrer da temporada e o que peço é que se juntem a nós desde a 1ª jornada. Juntos somos muito mais fortes.
Aproveito para convidar todos os adeptos de futsal do distrito para virem assistir ao nosso jogo de apresentação dia 7 de Setembro às 20h30 contra o Sport Lisboa e Benfica.

Fonte: GD Fabril

Sem comentários: