segunda-feira, 18 de julho de 2016

As provas de automobilismo regressaram a Setúbal, com o piloto Carlos Brízido a conquistar o principal troféu da Setúbal Especial Sprint

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
As provas de automobilismo regressaram a Setúbal no dia 17, com o piloto Carlos Brízido a conquistar o principal troféu da Setúbal Especial Sprint, realizada na Avenida da Europa.

O evento, organizado pelo Clube de Motorismo de Setúbal e pela Câmara Municipal, no âmbito do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, acolheu alguns dos melhores pilotos portugueses da atualidade, com mais de seis dezenas de equipas a marcar presença no concelho sadino.

A organização estima que assistiram às diferentes provas, tanto de sprint como de regularidade, além dos desfiles e demonstrações, cerca de cinco mil pessoas.
 
“Houve muita emoção pelo regresso do automobilismo a Setúbal”, sublinhou, em jeito de balanço, Fernando Matias, do Clube de Motorismo de Setúbal.

O dirigente da agremiação, recentemente criada com o objetivo de devolver ao calendário automobilístico a icónica prova da Rampa da Arrábida, salientou ter estado “apreensivo com o local escolhido para a Setúbal Especial Sprint, a Avenida da Europa, mas a verdade é que acabou por atrair imenso público e os pilotos ficaram plenamente satisfeitos com o circuito, o que é sinal de um evento bem sucedido”.

Carlos Brízido foi o piloto mais rápido a percorrer em duas mangas o traçado definido na Avenida da Europa, no centro da cidade de Setúbal, com o tempo total de 3:58,32 minutos.

A Setúbal Especial Sprint incluiu, ainda, uma prova de regularidade, a qual avaliou a capacidade dos pilotos em completar o mesmo circuito com a média de velocidade mais próxima dos 50 quilómetros por hora.

A dupla António P. Magalhães e João Botequilha foi a que mais se aproximou do tempo ideal de 5:08,00 minutos, ficando, assim, no primeiro lugar.

A Setúbal Especial Sprint reuniu o envolvimento de 66 equipas de vários pontos do País, o que, completou Fernando Matias, “trouxe à cidade cerca de mil pessoas só de pessoal concorrente”.

O evento incluiu também desfiles de carros de corrida modernos e clássicos, entre os quais se encontrava uma réplica do Alfa Romeo de Juan Manuel Fangio, o número 22 com que participou em provas de Fórmula 1 na década de 50.

O espetáculo do automobilismo em Setúbal trouxe ainda grandes nomes portugueses da modalidade, como Rui Madeira e Nuno Madeira, que fizeram demonstrações, e Luís Mota, referência mundial em drifting e que chegou a fazer várias derrapagens para o público com os pneus a largarem fumos coloridos, vermelhos e verdes, da cor da bandeira nacional.

O êxito do regresso das corridas automóveis a Setúbal faz com que Fernando Matias anteveja como uma possibilidade mais real que a famosa Rampa da Arrábida se volte a realizar na Serra da Arrábida, sendo que, de momento, está já no horizonte a organização de uma nova prova de automobilismo a 2 de outubro, em princípio na zona das Manteigadas.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: