terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Treinadores do distrito reforçam formação com apoio da AF Setúbal

Os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro ficam marcados positivamente na história do Núcleo de Setúbal da Associação Nacional de Treinadores de Futebol. O Seminário “Futebol de Formação e Alto Rendimento” ganhou forte adesão. A AF Setúbal foi parceiro de eleição de um evento que quer ganhar mais desafios em nome da qualificação dos treinadores do distrito.

Estiveram inscritos 84 treinadores nas duas jornadas do seminário “Futebol de Formação e Alto Rendimento”, evento promovido pelo Núcleo de Setúbal da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (NSANTF), nos dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro, no Auditório Municipal da Câmara de Setúbal, no Mercado do Livramento.

“O balanço desta ação só pode ser considerado de excelência e este saldo foi reconhecido por todos quantos estiveram presentes, preletores e participantes”, começou por destacar Fernando Lage, presidente da Direção do Núcleo de Setúbal da associação que representa os treinadores do país.

Ao www.afsetubal.pt Fernando Lage considerou que “o evento de grande qualidade, muito ficou a dever à qualidade e profissionalismo dos quatro preletores convidados”: Óscar Tojo (Docente da Faculdade de Motricidade Humana/Coordenador Técnico da AF Évora); Luís Nascimento (Treinador e Coordenador do escalão de iniciados do SL Benfica); João de Deus (Treinador principal da equipa de futebol do Sporting B) e Alexandre Santana (Coordenador Técnico da AF Setúbal).

“Desenvolveram um trabalho global de grande profissionalismo e todos os participantes saíram a ganhar com a iniciativa. Um conjunto de treinadores jovens, mas muito competentes, que não hesitaram em passar conhecimentos fundamentais a quem marcou presença”, elogiou Fernando Laje.

“Um conjunto de valorosos técnicos que conferiram ao seminário uma importância acrescida na formação dos treinadores da nossa região”, reiterou, em jeito de agradecimento, o dirigente associativo da classe.

O líder do NSANTF não hesitou, contudo, em lamentar a ausência de José Couceiro (treinador do Vitória) que, devido aos compromissos com o clube acabou por não conseguir marcar presença no evento. Couceiro que estava apontado como um dos preletores.

“Com certeza que teremos outra oportunidade para que o conceituado treinador José Couceiro possa dar o seu contributo numa próxima oportunidade”, admitiu Lage.

Forte adesão à iniciativa

Neste que foi o evento de estreia do NSANTF, cujos órgãos sociais tomaram posse no passado dia 30 de Outubro, “a adesão foi fantástica e não foi superior porque o espaço gentilmente cedido pela autarquia setubalense limitou o número de inscrições. Cerca de 40 interessados acabaram por ficar de fora”, revelou Fernando Lage, ainda assim, naturalmente agradado com as 84 inscrições registadas.

A AF Setúbal foi um parceiro de eleição na promoção e dinamização do seminário. “A AF Setúbal, com quem temos celebrado um protocolo, apoiou a iniciativa desde a primeira hora e isso foi muito gratificante para o NSANTF. Um contributo que desejamos continue em próximas ações a desenvolver”, reconheceu Fernando Lage.

A intervenção da AF Setúbal é vista pelo NSANTF como fundamental no percurso da qualificação dos treinadores. “Há muitos jovens que querem ser treinadores e há que qualificá-los. Neste aspeto, a AF Setúbal é uma instituição que reconhecemos estar ao nosso lado, no sentido de podermos acabar com os técnicos ‘paraquedistas’. Há que certificar os treinadores para termos mais e melhor futebol”, destacou.

Fernando Lage, instado a projetar novos desafios, apontou: “Queremos que no nosso distrito possa haver, pelo menos três ações formativas do género ao longo do ano, porque é muito importante no contributo do amealhar de créditos para a renovação da carteira profissional.

Recorde-se que o seminário conferiu 1.2 créditos, fruto das seis horas formativas.

A renovação da carteira profissional requer, pelo menos, 10 créditos para, o que equivale a 50 horas de formação.

AF Setúbal enaltece trabalho do NSANTF

O vice-presidente Desportivo da AF Setúbal, João Aires, marcou presença no seminário e testemunhou a importância que esta iniciativa teve para o futebol da nossa região.

“Assistimos a uma ação formativa de grande relevância. O futebol só pode crescer e melhorar se a qualificação dos técnicos for uma realidade e, para isso, muito contribuiu a realização deste seminário, promovido pelo NSANTF, associação que apresenta uma dinâmica cada vez mais forte”, felicitou o dirigente que esteve na sessão de encerramento do seminário, acompanhado pelo presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso.

João Aires não hesitou em vincar o “bom relacionamento institucional” entre as duas entidades e, em nome da AF Setúbal, reforçou a abertura de portas a novos contributos.

Refira-se que o NSANTF envolve por esta altura cerca de 160 filiados, técnicos certificados da região e jovens estagiários, a quem o núcleo apoia.

In Site AF Setúbal

Sem comentários: