quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Passeio TT O Campo Aqui Tão Perto foi um sucesso (c/vídeo)

Depois de uma semana de chuva, a meteorologia presenteou-nos com um dia de Sol e céu despejado, que permitiu uma excelente Passeio TT O Campo Aqui Tão Perto, entre Montijo e Vendas Novas, no passado dia 5 de fevereiro.

O primeiro enquadramento do passeio foi no Museu Agrícola da Atalaia, onde foi montado o secretariado e a técnica da Câmara Municipal do Montijo, Fátima Contramestre, fez uma visita guiada.

Os trilhos esperavam-nos nas Faias. A lama foi uma constante do percurso que começou entre as vinhas que produzem os vinhos das terras do Sado, levando a caravana até St.º Isidro de Pegões onde foi servido o Coffee Break na Sociedade Recreativa da localidade. O reinício levou a caravana a um verdadeiro pântano, onde só alguns tiveram coragem de se aventurar e muitos, só a muito custo, e com um verdadeiro espírito de entreajuda é que conseguiram passar.

A entrada no concelho de Vendas Novas deu-se na localidade das Piçarras, numa reserva de caça com paisagens florestais lindíssimas. Um dos gestores cinegéticos da herdade, a quem agradecemos a colaboração, a ajuda e a simpatia, foi o guia que levou os participantes a um trilho verdadeiramente intransponível, o que prendeu a caravana até que este o guia optou por uma alternativa para colocar, novamente, a caravana em andamento.

À chegada a Vendas Novas, o presidente da Câmara aguardava os participantes para lhes dar as boas vindas a cidade e, após uma Bifana de Vendas Novas, todos seguiram, já tarde na hora, para uma passagem pelos trilhos de Canha (concelho do Montijo), terreno marcado pelas grandes herdades onde voltaram a existir vários problemas de circulação numa paisagem linda de inverno.

O pessoal da organização esteve sempre presente nos vários pontos quentes de passagem e prestaram a ajuda necessária ao bom desenrolar do passeio.

Por fim, o percurso levou o passeio à Adega de Pegões onde foi servido almoço convívio. No final os participantes mostraram a sua satisfação com o dia passado, não deram por mal empregue esta jornada de verdadeiro espírito de todo o terreno, e no qual foram cumpridas as Normas de Conduta e Boas Práticas Ambientais.

In Câmara Municipal do Montijo

Sem comentários: