segunda-feira, 16 de maio de 2016

Basquetebol »»» GDESSA campeão nacional de Sub 19 Femininos

Foto: FP Basquetebol
A Fase Final de Sub 19 Femininos foi marcada por enorme emoção e incerteza quanto ao clube que conquistaria o titulo. No último jogo da competição, a vitória da Quinta dos Lombos sobre o GDESSA (49-43) não impediu que a equipa do Barreiro celebrasse no final o titulo de campeão nacional. A equipa liderada por Nuno Manaia controlou a marcha do marcador durante grande parte do jogo, mas a formação de Carcavelos iniciou uma excelente recuperação a partir do meio do 3º período. O GDESSA dispunha de uma margem pontual de nove pontos para gerir, chegando por mais do que uma vez a estar a perder por oito, mas a linha de lance-livre acabou por ser o garante do titulo nos instantes finais do encontro. Estão de parabéns as quatro equipas pela forma como disputaram a troféu, pela competitividade demonstrada, pela emoção e bons momentos de basquetebol proporcionados a todos aqueles que acompanharam esta Final Four.

O GDESSA partia em vantagem para este último jogo, e estava autorizado a perder até oito pontos de diferença, mas isso não impediu que tenha sido a formação do Barreiro a estar melhor nos primeiros vinte minutos (30-22). Passados 3.41 minutos do 2º tempo, a equipa comandada por Nuno Manaia mantinha-se na liderança (35-28), mas eis que se seguiram quase 12 minutos sem que a defesa dos Lombos tivesse sofrido pontos.

O conjunto de Carcavelos aproveitava para dar a volta ao marcador (43-35), e a 3.40 minutos do final continuava muito próximo do tão desejado titulo (45-37). Cinco lances-livres cortam o bom momento da equipa liderada por Gilda Correia (42-45), tornando mais complicada a tarefa da Quinta dos Lombos para os 75 segundos finais.

A formação lisboeta explorou sempre que pode o contra-ataque (16 pontos), controlou melhor a posse de bola (14 vs 20 turnovers), e apesar de não ter convertido qualquer triplo (0/11), foi mais eficaz nos tiros de 2 pontos (38% vs 26%). O domínio demonstrado nas áreas mais próximas do cesto (32 vs 12 pontos pintado) contribuiu decisivamente para o triunfo da Quinta dos Lombos.

Carolina Gonçalves (18 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências) foi a melhor marcadora do jogo, e com a ajuda de Chanaya Pinto (13 pontos e 18 ressaltos), autora de um duplo-duplo de grande nível, conseguiu garantir a vitória dos Lombos.

Mesmo tendo perdido, o GDESSA festejou no final, e as exibições de Eliana Cabral (13 pontos e 17 ressaltos) e Leonor Serralheiro (10 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) muito contribuíram para a conquista do titulo.

Classificação final:
1º - GDESSA
2º - Quinta dos Lombos
3º - CD Póvoa
4º - CPN

5 IDEAL:
Leonor Serralheiro (GDESSA)
Carolina Gonçalves (Quinta dos Lombos)
Ana Ramos (CD Póvoa)
Maianca Umabano (GDESSA)
Isabel Costa (CD Póvoa)

MVP:
Isabel costa 

Autor: Carlos Seixas in FP Basquetebol

Sem comentários: