segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O selecionador distrital de futebol da AF Setúbal analisa o brilhante resultado conseguido este fim de semana, nas Caldas da Rainha

O selecionador distrital de futebol da AF Setúbal analisa o brilhante resultado conseguido este fim de semana, nas Caldas da Rainha, pela seleção sub-16 de futebol no feminino.

Rúben Conceição elogia o grupo de guerreiras que orientou e, garantida a possibilidade de lutar pelo título nacional do Interassociações, não hesita em apontar aos lugares de topo.

A seleção distrital da AF Setúbal sub-16 de futebol no feminino festejou este domingo, de manhã, depois de vencer a congénere de Lisboa, por 2-1, o apuramento para o grupo das oito seleções regionais que, em Março, no Porto, vão discutir o título da edição 2017 do Torneio Nacional Interassociações do escalão.

O triunfo diante das lisboetas, que aconteceu 24 horas depois do empate a uma bola frente à AF Leiria, valeu, por isso, às nossas atletas o primeiro lugar no Grupo 5 da Fase Zonal da competição.

Um desfecho que alimenta o sonho de ver a nossa seleção sagrar-se campeã nacional, depois de há um ano o título ter escapado na lotaria dos penáltis, precisamente frente à AF Leiria.

VEJA ABAIXO O VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DO JOGO AF SETÚBAL VS AF LEIRIA (inclui o golo de Marta Ferreira)



Rúben Conceição foi, pela primeira vez, o comandante das nossas guerreiras. Na hora de analisar a prestação competitiva dos dois jogos realizados no relvado sintético do Campo das Barreiras, em A-dos-Francos, o selecionador distrital da AF Setúbal apontou o cumprimento exemplar da estratégia definida e o talento das jogadoras como fatores determinantes do sucesso.

“A nossa equipa fez tudo de acordo com o que estava planeado. Tudo o que foi pedido foi cumprido”. “As atletas foram fantásticas e formaram um conjunto de autênticas guerreiras”, começou por elogiar ao afsetubal.pt Rúben Conceição, treinador que assumiu, pela primeira vez, neste torneio a condição de selecionador, depois de exercer o cargo de adjunto de Alexandre Santana, o coordenador técnico distrital da AF Setúbal.

O responsável técnico vinca que este resultado deve ser valorizado. “Defrontámos duas seleções muito fortes, a vencedora da prova do ano anterior e Lisboa, naturalmente, uma equipa favorita à conquista de títulos. Contudo, conseguimos mostrar em campo o cumprimento de uma estratégia assente no talento das nossas atletas. Não tivemos a sorte de vencer na primeira partida, mas frente a Lisboa, o grupo revelou uma atitude e uma qualidade fantástica e, por isso, foi premiado”, avaliou.

Neste momento, mais um, de particular relevância para o futebol no feminino da nossa instituição, Rúben Conceição não deixou de partilhar este resultado. “Esta é, igualmente, consequência do bom trabalho diário que os clubes têm feito e as seleções refletem os resultados. Uma dinâmica fantástica que deve ser reconhecida”, sublinhou.

Todavia, o cenário do futebol no feminino da nossa região denota limitações. “A quantidade de atletas que temos no seio da AF Setúbal ainda é manifestamente insuficiente, quando em comparação com outras associações, que têm mais facilidade em fazer a gestão dos recursos. Desejamos que a aposta no futebol no feminino seja cada vez mais efetiva, que surjam cada vez mais equipas, porque, apesar das contrariedades esta variante está a evoluir significativamente e a nossa região segue essa tendência”.

Apesar de tudo, Rúben Conceição reiterou que “nesta fase zonal, a seleção sub-16 mostrou ter um grupo de grande qualidade, que se exibiu em grande nível”. Fato reconhecido por todos quantos viram a atuação das nossas guerreiras, numa jornada de grande promoção do futebol no feminino.


Em termos pessoais, a estreia de Rúben Conceição à frente das seleções da AF Setúbal não podia ter corrido melhor.

“Senti-me sereno e confiante. Este é um trabalho de continuidade daquilo que tem vindo a ser feito nos últimos anos. O grupo ficou feliz e isso deixou a equipa técnica igualmente muito satisfeita”, libertou o técnico associativo.

Instado a avaliar a importância de vestir a camisola da AF Setúbal, Rúben Conceição garante que representar a seleção distrital “é cada vez mais uma ambição das atletas”. “Sentem efetivamente a camisola da associação e, mais uma vez, souberam honrar e dignificar a instituição”

“O reconhecimento de que representar a seleção da AF Setúbal é um importante passo na progressão das carreiras está, cada vez mais, interiorizado pelos atletas”, reforçou.

A ambição para a fase final

A seleção sub-16 da AF Setúbal é uma das oito equipas – Braga, Porto, Coimbra, Guarda, Évora Madeira e Viseu, são as outras concorrentes - que tem a possibilidade de lutar pelo triunfo na fase final, marcada para os dias 17, 18 e 19 de Março, numa prova a organizar no distrito do Porto.

“As expetativas para a fase final são as mesmas com que entramos para a fase zonal. Vamos competir com muita vontade de vencer, mas focados no nosso primeiro adversário, que será contra Coimbra”, começou por antever.

Rúben Conceição lembra que “já mostramos que temos muito valor e isso será a nossa arma” para enfrentar os adversários que terão pela frente.

“A partir de agora vamos começar a definir a estratégia para a fase final, prova na qual temos a ambição de, pelo menos, chegar às quatro finalistas...”

In Notícias AFS


Sem comentários: