domingo, 1 de maio de 2016

Basquetebol »»» União Sportiva conquista bicampeonato nacional feminino - Emblema açoriano bateu o GDESSA - Barreiro por 70-43

Foto: FP de Basquetebol
O Sportiva Azores Airlines sagrou-se, pela segunda vez na sua história, campeão nacional feminino, depois de vencer o GDESSA - Barreiro por 70-43. A jogar em casa, o conjunto açoriano mostrou-se mais forte, vencendo as três partidas da Fase Final.

Dia de festa em Ponta Delgada! Com mais uma excelente exibição, o Sportiva Azores Airlines conquistou o segundo título nacional feminino do seu historial, neste caso pelo segundo ano consecutivo, garantindo assim a dobradinha depois de já ter vencido a Taça de Portugal. Isto, somado à campanha europeia muito positiva, faz com que esta temporada tenha sido memorável para o clube açoriano.

No jogo desta tarde, a superioridade do Sportiva frente ao GDESSA - Barreiro foi notória, como prova o resultado final de 70-43. Muito moralizadas, atuando diante do seu público, as jogadoras orientadas por Ricardo Botelho quiseram resolver cedo a questão, numa partida que envolvia muita pressão, já que quem vencesse sagrar-se-ia campeão nacional. 

Logo no primeiro período se viu que seria difícil ao GDESSA contraria a maior inspiração do adversário. Com um resultado de 19-5 verificado após os 10 minutos iniciais, as insulares traduziram em números a sua superioridade em matéria de eficácia, algo que foi quase sempre uma constante ao longo de todo o jogo - o GDESSA nunca chegou a liderar o marcador. O desenrolar do desafio não se alterou no quarto seguinte, com o Sportiva a revelar-se implacável, ao mesmo tempo que a formação que veio do Barreiro parecia encotrar-se rendida e algo desgastada. Sendo assim, e quando chegou o intervalo, o marcador já registava um pesado 44-16 para o Sportiva, deixando as contas finais quase sentenciadas.

O terceiro período foi o mais positivo do conjunto comandado por Nuno Manaia, que diga-se de passagem, foi sempre brioso e lutador, provando o porquê de também ser uma grande equipa. Com o Sportiva também a tirar um pouco o pé do acelerador, e com o GDESSA mais assertivo, a turma da Margem Sul do Tejo reduziu distâncias para 55-27, à entrada para o último quarto, mas tudo estava resolvido. Tal como veio a confirmar-se nos dez minutos finais, em que Ricardo Botelho aproveitou para rodar a equipa, dando oportunidade a todas as atletas de desfrutarem do momento. Perante um público entusiasta e convencido de que o título já não fugia, o Sportiva ainda aumentaria o score para 70-43, resultado final do desafio.

No plano individual, no Sportiva, houve de facto um excelente rendimento, como se comprova pelas exibições de Ashley Bruner, eleita a MVP (7 pontos, 13 ressaltos e 4 assistências), Felicitè Mendes (17 pontos e 8 ressaltos), Milica Ivanovic (17 pontos e 7 ressaltos), Shaquedia Wallace (15 pontos) e Ashley Bruner (13 ressaltos). Em relação ao GDESSA - Barreiro, de salientar as prestações de Márcia Costa (14 pontos e 5 ressaltos), Kamilah Jackson (11 ressaltos) e de Emilia Dabo (9 ressaltos).

Após o desafio, Ricardo Botelho salientou que a sua equipa foi uma campeã justa, deixando elogios para a competição e para os adversários: "Acho que no fim fomos um justo vencedor da Liga Feminina. A final foi uma competição muito forte e contou com as quatro melhores equipas. Este jogo acabou por não ser tão difícil como esperávamos, estivemos muito bem no ataque e na defesa e conseguimos uma boa exibição e vencer como queríamos". Por seu turno, Nuno Manaia admitiu que o GDESSA não soube reagir:" O jogo anterior mexeu com as nossas emoções. Se o CAB ganhasse podíamos disputar o título e não entrámos bem, nem soubemos lidar com a pressão. Foi um jogo muito emotivo e pouco esclarecido e com números impossíveis de dar a volta."

Parabéns então para o União Sportiva pela grande temporada que realizou, mas também para o GDESSA - Barreiro, que não esqueçamos venceu a Taça Federação. Acima de tudo, ao longos destes últimos três dias viveram-se mais momentos de altíssimo nível, em que o basquetebol feminino saiu prestigiado. As nossas congratulações para todos os intervenientes e organização da prova! 

Autor: João Rodrigues in FP Basquetebol

Sem comentários: