sábado, 7 de maio de 2016

Basquetebol »»» Galitos-Barreiro ficou perto de dar a volta à eliminatória

Foto: FP Basquetebol
Prevaleceu o factor casa no desfecho da eliminatória entre a Oliveirense e o Galitos-Barreiro. A equipa de Oliveira de Azeméis acabou por vencer o 5º e decisivo jogo da série (82-72), e vai agora defrontar o SL Benfica na 2ª ronda dos playoffs da LPB. Apesar de ter sido a equipa da casa a estar no comando do jogo a grande maioria do tempo, só no derradeiro quarto a equipa do Galitos cedeu, acabando por pagar caro o facto de ter começado mal o quarto período do encontro. Uma eliminatória entre duas boas equipas, que valeu pelo seu equilíbrio, pela sua emoção, onde ambas tiveram o seu momento na série, onde acabou por seguir em frente a equipa que jogou a negra com o apoio do seu público.

A equipa da casa foi a primeira a conseguir uma vantagem no desafio (10-4), mas no final dos primeiros 10 minutos o jogo continuava fechado, ainda que com os visitados a manterem-se no comando (19-16). O ligeiro ascendente dos comandados de José Ricardo prolongou-se no inicio do 2º período, e a meio do quarto vencia por cinco pontos de diferença (24-19). Uma vantagem dilatada para nove pontos a 3.45 minutos do intervalo (30-21), a mesma que se verificava a 1.30 do descanso (33-24). Acaba por ser o Galitos  a terminar melhor a 1ª parte, e disso beneficiou para encurtar distâncias antes de recolher aos balneários (31-35).

A Oliveirense esteve muito mais eficaz a lançar de curta e média distância durante o 1º tempo (14/23 – 61%), e embora o Galitos tenha convertido 4 triplos, não esteve muito certeiro de longa distância (27%). A equipa da casa dominou no pintado (18 vs 8 pontos), e conseguiu 5 roubos de bola durante os primeiros 20 minutos.

A liderança da Oliveirense durou até meio do 3º período (43-43), e Jacques Conceição colocou mesmo os forasteiros na frente já na segunda metade do quarto (45-43). Seguiram-se vários empates, e seria uma jogada de cesto e falta, concretizada por Rui Coelho, que fixaria o resultado final do período (52-49). A Oliveirense abriu o último quarto com cinco pontos consecutivos (57-49), obrigando André Martins a parar o jogo de imediato.

A paragem não teve o efeito desejado pelo treinador do Galitos que se viu obrigado a pedir um 2º desconto de tempo quando estavam jogados 2.30 minutos, e a diferença estava em dez pontos (59-49). Henrique Piedade, com quatro pontos seguidos, põe fim ao período negro do Galitos (53-59), mas a meio do quarto a vantagem da Oliveirense voltava a subir (64-55). O Galitos lutava para conseguir aproximar-se, e quando o conseguiu, um triplo de Bricis repunha a diferença (69-60).

Restavam três minutos para o final do jogo, e a pouca eficácia da linha de lance-livre, bem como nos lançamentos de campo, em nada contribuiram para que o conjunto do Barreiro anulasse a desvantagem. À entrada do último minuto a diferença pontual cifrava-se em onze pontos (75-64), pelo que só um pequeno milagre salvaria o Galitos – Barreiro da eliminação.

O domínio da Oliveirense nas finalizações nas áreas próximas do cesto manteve-se (42 vs 22 pontos), conseguindo envolver no seu jogo ofensivo James Ellisor (27 pontos e 4 ressaltos), e beneficiou da liderança do seu experiente capitão João Abreu (23 pontos). Rui Coelho (10 pontos, 7 ressaltos, 4 roubos de bola e 2 assistências) voltou a ser importante na rotação da equipa.

Jarred Jackson (20 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências) bem tentou liderar o Galitos à meia-final, mas nem com a ajuda de Jacques Conceição (16 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências) e Jordan Baker (16 pontos e 13 ressaltos) conseguiu concretizar o objetivo coletivo. 

Autor: Carlos Seixas in FP de Basquetebol

Sem comentários: