terça-feira, 3 de maio de 2016

Basquetebol »»» Galitos – Barreiro força a negra - Série regressa a Oliveira de Azeméis para o jogo 5

Foto: FP de Basquetebol
Tudo adiado para a negra da próxima quarta-feira, às 21 horas, em Oliveira de Azeméis na série da 1ª ronda dos playoffs entre Oliveirense e Galitos. No jogo quatro da série voltou a imperar o factor casa, com a formação do Barreiro a empatar a eliminatória a dois, após novo triunfo, desta vez por 77-60. No jogo 5 ficará a conhecer-se o último semifinalista da edição deste ano da LPB, e que irá defrontar na próxima ronda, o SL Benfica, atual campeão nacional.

Entrou melhor a equipa da casa (4-0), mas foi imediata a resposta da Oliveirense (7-4). Depois do ligeiro ascendente dos forasteiros, a equipa da casa recuperou a sua eficácia ofensiva e terminou o 1º período na frente do marcador (17-16). O 2º quarto foi o mais desequilibrado (23-13), com Pedro Belo a contribuir decisivamente na parte final da 1ª parte para que o Galitos fosse para o descanso a vencer por onze pontos de diferença (40-29).

O conjunto da margem sul recomeçou melhor a etapa complementar (7-0), obrigando José Ricardo a parar o jogo com dois minutos jogados (47-29). A diferença atingiu o seu máximo (58-36) a dois minutos do final do 3º período, com os visitantes a reduzirem ligeiramente até final do quarto (42-58). Nos últimos 10 minutos, nunca a Oliveirense conseguiu ameaçar a liderança da equipa comandada por André Martins que acabou por vencer o encontro de uma forma tranquila.

O Galitos foi melhor fundamentalmente porque esteve mais eficaz a lançar ao cesto (53% vs 41%). A Oliveirense conquistou 12 ressaltos ofensivos, somou 22 pontos em contra-ataque e 20 de erros do adversário, mas não chegou para compensar a falta de pontaria dos nortenhos.

A agressividade ofensiva de Jacques Conceição (17 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências) voltou a ser uma mais-valia para o ataque do Galitos, que contou novamente com a dupla Jordan Baker (15 pontos e 10 ressaltos) e Jarred Jackson (15 pontos e 6 assistências) em muito bom nível.

Arturs Bricis (18 pontos e 5 roubos de bola) foi dos mais esclarecidos no ataque da Oliveirense, num jogo em que James Ellisor (12 pontos e 4 ressaltos) só em determinados momentos teve protagonismo. 

Autor: Carlos Seixas in FP de Basquetebol

Sem comentários: