terça-feira, 29 de março de 2016

Halterofilismo »»» Balanço final da IV Taça Ibérica foi muito positivo Contributo para desenvolvimento da modalidade na margem sul e a nível nacional

Foto: Rostos Online

No Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, no passado dia 25 de Março, realizou-se a IV Taça Ibérica de Halterofilismo. A seleção Portuguesa conquistou o título Ibérico ao vencer a nossa vizinha Espanha.

“O contributo dado pela IV Taça Ibérica foi fundamental considerado como pilar para o desenvolvimento da modalidade não só na margem sul como a nível nacional. É na margem sul que há dois anos o Halterofilismo ressurge através do projeto FLPO-P após 17 anos de inatividade institucional da modalidade”, refere João Paulo Teles.

No Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, no passado dia 25 de Março, realizou-se a IV Taça Ibérica de Halterofilismo.

A seleção Portuguesa conquistou o título Ibérico ao vencer a nossa vizinha Espanha.

Balanço final da IV Taça Ibérica foi muito positivo

João Paulo Teles, da Federação Levantamento de Peso Olímpico de Portugal, sublinhou ao jornal Rostos que – “o balanço final da IV Taça Ibérica foi muito positivo porquanto todos os objetivos que a organização do evento se propôs realizar foram superados com êxito digno de sublinhar”.

Desenvolvimento da modalidade na margem sul e a nível nacional.

“O contributo dado pela IV Taça Ibérica foi fundamental considerado como pilar para o desenvolvimento da modalidade não só na margem sul como a nível nacional. É na margem sul que há dois anos o Halterofilismo ressurge através do projeto FLPO-P após 17 anos de inatividade institucional da modalidade”, refere João Paulo Teles.

Taça Ibérica é o primeiro grande resultado ao nível organizacional

“A IV Taça Ibérica é o primeiro grande resultado ao nível organizacional e competitivo afirmando-se como projeto sustentado ao qual foi dado corpo e forma nas instalações do Ginásio Atlético Clube juntamente com outros três tradicionais clubes da modalidade. Atualmente, o projeto FLPO-P expandiu-se por todo o território nacional incorporando 40 clubes e com tendência para um maior e melhor desenvolvimento da modalidade.”, acrescenta o dirigente da Federação Levantamento de Peso Olímpico de Portugal.

Contributo dos atletas do Ginásio Atlético Clube

João Paulo Teles , sublinha que – “o contributo dos atletas do Ginásio Atlético Clube, tanto os que representaram a Equipa Nacional, tanto como os que competiram individualmente, foi de elevada eficiência com resultados do mais elevado nível mundial nos respetivos escalões etários em que competiram, registando-se inclusive recordes novos recordes nacionais e ibéricos por parte dos atletas do GAC.”

Recorde-se que a Taça Ibérica realiza-se em sistema de rotatividade entre Portugal e Espanha em anos alternados, a V Taça Ibérica será realizada em Espanha em 2017 em data e local a agendar pela federação espanhola.

Qualidade e técnica de excelência dos atletas portugueses


“A vitória da Equipa Nacional sobre a sua congénere espanhola a qual é uma das melhores equipas mundiais, foi a confirmação da qualidade e técnica de excelência dos atletas portugueses ao mais alto nível no escalão master, justificando-se assim os resultados internacionais que os nossos melhores atletas têm alcançado além fronteiras confirmando-os como referencia mundial já conquistada e reconhecida por potências internacionais desta modalidade olímpica”. salienta João Paulo Teles, da Federação Levantamento de Peso Olímpico de Portugal.

FLPO-P como ferramenta institucional para o ressurgir da modalidade

“A capacidade de organizar e excelência que a organização foi capaz de exibir com parcos recursos, à margem da qualidade competitiva demonstrada por ambas as seleções, afirmou o projeto FLPO-P como ferramenta institucional para o ressurgir da modalidade que está numa fase de se mostrar às entidades que tutelam o desporto nacional e em condições para se aventurar para novos horizontes que têm como meta os Jogos Olímpicos de 2020 para os quais a modalidade já tem alguns jovens com enormes potencialidades para representar o país nessas olimpíadas”, refere João Paulo Teles.

Profundamente gratos e reconhecidos pelo apoio institucional

“O projeto FLPO-P ao ganhar corpo e forma só se tornou possível e real com o enorme apoio da Câmara Municipal da Moita, da União de Freguesias da Baixa Banheira e Vale Amoreira e do Ginásio Atlético Clube, entidade onde o projeto é criado.

Os lideres da FLPO-P estão profundamente gratos e reconhecidos pelo apoio institucional que as referidas entidades têm proporcionado à modalidade substituindo as entidades que tutelam o desporto nacional, referimo-nos a entidades como o Instituto Português da Juventude e Desporto, Comité Olímpico Português e Confederação do Desporto de Portugal, entidades com as quais já nos reunimos e estão perfeitamente identificadas com o nosso projeto que apenas passa pela reposição do funcionamento institucional da nossa modalidade a qual foi vetada ao ostracismo desde 1999 aquando do encerramento institucional da ex. Federação Portuguesa de Halterofilismo na sequencia de um complexo processo e respetivo acórdão do Tribunal Comercial de Lisboa se não estamos em erro, ficando a modalidade então num estado "moribundo" ao qual os atuais lideres da modalidade recentemente resgataram”, afirma o dirigente da Federação Levantamento de Peso Olímpico de Portugal.

Registamos a proximidade e apoio que algumas empresas nacionais

“Infelizmente política e desporto misturam-se complicando os nossos objetivos assim como no nosso País para tudo é necessário dinheiro o qual não temos.

É com muito agrado que registamos a proximidade e apoio que algumas empresas nacionais estão atualmente a proporcionar-nos, contribuindo a modalidade com a divulgação da marca e imagem dessas empresas e respetiva divulgação do seus produtos mais orientados para a prática desportiva.

Referimo-nos por exemplo à Geometrik Target e à BOX PT. Em resultado desta associação e colaboração com o Halterofilismo Nacional, a Geometrik equipará parte da estrutura do Campeonato de Mundo de 2018 que se realizará em Barcelona/Espanha, esperamos que a BOX PT também consiga colocar os seus produtos no referido mundial, os quais foram apresentados aos responsáveis espanhóis durante a IV Taça Ibérica”, salienta João Paulo Teles. 

Fonte: Rostos Online

Sem comentários: