quarta-feira, 30 de março de 2016

Sesimbra »»» BTT pelo Património Do Castelo à Ribeira

Foto: Câmara Municipal de Sesimbra
Situado numa colina a 240 metros de altitude, com vista privilegiada sobre o mar e a serra, o Castelo de Sesimbra é o ponto de partida do próximo passeio de BTT pelo Património, que se realiza no dia 10 de abril, domingo, das 9 às 13 horas.

Conquistado por D. Afonso Henriques em 1165, foi classificado como património nacional em 1910 e conserva ainda hoje os dois elementos essenciais da fortificação medieval: a muralha e a alcáçova. O percurso segue depois pela Porta do Sol, que dá acesso à estrada da Assenta e a uma grande descida até ao Porto de Abrigo de Sesimbra, e continua, desta vez a subir, até à Lapa do Cavalo, uma ampla cavidade natural, com um vasto período temporal de ocupação humana compreendida entre a Idade do Ferro e o período Medieval/Moderno.

Seguindo pela marginal, a Fortaleza de Santiago, construída no séc. XVII para defender a costa dos frequentes ataques de piratas, é outro dos pontos de paragem. Acolheu, no séc. XVIII, o governo militar da região e a residência de verão dos infantes reais. No edifício, os participantes vão poder conhecer o futuro Museu Marítimo de Sesimbra, que será inaugurado no Dia do Pescador, 31 de maio.

O passeio termina na Capela do Espírito Santo dos Mareantes, edificada no século XV. No piso inferior do edifício existe o antigo hospital, o único exemplar do século XV existente em Portugal e um dos mais bem preservados da Europa.

A atividade implica uma inscrição prévia e o pagamento de 3 euros de seguro. Caso o participante possua seguro próprio não necessita de efetuar o pagamento. No entanto, deve dar esta informação no ato da inscrição. O passeio só se realiza com um mínimo de 10 inscritos até dois dias antes da data do percurso.

Mais informações e inscrições pelo telefone 93 998 24 85 ou pelo e-mail sergio.jorge@cm-sesimbra.pt.

Participe, faça exercício e conheça melhor o nosso património.

Texto: Câmara Municipal de Sesimbra

Sem comentários: