quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Lutas Olímpicas »»» A Casa Pia Atlético Clube venceu o Campeonato Nacional por Equipas de 2016 numa única jornada frente ao Grupo Desportivo da Mouraria na Moita.

A competição decorreu na sede do Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira na Moita no dia 17 de Dezembro.

Participaram neste evento, que atribui o Título de Campeã Nacional por Equipas das Lutas Olímpicas a equipa detentora do título a Casa Pia Atlético Clube e o eterno segundo classificado, o Grupo Desportivo da Mouraria.

Previa-se um embate equilibrado, mas ao fim de duas voltas, uma em Livre e outra em Greco Romana, terminou com um registo de 27-14 em pontos e de vitórias de 7 contra 3.

Passando aos factos, a equipa da Casa Pia Atletico Clube alinhou com o Heptacampeão Hugo Passos, com os hexacampeões Adrian Roman e Rui Soares, com os outros companheiros, o Zoltan Scholle, o Zurab Bekauri, o Bruno Anselmo e o Guilherme Oliveira, liderados pelo Treinador Rui Passos.

O alinhamento da Equipa da Mouraria, orientados pelo Treinador Carlos Nunes, foi com o Suleimane Djaguite, o Ricardo Figueiredo, o Ralph Ribeiro, o Eugénio Calsamiglia e o Bruno Borges.

Em termos de competição, o embate fez-se da seguinte forma:

1ª Volta - Estilo Livre
Nos 59Kg, os Gansos apresentaram o ex-internacional Romeno Adrian Roman, um atleta muito experiente, Roménia como em Portugal onde conta com 6 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 3 Supertaças, vence por Superioridade Técnica o Guerreiro Ricardo Figueiredo, por 10-0. CPAC 1 (4) - GDM 0 (0)

Um dos grandes combates deste embate, na categoria dos 66Kg, colocou o ex-internacional português da Casa Pia o João Carvalho contra o lutador brasileiro de Mixed Martial Arts o Ralph Galasso. O português esteve muito tempo fora das competições, devido a ter entrado para o Exército, mas voltou para vencer com muita garra este combate que ao intervalo estava em desvantagem de 7-1 e acabou por vencer pelo último ponto técnico, ficando a 10-10. CPAC 2 (7) - GDM 0 (1)

Nos 75Kg estava o campeão Hugo Passos que teve dificuldades ao vencer o outro internacional mas de Grappling o Bruno Borges, pelo parcial de 8-3 num combate levado até ao final dos 6 minutos. CPAC 3 (10) - GDM 0 (2)

Nos 85Kg, um embate entre dois lutadores de Jiu Jitsu, de um lado o Bruno Anselmo e do outro o Suleimane Djaguite que deu o primeiro ponto para a Mouraria numa vitória por Assentamento. CPAC 3 (10) - GDM 1 (5)

Nos 98Kg o segundo combate a terminar por Superioridade Numérica, numa vitória de Rui Soares por 10-0 frente ao João Andrade. CPAC 4 (14) - GDM 1 (5)

2ª Volta - Estilo Greco Romana
Nos 59Kg, os mesmos lutadores, o mesmo vencedor o Adrian, mas desfecho diferente, desta feita por Assentamento ao Ricardo. CPAC 5 (18) - GDM 1 (5)

O mesmo protagonista de um lado, o João Carvalho e do outro, um outro internacional desta um italiano o Eugénio Calsamiglia, mas com resultado diferente. Desta, o João foi apanhado num Assentamento e não teve hipótese, já que estava adiantado no marcador, tendo terminado por 11-10, mas por Assentamento. CPAC 5 (18) - GDM 2 (9)

Nos 75Kg, a Casa Pia troca de lutador e apostou no ex-internacional húngaro o Zoltan Scholle que venceu o Bruno Borges por Superioridade Técnica de 8-0. CPAC 6 (22) - GDM 2 (9)

Nos 85Kg, nova troca de lutadores por parte dos gansos que colocou o Zurab Bekauri frente ao Suleimane Djaguite e que por Assentamento Zurab vence o embate. CPAC 7 (26) - GDM 2 (9)

Nos 98Kg outra troca dos gansos, mas a vitória foi para o outro lado, onde João Andrade vence por Superioridade Técnica o Guilherme Oliveira. CPAC 7 (27) - GDM 3 (13)

Com este combate a Taça de Campeão e o Título vai pela sétima vez e pela segunda consecutiva para a Casa Pia Atlético Clube em 10 anos (2005/2007/2008/2009/2010/2015/2016) e em segundo lugar fica o Grupo Desportivo da Mouraria, que está, novamente de parabéns pela sua coragem e determinação e continue a participar neste tipo de competições, porque um dia pode ser o seu.


Para ajuizar este campeonato a Equipa de Arbitragem foi constituída pelos Internacionais Leonel Pedro e Frederico Bastos e pelos Nacionais Liliana Santos e João Vitor Costa.

Sem comentários: