quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A Seleção Distrital da AF Setúbal de futsal sub-17 fechou a participação na Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações, no 5º lugar.

Foto: Notícias AFS
“Atingimos o melhor resultado possível”  
António Valente

A Seleção Distrital da AF Setúbal de futsal sub-17 fechou a participação na Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações, que terminou esta manhã, em Castelo Branco, num meritório 5º lugar.

Duas vitórias, um empate e um desaire foi o saldo conseguido pela nossa jovem seleção distrital na Fase Zonal Sul do Interassociações, que decorreu nos últimos três dias, em Castelo Branco.

Envolvido num grupo com Lisboa, Santarém e Portalegre, a tarefa do nosso selecionado era, à partida, muito complicada de vislumbrar uma qualificação para a fase final nacional da prova organizada pela FPF.

A presença da congénere lisboeta, tida como maior favorita à conquista do torneio – o que acabou por confirmar-se – começou a ganhar expressão logo na estreia e diante da nossa equipa, que acabou por sair a perder por 6-2, sendo os golos marcados pela AF Setúbal assinados por Vasco Gonçalves e Hélder Vargas.

Perante este cenário, e com Lisboa a ganhar desde logo a liderança classificativa, cabia aos nossos jovens futsalistas, liderados pelo selecionador distrital, António Valente, seguir com os olhos postos nos triunfos, o que acabou por acontecer ao segundo desafio, frente a Santarém.

Para a esmagadora maioria dos seguidores do evento, o triunfo (5-4) conseguido pela nossa seleção foi registado no melhor e mais emotivo jogo da prova. Uma partida que teve em Jorge Gomes (2), Vasco Gonçalves (2) e Flávio Batista, os marcadores de serviço da AF Setúbal.

No derradeiro encontro do grupo, surgiu pela frente a AF Portalegre, adversário, que acabou por travar a nossa equipa. Uma igualdade a três golos (Jorge Gomes, João Pinheiro e Flávio Batista marcaram por Setúbal), num jogo em que a nossa formação dominou de princípio a fim, acabou por determinar a divisão de pontos e o afastamento da AF Setúbal da luta pela vaga de melhor 2.º classificado das 11 equipas (três grupos) em competição.

Para que ficasse definida a classificação final, impunha-se à nossa equipa lutar pelo 5.º posto e o objetivo foi plenamente alcançado.

O triunfo por 5-2 (golos assinados por Miguel Puna (2), Jorge Gomes, Vasco Gonçalves e Rafael Guerreiro), frente à AF Algarve, foi plenamente justificado pela boa exibição e o 5.º lugar final, constitui-se como um desfecho muito meritório da AF Setúbal.

Selecionador agradado com jornada
“Fizemos uma boa participação, dentro do cenário em que estávamos inseridos, nomeadamente num grupo em que tivemos de enfrentar Lisboa. A partir do momento em que saímos derrotados com a seleção mais forte da prova, as nossas hipóteses de alcançar a qualificação ficaram praticamente hipotecadas”, começou por analisar António Valente.

Contudo, o responsável técnico distrital não hesita em considerar que “o balanço global é muito positivo”.

“Atingimos o melhor lugar possível, depois de um torneio em que mostrámos grande postura competitiva, atitude em campo, exibimos fair play e dignificámos a camisola da AF Setúbal”, referiu o técnico, antes de elogiar a qualidade dos nossos jovens atletas.

“Estes jogadores têm muito valor e vão seguir a mostrar. Um reconhecimento que deve ser vincado pelo trabalho formativo que é dinamizado no seio dos clubes filiados na AF Setúbal”.

A partir de agora, António Valente já tem o foco nos sub-15. “Vamos começar a fase de observação para o torneio que aí vem”, rematou.

Uma nota de registo para o trabalho desenvolvido por todos os elementos que formaram a comitiva da AF Setúbal, liderada por Amadeu Mota, e para a significativa presença de familiares e adeptos que marcaram presença nos pavilhões de Castelo Branco, no apoio aos nossos jovens futsalistas. 

Fonte: Notícias AFS

Sem comentários: