quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Setúbal »»» Cidade desportiva despede-se em festa

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
O sucesso de um ano desportivo sem precedentes, com três centenas de eventos que reuniram mais de 500 mil pessoas, culminou em festa, no dia 17 à noite, na gala de encerramento de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.
 
“Porfiámos e alcançámos o sucesso que só o esforço e o mérito produzem, com a competição sadia a dirigir a vontade e o crer dos participantes”, salientou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na cerimónia realizada numa tenda de grandes dimensões instalada no Largo José Afonso.

Os números do êxito desportivo não enganam. Um total de 309 eventos de 52 modalidades, algumas de realização inédita na cidade, em 65 equipamentos e espaços desportivos ao longo de 225 dias de atividades com 200 mil praticantes e 300 mil pessoas no público.

O calendário desportivo contou com 92 eventos de dimensão local, 18 regional e 48 distrital, assim como 124 de montra nacional e 27 internacional, distribuídos pelas áreas programáticas “Eventos Desportivos”, “Desporto para Todos”, “Conhecimento e Qualificação” e “Desporto e Cultura”.

Intenso, eclético, dinâmico, com todos e para todos. Assim foi Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. Foram 12 meses de atividade desportiva sem precedentes, com momentos inesquecíveis que marcaram gerações. A cidade pulsou mais forte. Setúbal inspirou e incluiu, ensinou e transpirou.

De janeiro a dezembro, sem pausas nem interrupções. O ano desportivo impulsionado pelo título europeu atribuído pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, mostrou, ao país e ao mundo, uma cidade cosmopolita e de portas abertas.
 
“Chegámos ao fim e estamos felizes pelos resultados alcançados”, destacou Maria das Dores Meira, confiante com o futuro. “Tudo fizemos para engrandecer Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. Este é um êxito que transcende a Câmara Municipal. Setúbal fervilha com o desporto e assim vai continuar.”

Um feito “meritório e exemplar que envolveu a participação de milhares de atletas e simples desportivas, com o apoio e o empenho de centenas de voluntários, de dirigentes associativos e com o patrocínio do Governo, e que teve na população o motor do sucesso”, reforçou a autarca. 

Para tudo isto contribuiu, de forma inequívoca, o “forte movimento associativo que impregna o tecido social setubalense, coletividades que estruturam o desporto de rua, de bairro, agregações populares que têm sido o berço de alguns dos nossos melhores atletas nascidos para o mundo da alta competição”.

E Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 acabou como começou. O ritmo desportivo e o ambiente de festa marcaram o último evento do programa organizado pela autarquia, com 2500 pessoas a assistir à gala, que incluiu demonstrações de modalidades, apontamentos culturais e homenagens.

Primeiro com o desfile das 62 instituições que fizeram um ano desportivo inédito e que pautam o ecletismo da atividade sadina. Uma a uma, representadas por miúdos e graúdos, desfilaram com orgulho e sentimento de dever cumprido, ostentando as cores e bandeiras das coletividades, clubes e associações.

A uma só voz, “A Portuguesa” e o “Hino à Alegria” foram entoados pela Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, Conservatório Regional de Setúbal, Coral Infantil de Setúbal, Coro Centro Comunitário de S. Sebastião, Coro Afina Setúbal, Coro Feminino TuttiEncantus, Grupo Coral da Escola Secundária du Bocage e Coro Setúbal Voz.

Depois da exibição de filmes com testemunhos e que fizeram um resumo daquilo que foi Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, houve uma demonstração de dança, com coreografia por Ana Cruz, que juntou a secção de Ginástica do Vitória Futebol Clube a dançarinos informais e de outras instituições.

Um dos momentos mais altos da noite foi a homenagem às 24 individualidades que vestiram a pele de embaixadores desportivos e que, durante todo o ano, levaram mais longe o estatuto atribuído a Setúbal. Manuel Manita, figura do andebol local e nacional e que também foi embaixador, falecido recentemente, foi alvo de uma homenagem especial.

Rosa Mota e José Mourinho, patronos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, também foram distinguidos. “Tenho uma ligação muito forte às escolas de Setúbal. Não sou de cá mas sinto-me de cá. Os parabéns a todos por este ano desportivo e continuem a praticar desporto”, afirmou a eterna campeã olímpica Rosa Mota.

A cerimónia ficou ainda marcada pela passagem de testemunho de Cidade Europeia do Desporto a Gondomar, com o autarca Marco Martins a receber o troféu de Maria das Dores Meira. “É com grande alegria que vemos outros a iniciar o mesmo caminho que percorremos”, vincou a edil.

O presidente da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, Gian Luppatelli, saudou Gondomar por receber o título em 2017 e elogiou Setúbal, “uma grande Cidade Europeia do Desporto cujo maior feito é a união de todos em torno de um grande evento”.

Os elogios a Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 foram partilhados pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. “Missão cumprida. Esta cerimónia conclui uma grande vivência. Setúbal soube interpretar na plenitude aquela que é a verdadeira essência do desporto.”

Para o governante, Setúbal, “uma cidade fervilhante, está ainda mais vibrante” após a realização do ano desportivo. “Cumpriu uma ambição e viveu a verdadeira polis do desporto, com atividades em dois terços dos dias do ano. Deixa um legado com orgulho e que foi um motor transversal para a mobilização cidadã.”

A gala de encerramento de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 incluiu ainda demonstrações desportivas, apontamentos cénicos pelos atores Sónia Martins, Susana Brito, Célia David e Duarte Victor, do TAS – Teatro Animação de Setúbal, assim como um concerto pela banda portuguesa HMB.
 
“Tudo o que se passou ao longo deste ano não vai ser apenas arquivo da memória. Se fizemos bem podemos fazer melhor. As sementes de um desporto cada vez mais universal passam pelos nossos planos. Porque mais desporto, desporto para todos, é melhor saúde e mais qualidade de vida”, afirmou a presidente da autarquia.

Durante um ano, recordou, Setúbal “correu, saltou, nadou, jogou e experimentou coisas novas”. Mas nem tudo foi competição pura, com a cidade a ter oportunidade de “incluir, de falar e de conversar, de trocar ideias e de aprender para melhorar o futuro.”

Uma etapa termina, outra é iniciada. “O exemplo que demos com esta realização será incentivo para as boas práticas desportivas. É o futuro que nasce em cada dia, feito de compromissos que assumimos e que vamos cumprindo sem desistência”, anunciou, com orgulho, Maria das Dores Meira.

A autarca agradeceu ainda à ACES Europe por ter escolhido Setúbal para receber a distinção e por ter acreditado nas capacidades. “O compromisso está saudado. Fizemos o nosso melhor. Fomos capazes de realizar um feito que teve na sua população o motor do sucesso. Nós pudemos, nós conseguimos, Setúbal é capaz.”

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal enalteceu ainda o apoio dos 355 voluntários que, juntos, “ofereceram milhares de horas da sua vida para a realização de 160 eventos”. Um elogio especial a duas voluntárias, Ana Gomes e Ana Catarina Neves, que participaram em 215 horas de atividades.
 
“Pelo desporto e pela felicidade de quem compete, pelo melhor que há na prática desportiva, saúdo todos que tornaram esta realidade possível. O município agradece termos sido uma equipa do início ao fim. Um por todos e todos por um. É o melhor resultado de uma competição”, rematou Maria das Dores Meira.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: