segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Setúbal »»» Motores aceleram em perícia

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
Uma prova de automobilismo proporcionou no dia 22 que meia centena de pilotos explorassem Setúbal num circuito com passagens por diferentes pontos, que incluiu, no final, um espetáculo de maneabilidade.

Pilotos portugueses desfrutaram da paisagem, passearam e conheceram o património da cidade ao volante de diferentes modelos de carros, dos modernos aos clássicos, como o Lancia Y10 Martini, de 1992, e o Morris Minor 1000, de 1958, ou ainda o Porsche 911 SC, de 1984.

Antes de se fazerem à estrada para o início do “Rali Cidade de Setúbal – Concentração Turística”, organizado pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, os concorrentes receberam um itinerário descritivo e uma carta de controlo, com indicação da hora de partida e localização dos controlos de passagem e do local de chegada.

A Avenida Luísa Todi foi o ponto de partida, às 10h00, desta prova desportiva, integrada no calendário de Cidade Europeia do Desporto 2016, com apoios igualmente da KIA, do Clube do Peixe e de Portugal Motorsport.

Durante seis horas, 49 pilotos, acompanhados de navegadores, passaram por locais como Moinho de Maré da Mourisca, Azeitão, Outão, Serra da Arrábida e Figueirinha, numa média de velocidade de 45 quilómetros por hora.

Às quatro horas da tarde, o percurso estava cumprido, com chegada à Avenida Luísa Todi. Dali, partiram para o parque de estacionamento junto do Cais 3 do Porto de Setúbal para um concurso complementar de maneabilidade, repleto de driftings, com muitas curvas feitas em derrapagem.

Esta prova de destreza, que os pilotos tentaram completar o mais depressa que conseguiram, deu direito a prémios, entregues num jantar de encerramento, em Azeitão.

Um Opel Kadett 1.9 GTE, de 1976, pilotado por Jorge Antunes, acompanhado de Máximo Antunes, foi o carro mais rápido, com 29 segundos e 15 centésimos.

A dupla Rui Cordeiro e Ana Silveira, com um Peugeot 205, de 1990, gastou 31,56 segundos, alcançando, assim, o segundo lugar. Já um Datsun 1200, de 1973, dos irmãos Jorge e João Azevedo, ficou no terceiro posto, com 33,54s.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: