quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Entrevista a: João Almeida - Diretor Desportivo e treinador de Futsal na AMBNMoita

Reproduzimos aqui, com a devida vénia, a entrevista concedia por João Almeida - Diretor Desportivo e treinador de Futsal na AMBNMoita, publicada na página do Facebook do AM Bairro Novo Futsal.

"João Almeida. Diretor desportivo e treinador da AMBNM – Associação de Moradores do Bairro Novo Moita.

Das figuras mais conhecidas do Futsal da Moita e também no distrito de Setúbal, João Almeida agora na AMBNM continua na sua já longa caminhada, a contribuir de uma forma notável para o desenvolvimento desportivo e social dos atletas mais novos do concelho da Moita.  Desde a época 2008-2009 no dirigismo desportivo, este alfacinha de 45 anos, agora também treinador de Futsal nível 1, acedeu após mais uma unidade de treino e com a disponibilidade que o caracteriza, a responder-nos a algumas questões.

Caro João, antes de mais parabéns por todo o seu percurso de dedicação ao desporto e desenvolvimento da modalidade de Futsal no Concelho da Moita, inicialmente no GDP Chão Duro e agora na AMBNM.   

Diga-nos quem é João Almeida?
JA: O João Almeida é simplesmente uma pessoa que quer o bem dos outros prejudicando a sua vida pessoal em prol do desporto e da sociedade.  

Como começou esta aventura no futsal?
JA: A historia do futsal começa em 2007, com uma brincadeira da Associação de pais do agrupamento de Escolas da Moita para organizar uma equipa de miúdos com idades entre 6 e os 8 anos, com vista à participação nas comemorações do dia mundial da criança. Começámos desta forma, depois continuámos com mais jogos amigáveis entre eles um que me marcou de uma forma particular, aconteceu no Pavilhão Acácio Rosa no Restelo contra o Belenenses, aí e depois de sentirmos todo o apoio e incentivo dos pais presentes, pensámos, porque não participar nas competições oficiais e federar a equipa nos distritais, e lá fomos nós… até hoje quase 10 depois.   

O inicio da aventura começa no GDP Chão Duro certo? O que aconteceu?
JA: A recordação do Chão Duro fica mesmo como a palavra diz, recordação, foi onde tudo começou.  

Segue-se agora a AMBNM – Associação de Moradores do Bairro Novo Moita, como surgiu esta oportunidade? 
JA: A AMBNM surgiu a partir de um convite de um grande amigo e presidente do clube o Sr. Diamantino Gonçalves, que falou com a nossa estrutura do Futsal no sentido de prosseguirmos o nosso projeto nesta associação, convite que muito nos honrou e que aceitámos de imediato. Toda a envolvência, disponibilidade e apoio humano e técnico existente e necessário a um projeto deste tipo, seriam impossíveis e dificilmente concretizáveis sem o contributo das entidades oficiais do nosso Concelho, dai querer aproveitar esta oportunidade para fazer um agradecimento especial ao Sr. Daniel Figueiredo, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Moita, ao Sr. João Miguel, Presidente da Junta de freguesia da Moita e também ao Sr. Professor Manuel Borges, diretor do agrupamento das escolas da Moita, por todo o apoio e incentivo nesta aventura.   

Como vê atualmente o Futsal no distrito de Setúbal?
JA: O Futsal no nosso distrito evoluiu muito nos últimos anos, no entanto ainda falta um pouco mais para chegar ao nível, por exemplo do Futsal praticado no distrito de Lisboa.  

Se pudesse fazer uma pergunta a quem faria? E qual seria?
JA: Fazia a pergunta ao Presidente Federação Portuguesa de Futebol, qual o futuro do futsal no nosso país?  

João Almeida, para finalizar um desejo? 
JA: Desejo levar a AMBMN a crescer cada vez mais na formação, a ter ainda mais atletas a praticar desporto e levar o nome do nosso concelho ao mais alto nível. Neste momento temos no Futsal cerca de 60 atletas divididos por todos os escalões de formação desde Traquinas a Juniores. Estamos nas várias competições distritais de Futsal organizadas pela Associação de Futebol de Setúbal, e com alguns resultados até ao momento muito interessantes, se for possível vencer alguma dessas competições, não iremos desperdiçar essa possibilidade. No entanto o objetivo principal da nossa associação, é o mesmo daquele que traçamos em 2007 e que passa pela formação cívica de jovens através da prática desportiva.  "

Sem comentários: