quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O Fórum Municipal Luísa Todi recebe no dia 11, pelas 15h00, uma palestra conduzida pelo recordista mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
O Fórum Municipal Luísa Todi recebe no dia 11, pelas 15h00, uma palestra conduzida pelo recordista mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, o português Francisco Lufinha.

A palestra “Experiências Náuticas Surpreendentes”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho, de entrada gratuita, integra o programa da Semana do Mar – Setúbal 2016, a decorrer entre 10 e 16 de outubro, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

Como é habitual nas palestras que dá, Francisco Lufinha partilha em Setúbal as aventuras que protagoniza e mostra como a coragem, determinação, imaginação e organização são necessárias para conseguir fazer uma travessia oceânica, mas também para superar os desafios do dia a dia.

Um dos assuntos em destaque é o desafio que, em 2015, permitiu a Lufinha bater o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, ao percorrer a distância de 874 quilómetros, em 47 horas e 37 minutos.

O velejador português, que também detinha a anterior marca mundial, com 564 quilómetros, num percurso entre o Porto e Lagos, partiu, em julho de 2015, do Cais das Colunas, em Lisboa, com destino à Madeira, mas o cansaço levou-o a interromper a viagem antes de chegar à ilha quando já sabia que tinha alcançado o objetivo.

Francisco Lufinha, 31 anos, natural de Lisboa, iniciou a prática da vela aos 11 anos. Durante sete anos de competição ganhou regatas nacionais e regionais, tendo representado Portugal em diversas provas europeias.

Além da vela, praticou esqui aquático, wakeboard e windsurf, mas foi o kitesurf que o cativou, por ser uma mistura dos seus desportos favoritos.

Em 2005, sagrou-se campeão nacional e, em 2006, foi vice-campeão e alcançou um quinto lugar na regata do circuito mundial PKRA, em Portimão.

Em paralelo com a vida desportiva, Francisco Lufinha concluiu em 2007 o mestrado em Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior Técnico.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: