sábado, 9 de julho de 2016

Festa dos campeões da AF Setúbal juntou largas centenas no Barreiro

Foto: Notícias AFS
A Casa da Cultura da Baía do Tejo serviu de palco, esta sexta-feira, à noite, à Festa de Encerramento das Actividades da Associação de Futebol de Setúbal – época 2015/16.

Num clima de grande entusiasmo, foram distinguidas as equipas que mais de destacaram na última temporada, numa cerimónia em que, além de outras distintas personalidades, contou com a presença do presidente da Liga de Futebol, Pedro Proença.

A Casa da Cultura da Baía do Tejo lotou para celebrar uma época de triunfos e a noite foi ritmada ao som dos muitos aplausos que vincaram as conquistas das equipas nas provas organizadas pela AF Setúbal, no futebol e no futsal.

Um evento em que que foram igualmente distinguidos árbitros e homenageados atletas e selecções que representaram as cores associativas.

Joaquim Sousa Marques, presidente da direcção da AF Setúbal, depois de saudar os presentes e felicitar todos os vencedores, deu o pontapé de saída da cerimónia relevando os números registados numa época marcada pelo crescimento. “Continuamos a apresentar números de que nos orgulhamos e que só são possíveis face ao excelente trabalho dos clubes nossos filiados”, sublinhou o líder associativo antes de apontar para os 109 clubes filiados, 804 equipas que disputaram 6902 jogos nas diversas provas, para as quais muito contribuíram os 344 árbitros que representam a AF Setúbal.

Números que em tudo dependeram dos 9792 atletas inscritos no seio da AF Setúbal e que fazem da instituição uma das mais dinamizadoras de Portugal, com a particularidade de que a formação assume uma quota-parte significativa da projecção que a região de Setúbal tem garantido com o devido reconhecimento.

Destaque para o trabalho das nossas selecções
Numa noite de reconhecimentos, o dirigente associativo não hesitou em lembrar os resultados de grande mérito conseguido através das cinco selecções distritais nas competições nacionais promovidas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Um destaque onde sobressai o vice-título das sub-16 de futebol 7 no feminino; o 3.º lugar dos sub-15 de futsal, e a participação dos sub-14, que fecharam a edição 2016 do Torneio “Lopes da Silva” com um prestigiante 5.º lugar, equipa que teve em Rui Santos (U. Santiago) o melhor marcador da prova, com seis golos.

O presidente da instituição não esqueceu igualmente a importância do cartão branco, iniciativa em nome do fair paly que começou a ganhar promoção no seio da AF Setúbal e que na cerimónia premiou 15 equipas jovens de futebol e futsal.

Joaquim Sousa Marques fez ainda um sublinhado na subida do Cova da Piedade à II Liga e na equipa de juniores do Vitória de Setúbal, que ascendeu à I divisão nacional. Duas equipas campeãs no plano nacional, que os presentes saudaram com fortes aplausos.

“O balanço é, claramente, positivo. Os clubes, apesar das reconhecidas dificuldades, vão levando a água ao seu moinho, através do muito trabalho. A AF Setúbal viu aumentado o número de clubes e de atletas e é assim que queremos continuar, sem esquecer a importância do fomento do fair play, que deve estar sempre presente em todos os agentes ligados à prática competitiva. Nós trabalhamos nesse sentido e desejamos que todos estejam connosco nesta acção”, destacou o líder da AF Setúbal.

A importância das acções formativas
A AF Setúbal tem na qualificação um compromisso assumido. Neste âmbito, Joaquim Sousa Marques evidenciou números que comprovam essa realidade, como foram os 39 novos árbitros a somar aos 246 novos treinadores (209 de futebol e 37 de futsal) com qualificação de Grau I e Grau II.

“Esta é a radiografia do futebol do distrito de Setúbal. Queremos fazer mais e melhor. Queremos chegar mais longe”, rematou o presidente da associação, antes do desfile dos campeões e homenageados numa noite, em que a AF Setúbal começou por agradecer, na pessoa da Drª Teresa Batista, à Baía do Tejo, pela cedência da Casa da Cultura, para a realização da cerimónia.

Um agradecimento extensível à Câmara Municipal do Barreiro, instituição representada pelo presidente Carlos Humberto e pela vereadora do Desporto, Regina Janeiro, que pelo terceiro ano consecutivo (refira-se que a AF Setúbal tem promovido a festa de encerramento, no concelho da equipa campeã de futebol sénior) acolheu o evento, garantindo um, fundamental, apoio logístico.

Declarações da noite festiva

Carlo Humberto, presidente da C.M. Barreiro:
“É um motivo de grande satisfação para o concelho voltar a receber esta festa. O Barreiro é terra de campeões, sobretudo da promoção do desporto”.

“Todos os que estão aqui e que fomentam o desporto, são gente que puxa o país para cima e isso deve ser relevado”.

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol:
“A AF Setúbal e o distrito que representa sempre tiveram referências de dirigentes, atletas e árbitros”
“Esta região tem dado e, certamente, continuará a dar um grande contributo ao futebol”.

Rui Manhoso, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol:
“A Associação de Futebol de Setúbal é uma referência, quer pela quantidade, quer pela qualidade dos seus intervenientes”.

José Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto:
“A edução pelos valores do fair play é fundamental. Esta é uma mensagem que deve ser bem acolhida junto dos pais dos atletas, para que se possam orgulhar dos seus filhos, pelos gestos positivos”.

“A AF Setúbal registou um grande salto no incremento do fair play. Vamos, todos, contribuir para aumentar esta realidade”.

Alexandre Santana, coordenador técnico da AF Setúbal:
“Todos temos de estar satisfeitos com mais esta época. Clubes, dirigentes, treinadores e atletas. O futuro passa pelo dinamismo e pelo trabalho que diariamente é feito um pouco por todos os que estão ligados em nome do futebol”.

Na noite festiva do futebol da AF Setúbal, a instituição reconheceu e agradeceu a amabilidade e profissionalismo de Vítor Lima, a quem esteve entregue a apresentação e condução do evento. Mais uma vez, de forma exemplar.

Fonte: Notícias AFS

Sem comentários: